Fisioterapia Dermato Funcional

Visa a prevenção, promoção e recuperação do indivíduo, no que se refere aos distúrbios endócrino/metabólicos, dermatológicos, circulatórios e/ou músculo esqueléticos. Objetiva prevenir e restaurar as alterações patológicas, lançando mão de conhecimentos e recursos próprios, com os quais, buscam promover, aperfeiçoar ou adaptar através de uma relação terapêutica, o indivíduo a uma melhor qualidade de vida.

Pré e Pós-operatório

Prepare o seu corpo objetivando um melhor resultado. Diminua edemas (inchaços), hematomas, melhore a circulação, textura, qualidade da pele e cicatrizes. Finalize com sucesso o seu tratamento!

Estética Corporal

Tecnologia inovadora e eficaz para eliminar as gordurinhas, celulites, estrias e flacidez indesejáveis. Muito além da estética, você merece qualidade de vida! Conheça o melhor!

Estética Facial

Promova uma limpeza profunda, clareamento, hidratação e rejuvenescimento da sua pele, tornando-a ainda mais bela!

Promover Relaxamento

O seu corpo habita e transmite tudo aquilo que recebe no decorrer da vida, sejam momentos de alegria, momentos de tristezas ou mesmo stress. Trabalhe as disfunções existentes eliminando as tensões acumuladas.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!!


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Iontoforese




A IONTOFORESE também conhecida por ionização, iontopenetração, dieletroforese, jontoforese, trata-se de um método de administração pela pele de substâncias que serão utilizadas com propósito terapêutico específico, através da corrente contínua.


A finalidade terapêutica alcançada irá depender das características das substâncias ionizáveis (positivas ou negativas), produtos para rejuvenescimento, flacidez, estrias, hidratação, oleosidade e etc.

Cargas do mesmo sinal irão se repelir e cargas de sinais diferentes irão se atrair, promovendo um movimento constante das partículas, penetrando no tecido desejado. Existem no mercado diversos tipos de eletrodos que serão colocados na pele do paciente para que esse processo seja realizado, são placas metálicas confeccionadas em latão ou alumínio; placas de borracha de silicone; caneta eletroestimuladora; rolo; tubo ou bastão; máscara; autoadesivos e faixas. 

Cada eletrodo é utilizado de acordo com as áreas a serem tratadas, sendo estes de escolha do terapeuta condizendo com os tratamentos faciais ou corporais.

Indicações:
ü  Irão variar de acordo com o produto utilizado, específico para cada tratamento, como o mostrado no quadro abaixo.

Iontoforese é utilizada pelos Fisioterapeutas como tratamento coadjuvante, e não isoladamente. É possível obter resultados fantásticos associando por exemplo, no tratamento de manchas o Peeling e a ionização, bem como no tratamento de peles oleosas associando limpeza de pele e a ionização, entre muitos outros.

O ideal é que uma avaliação seja realizada antes de qualquer procedimento. A pessoa mais capacitada para te prescrever um tratamento é aquela que sabe distinguir as disfunções presentes e então trata-las. 



domingo, 9 de dezembro de 2012

Auriculoterapia e seus benefícios

Auriculoterapia é uma técnica oriental de tratamento que se baseia nos princípios da medicina tradicional chinesa (MTC). Segundo esses conceitos, o pavilhão auricular possui um microssistema, no qual apresenta todo o corpo humano em pontos específicos da orelha. A rica inervação desta região conecta-o ao Sistema Nervoso Central e faz com que estímulos na orelha resultem em reações nos órgãos e sistemas do corpo. Além disso, seis canais de energia passam pelo pavilhão auricular, portanto, o estímulo desses canais é refletido nos órgãos e sistemas a que se relaciona

A auriculoterapia pode auxiliar o tratamento de inúmeros problemas de caráter emocional ( insônia, depressão, ansiedade) e também físicos como dores em geral, problemas no sistema digestivo, respiratório, muscular , cardiovascular.

Os benefícios da auriculoterapia: 
- Melhora estados depressivos; ansiedade e stress; 
- Melhora a insônia;
- Aumenta a energia vital e reduz o cansaço físico e /ou psicológico; 
- Alivio da dor 
- Ajuda nos tratamentos de emagrecimento, 
- Ajuda a eliminar o vício do tabaco; 
- Harmoniza a energia do organismo e restabelece o circuito energético nos meridianos = Saúde;

sábado, 1 de dezembro de 2012

O que é o Peeling?





O termo PEELING é derivado do inglês “to peel” que significa descascar. Trata-se de uma técnica de esfoliação não cirúrgica e não invasiva, promovendo uma renovação da pele de forma mais acelerada, evitando o excesso no depósito de células mortas e sua permanência por um período prolongado.
De acordo com a intensidade de ação e o método escolhido, o procedimento poderá ser mais ou menos penetrante.
Existem inúmeras variações de Peelings podendo ser físicos/mecânicos ou  químicos/ácidos. Os mais utilizados na Fisioterapia Dermato Funcional são os Peelings Mecânicos, como os Peelings de Cristal e Diamante.
O Peeling de Cristal é caracterizado por utilizar microgrânulos de óxido de alumínio ou material similar. Seu manuseio consiste na aplicação direta sobre a pele por meio de um equipamento mecânico gerador de pressão negativa (“suga”) e pressão positiva (“sopra”) ao mesmo tempo. A pressão positiva irá jatear os microcristais em uma velocidade controlada, promovendo a renovação celular, enquanto o excesso de microcristais e as células mortas serão retirados através da pressão negativa.
O Peeling de Diamante por sua vez é composto por diferentes ponteiras diamantadas de granulometria variadas, possuindo apenas a pressão negativa associada. Proporciona que a pele seja sugada, sendo o lixamento da mesma efetuado por meio dos movimentos executados pelo terapeuta.
Os Peelings podem ser realizados a cada 30 dias ou até mesmo com intervalos menores de 15 dias dependendo da disfunção que se deseja tratar. Por isso é importante que antes do procedimento uma avaliação seja realizada pelo profissional em questão.
Indicações:
ü  Estrias;
ü  Linhas de expressões e rugas;
ü  Manchas;
ü  Sequelas de acnes;
ü  Pré e pós-operatório de cirurgias plásticas.
Os benefícios de uma pele sedosa, mais clara, rejuvenescida, sem imperfeições podem ser percebidos já na primeira sessão.

domingo, 25 de novembro de 2012

Benefícios do Ultrassom




O ULTRASSOM é caracterizado por transformar energia elétrica em energia mecânica promovendo uma micromassagem celular e possuem frequência de 1 e 3 MHz (mega-hertz) Hoje em dia existem inúmeras opções, principalmente na área da Fisioterapia Dermato Funcional, mudando apenas em suas características físicas e o fato de acrescentarem ou não uma corrente associada. Exemplos clássicos no mercado são: Mega Shape (8 cristais), Manthus (3 cristais mais corrente estero-dinâmica) e Heccus (3 cristais mais corrente Aussie).
A física do Ultrassom se dá por possuírem em sua estrutura um cristal que se deforma, mudando de tamanho e como consequência gerando a onda ultrassônica.
A frequência de 3 MHz é destinada ao Fisioterapeuta Dermato Funcional por agir ao nível superficial (pele e tecidos subcutâneos). Após uma avaliação fisioterapêutica minuciosa é possível traçar um plano de tratamento específico e eficaz para cada paciente. Podemos observar com o uso do Ultrassom, a ação tixotrópica (transforma estado sólido em gel), angiogênese (formação de novos vasos), aumento do metabolismo e da permeabilidade da membrana celular, fonoforese (introdução de cosméticos através da pele), melhora da circulação local, nutrição da pele, redução de edemas, relaxamento muscular e síntese de colágeno (célula responsável pela cicatrização e rejuvenescimento).
Com inúmeros benefícios o Ultrassom é um aliado nos tratamentos das disfunções dermato funcionais.
Indicações:
ü  Celulite;
ü  Pré e pós-operatório de cirurgias plásticas;
ü  Redução de medidas.
ü  Redução de edemas.
Os resultados podem ser observados a partir da primeira sessão.

domingo, 18 de novembro de 2012

Juntos, aparelho e massagem podem acabar com a celulite






Se os furinhos na pele estão incomodando neste verão, a solução pode ser combinar dois tratamentos estéticos: a carboxiterapia e a massagem redutora. A vantagem é o resultado mais rápido do que quando se usa os tratamentos separadamente.


Segundo o especialista em Medicina Estética André Borba, a carboxiterapia é um procedimento sem contraindicações extremas. "O tratamento consiste na aplicação do gás carbônico puro (C02) de uso medicinal em doses que variam de 20 a 80 mililitros por minuto nas regiões onde há mais acúmulo de gordura", explica dr. André Borba. 

Segundo Borba, o CO2 é um gás inodoro e, como o organismo está habituado a ele, não provoca alergia. A substância age na zona afetada pela celulite e é eliminada completamente após algum tempo. "A carboxiterapia também estimula a formação de colágeno e de elastina ao longo das aplicações. É indicada para papada, gordura localizada (culote e abdome) e flacidez interna de coxa e braço", diz. 


No entanto, o resultado do tratamento depende do grau de comprometimento da região e da quantidade de sessões a que cada pessoa se submete. "O ideal é fazer duas sessões semanais e um mínimo de 10 a 20 para obter bons resultados", indica o especialista. 



A outra coadjuvante da técnica combinada é a já conhecida massagem redutora, feita basicamente com dois movimentos das mãos abertas e fechadas. O primeiro é realizado por meio do toque das mãos por inteiras, que percorrem todo o corpo para aumentar a circulação e o metabolismo local. O segundo consiste na pressão com a ponta dos dedos em pontos específicos do corpo. Além da massagem manual pode ser utilizada também a massagem através de recursos com o bambu ou mesmo o celumix ("escovinha"). 

Tratamentos eficazes e ao seu alcance! Procure o seu médico ou fisioterapeuta para uma avaliação e monte o seu combo contra a celulite!

sábado, 10 de novembro de 2012

Massagem Relaxante


Massagem relaxante promove flexibilidade, aumenta a circulação sanguínea, do ponto de vista psicológico criam uma sensação de bem-estar e alegria, tem ação anti estresse ajudando a acalmar o corpo e a mente. Outros benefícios observados são o aumento do fluxo de nutrientes, removendo catabólitos e metabólitos (substâncias tóxicas das células) prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor e facilitar a atividade muscular.
Como é feita a Massagem relaxante?
A massagem é realizada por meio de movimentos suaves e firmes por todo o corpo, proporcionando relaxamento da musculatura e aliviando as tensões. Normalmente é aplicada com óleos ou cremes associados à aromaterapia, trazendo um efetivo bem estar e sensação de conforto e tranquilidade. 
Técnicas de Massagem Relaxante 
Massagem relaxante com Deslizamento 
Um movimento de alisamento é realizado com toda a superfície palmar de uma ou ambas as mãos. Este movimento também se mostra útil na união das sequências de outros movimentos.
Efeitos do Alisamento na massagem relaxante
Os efeitos terapêuticos dessa técnica são gerados principalmente mediante um impacto mecânico direto nos tecidos, e de forma reflexa por meio do sistema nervoso sensitivo.
Pode ser obtido um relaxamento significativo, produzindo um efeito sedativo, que pode aliviar a dor e o espasmo (contrações involuntárias) muscular. 
Massagem relaxante com Amassamento
Amassamento é uma manobra em que os músculos e tecidos subcutâneos são alternadamente comprimidos e liberados. Durante a fase de pressão de cada movimento, a mão e a pele se movem conjuntamente sobre as estruturas mais profundas. Durante a fase de liberação (relaxamento), a mão (ou mãos) desliza suavemente até uma área adjacente, e o movimento é repetido.
Efeitos do Amassamento na massagem relaxante
Pela compressão e relaxamento alternados dos músculos as veias (tanto superficiais como profundas) se esvaziam e enchem alternadamente. Assim alivia a congestão nos leitos capilares, e melhora o fluxo de sangue proveniente das arteríolas para os capilares.
O fluxo da linfa fica estimulado pelo mesmo mecanismo.
A administração de um amassamento vigoroso provoca vasodilatação na pele. A pele é mobilizada pelas manipulações, e isso promove também a sua elasticidade. 
Massagem relaxante com Fricções
As fricções são manobras que consistem em movimentos breves, precisamente localizados e profundamente penetrantes realizados em uma direção circular. Esses movimentos profundos são habitualmente realizados pelas pontas dos dedos, embora a base do polegar ou palma da mão também possam ser utilizadas. 
Efeitos da Fricção na massagem relaxante
A pressão profunda e contínua nos tecidos causam lesão local e liberam uma substância similar à histamina e outros metabólitos que atuam diretamente nos capilares e arteríolas, causando vasodilatação. A magnitude da resposta depende da profundidade da manipulação e da duração da aplicação do procedimento.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Tratamentos redutores de medida funcionam, mas exigem manutenção


Foi-se o tempo em que os tratamentos estéticos eram indicados apenas para melhorar os resultados das cirurgias plásticas. De anos para cá, eles deixaram de ser complementares para agirem como o procedimento principal. Hoje, têm como objetivo reduzir medidas, diminuir a gordura localizada, amenizar flacidez, melhorar o contorno corporal ou tratar a celulite. Apesar dos avanços tecnológicos nesta área estética, os procedimentos não são indicados para todo mundo, os efeitos variam de pessoa para pessoa e podem ter data de validade.  “Os tratamentos costumam ter bons resultados, mas precisam ser bem indicados”, diz o dermatologista Adilson Costa, chefe do Ambulatório de Dermatologia Estética e Pesquisa Clínica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp). “Pacientes com sobrepeso elevado, com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 25 não são beneficiados por esses procedimentos”, diz o médico. “De fato, não vai funcionar para um paciente que precisa emagrecer 20 kg, por exemplo. O resultado é proporcional a uma indicação adequada e viável”, concorda o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo, membro da Sociedade Americana de Dermatologia.
“Quanto maior a quantidade de gordura, menos visível será o efeito. Quando a pessoa está até cinco quilos acima do peso, é possível obter bastante resultado. Esses tratamentos funcionam muito bem para quem está até dez quilos acima do peso, embora seja relativo. É preciso avaliar outros aspectos além do peso como, por exemplo, o tipo de gordura”, lembra a dermatologista Marcela Studart, do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em relação às regiões do corpo que podem ser beneficiadas pela tecnologia, as mais críticas como abdômen, parte interna da coxa, flancos (pneuzinhos) e a gordurinhas das costas (aquelas que ficam na linha do sutiã), geralmente, respondem bem aos procedimentos.
Mecanismo de ação dos equipamentos
A gordura localizada pode ser atacada de três formas: pela quebra das células de gordura, pelo murchamento destas mesmas células ou por inflamação local.
A lipólise, que é a quebra da gordura, normalmente é feita com aparelhos que utilizam ultrassom focado de alta potência, que deixa a gordura mais fluida levando ao seu rompimento, caso de aparelhos como o UltraAccent e o UltraContour. A inflamação é provocada por um resfriamento excessivo da região (Criolipólise) – a área atingida não resiste e acaba sendo necrosada. “Esse processo se chama paniculite, uma inflamação extrema que resulta na morte das células adiposas atingidas”, diz Volpe. O terceiro mecanismo para destruir a gordura ocorre por meio do murchamento das células de gordura, efeito facilmente alcançado com os métodos de aparelhos com o Thermage e VelaShape, que utilizam a radiofreqüência – ondas eletromagnéticas que têm uma frequência própria e, ao atingir os tecidos adiposos, se transformam em calor, causando uma redução dos mesmos. “Imagine um cacho de uvas frescas. Ele tem um determinado tamanho, mas depois de ser desidratado, é bastante reduzido. É isso que acontece quando as células de gordura murcham, elas reduzem de tamanho. Esteticamente isso significa medidas menores e menos gordura localizada”, exemplifica Volpe. “Os tratamentos feitos com sucção por vácuo, como o VelaShape, além de tudo ainda melhoram o contorno corporal, já que esse mecanismo estimula o colágeno e provoca uma retração dos tecidos. Nesses casos, a perda de medida é mais discreta, mas é possível melhorar bastante o contorno”, destaca Marcela Studart.
Quanto se perde e por quanto tempo
É impossível quantificar quantos centímetros se perde em um tratamento desses ou quanto se reduz de gordura localizada. Tudo vai depender do quanto se tem para perder, do número de sessões, se a gordura é recente (proveniente de uma viagem, por exemplo, ou de alguma outra influência momentânea), se a gordura é antiga (acumulada ao longo de anos, como a de pessoas que estão muito tempo acima do peso), se há sobrepeso, se tem celulite: são muitas as variáveis que interferem no resultado. “Uma pessoa magra com gordura localizada no baixo abdômen, por exemplo, pode perder até 4 cm em um sessão com o Ultracontour”, afirma Marcela. Na prática, os benefícios são muito individuais, depende do organismo, dos hábitos e do quanto se deseja perder. Isso influi até no número de sessões indicadas e no intervalo entre elas.
Alguns médicos costumam conciliar dois tipos de procedimentos durante o tratamento, a fim de garantir melhores resultados e mais rapidez. “O segredo de sucesso de um tratamento é associar dois métodos. Combinar uma tecnologia que quebra a gordura localizada com outra que reduz as células adiposas é perfeito. O tempo de tratamento é menor e o resultado é mais rápido e mais eficiente”, acredita Jardis Volpe. A atriz e apresentadora Adriane Galisteu viveu isso na prática e se beneficiou do mix de técnicas. “Conciliei quatro métodos, fiz nove sessões em dois meses e perdi oito centímetros de cintura, assim que eu deixei de amamentar, quatro meses depois do parto. A flacidez abdominal proveniente da gravidez também melhorou muito”, conta ela. “Mas tenho certeza de que não chegaria a estes resultados se não tivesse feito uma dieta rigorosa de controle de calorias e corrida”, admite Adriane. Concorda com ela a colega Guilhermina Guinle. “Eu costumo fazer aplicações esporádicas de três métodos, não consigo marcar sessões regularmente. E já aprendi: não existe milagre. É um conjunto de atitudes que traz o benefício: os procedimentos ajudam, mas é preciso fazer dieta e exercícios. Por outro lado, o fato de se propor a fazer um tratamento desses acaba condicionando a rotina a bons hábitos, sem dúvida”, acredita a atriz.
Quando o assunto é manutenção dos benefícios, ou seja, quanto tempo vai durar o ‘novo corpo’ conquistado durante o tratamento, os médicos são unânimes. “O resultado dura enquanto durar a disciplina. É preciso fazer dieta, praticar exercícios e complementar com cosméticos tópicos, principalmente os que contêm retinóides em sua fórmula, como cafeína e carnitina. Não há tratamento que seja infalível, mas os benefícios alcançados podem permanecer por mais tempo quando ocorre uma transformação nos hábitos de vida”, esclarece Adilson Costa, da PUCCAMP. “Não adianta depositar todas as expectativas nesses aparelhos se não fizer regime e atividade física. Mas sem dúvida o tratamento é um estímulo para alcançar os resultados que desejamos. Vale a pena, principalmente para quem tem autocontrole e consegue se policiar”, conclui Galisteu. “O mais difícil mesmo é a manutenção. Mas isso acontece também com dieta, cirurgia, lipoaspiração. Se não se mantém uma disciplina e as tentações sob controle, as chances de perder os resultados obtidos aumentam. É como qualquer outro procedimento”, complementa Marcela Studart.
“As pessoas querem resultados rápidos e milagrosos, mas isso não existe. Para manter os benefícios de um tratamento estético como qualquer um desses citados, é preciso ter autocontrole e se cuidar. As atividades físicas não podem ser intensas, para não aumentar a fome. Exercícios moderados são mais indicados. Os cosméticos tópicos, bons aliados no período pós-tratamento, devem conter silício (porque favorecem a penetração dos ativos) e permanecer na pele por pelo menos 9 horas. Não adianta aplicar e tomar banho três ou quatro horas depois, por isso é melhor aplicar à noite”, lembra Volpe.
Afinal, para onde vai a gordura?
A eliminação dessa gordura que é destruída ou retirada das células (como é o caso dos procedimentos que murcham os adipócitos) com a ajuda dos aparelhos é feita através de um processo fisiológico normal. “A gordura fragmentada cai na linfa, depois na corrente sanguínea e é metabolizada pelo fígado”, afirma Adilson Costa. “A quantidade de gordura quebrada nesse processo não é significativa para representar risco à saúde. É uma porção pequena, o organismo consegue facilmente eliminar”, complementa Volpe. “Mas é sempre bom dar uma reduzida nos alimentos ricos em gordura, principalmente um dia antes e um dia depois do procedimento, para não sobrecarregar o fígado. Aumentar a ingestão de líquido também é indicado para facilitar a drenagem diurética”, ressalta a médica carioca Marcela Studart.

sábado, 27 de outubro de 2012

FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL, O QUE É ISSO?



Olhando os pacotes de serviços de "clínicas de estética" você já deve ter se deparado com esse termo: Fisioterapia Dermato Funcional. E afinal, do que se trata?
O objetivo da técnica é agregar bem-estar físico e mental, com tratamentos feitos por profissionais gabaritados e especializados e, o principal, com base científica. Além de ser útil na reabilitação de células doentes, promove benefícios principalmente nos tecidos tegumentar (pele) e linfático, abrange também as gestantes e pacientes em fases pré e pós-operatória. A Fisioterapia Dermato Funcional  dispõe de inúmeros recursos, que ao serem combinados e com os conhecimentos após uma avaliação minuciosa do paciente, permitem resultados fantásticos.
“A diferença é que cada paciente é estudado e o método é individualizado. Tudo fica bem mais específico e direcionado de acordo com a necessidade do paciente em questão”, explica a fisioterapeuta Ludmila Guaratini.
Segundo a profissional, esse serviço “é amplamente de maior qualidade do que os que podemos ver sendo oferecidos por aí”. “Existe um cuidado enorme com o paciente. Ele deve responder a diversas questões sobre hábitos alimentares, vícios, rotina diária, para que seja avaliado da forma correta, encontrando suas disfunções, indicações e contraindicações. Tudo para que os resultados sejam satisfatórios. Fora a necessidade de se trabalhar com uma equipe multidisciplinar que nos faz alcançar resultados bem melhores dos que quando trabalhando isoladamente”, concluiu.
A Fisioterapia Dermato Funcional foi reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia no ano de 2008, mas sua prática existe há anos e tem conquistado cada vez mais o público em geral, sejam homens ou mulheres.

domingo, 21 de outubro de 2012

Envelhecimento da pele: como frear e amenizar os efeitos do tempo



O tempo passa para todo mundo, infelizmente isso é fato. E a pele (igualzinho os demais órgãos do corpo), sofre alterações e envelhece. A perda de elasticidade e do brilho natural, algumas rugas e flacidez, são os sinais mais característicos. Mas não é só o tempo que faz com que essas mudanças aconteçam.
Passar por muito estresse, ter hábitos ruins como o cigarro e o excesso de bebidas e, principalmente, abusar do sol influenciam e aceleram o envelhecimento da pele, fazendo com que o aspecto dela seja alterado mais cedo, com o surgimento de manchas, casquinhas, toque de aspereza e mais rugas do que o normal.
Apesar de não podermos fazer o tempo estacionar, alguns cuidados deixam a pele mais jovem. Entenda mais e saiba o que fazer parar adiar esse problema.

O que acontece com a pele?

A pele possui duas camadas e uma tela subcutânea: a epiderme (mais externa), a derme (que sustenta a epiderme e é composta de colágeno, queratina e outras fibras) e a tela subcutânea - antiga hipoderme (que é um tecido adiposo e funciona como reservatório de energia, ajuda a fixar os demais órgãos e também é um isolante térmico).
Na epiderme, com o passar do tempo, as células começam a descamar e, como os hormônios perdem força ao deixarem de serem fabricados, a pele começa a se mostrar bem mais ressecada. Já a derme passa a apresentar uma diminuição da quantidade e da qualidade do gel coloidal, ou seja, ela não consegue ser hidratada e produzir fibras de colágeno e elastina, que sustentam e dão o ar jovem à pele.
tela subcutânea tende a diminuir, ficando mais fina e vulnerável. Com isso, a manutenção da firmeza e da elasticidade da pele fica fragilizada. Os vasos sanguíneos vão perdendo a capacidade de eliminar as toxinas do organismo e também de nutrir e oxigenar as células da epiderme. Moral da história: a renovação celular, que é tão simples nos jovens, fica seriamente prejudicada.

De década em década

Quando se é adolescente, um dos primeiros sinais de envelhecimento da pele é o surgimento da acne. Depois dos 20 anos, aparecem marcas de expressão bem finas, principalmente ao redor dos olhos e da boca.
Ao alcançar os 30, você começa a ter as primeiras rugas, uma vez que as fibras de elastina sofrem alterações e, com isso, acontece a diminuição da densidade cutânea, com a perda de firmeza e elasticidade, afetando todo o contorno do rosto. A renovação celular e a hidratação natural da pele começam a diminuir também, mas de forma lenta.
Entre os 40 e 50 anos, as fibras de colágeno e elastina não são produzidas como antes e as fibras se desorganizam, deixando a renovação celular irregular e fazendo com que a pele perca cada vez mais a hidratação. A queda natural na produção de hormônios traz ainda mais prejuízo, como a perda de densidade, firmeza e elasticidade.
Após os 60 anos, as rugas já aparecem claramente, a perda da elasticidade e da firmeza é notada de forma óbvia e a pele se torna muito mais fina e desidratada. A contínua diminuição das taxas hormonais impossibilita a recuperação natural do tecido. Nesse período, mais do que nunca, é necessário tratar com os produtos apropriados para que não descame e não fique tão seca.

O perigo que vem do sol

envelhecimento da pele causado pela exposição incorreta à luz solar é conhecido como fotoenvelhecimento. A partir dos 30 anos, as células que colorem a superfície da pele (melanócitos) vão diminuindo gradativamente, e ao serem expostas incorretamente acabam por absorver maiores radiações solaresm ficando mais coradas (formando aquelas pintas escuras). Os raios solares nocivos aumentam o número dessas células de maneira descontrolada, causando as manchas senis, sinal de envelhecimento cutâneo.
A pele que sofreu muita exposição inadequada ao sol vai apresentar, com o tempo, perda da elasticidade, rugas, manchas escuras ou claras e alterações da superfície, podendo se tornar áspera, além de descamar com maior frequência. Ao contrário da pele envelhecida em decorrência apenas do tempo, que tem uma aparência mais fina e com pouca elasticidade, mas sem tantas manchas.

Para brecar o efeito do tempo

Alguns fatores são inimigos número um da pele, como o fumo e o excesso de bebidas alcoólicas. Fumantes tem rugas profundas ao redor dos olhos, da boca e nas bochechas. Na pele do fumante, a fase das ruguinhas quase nunca existe. Os primeiros sinais já são vincos grossos. O excesso de álcool por sua vez faz com que o organismo libere mais radicais livres, os quais são oxidantes e  consequentemente irão acelerar o envelhecimento.
Outro fator agravante é tomar sol em horário inadequado (das 10 às 16 horas) sem protetor solar. O sol tem efeito cumulativo, ou seja, na hora em que você abusa, a consequência é uma vermelhidão seguida de descamação, mas, depois dos 30 anos, como você já viu, as rugas e manchas aumentam. Não fumar, usar protetor solar desde cedo com o fator adequado à sua pele são hábitos que só deixam irão deixar pele mais jovem.
A alimentação é um outro fator que influencia diretamente. É preciso ter à mesa muitas saladas, frutas e alimentos ricos em fibra, além de beber bastante água e comer alimentos antioxidantes (cenoura, chá verde, frutas cítricas, linhaça, suco de uva integral são alguns exemplos), que combatem os chamados radicais livres, que são produzidos naturalmente pela respiração e afetam negativamente o organismo, levando ao envelhecimento precoce.
Além disso, após os 20 e 25 anos, vale a pena pedir ao seu dermatologista que lhe indique um creme ou gel antirrugas para prevenir os possíveis sinais de envelhecimento.

Para tratar o efeito do tempo

Luz Pulsada, Laser, Peelings e outros tratamentos à base de ácidos costumam ser os mais indicados, mas a medicina evolui sem parar: muitos princípios ativos vêm sendo empregados para diminuir os efeitos do tempo na pele. As vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e a vitamina E, são benéficas tanto por via sistêmica como tópica e, além do efeito antioxidante, apresentam ação fotoprotetora discreta, que, somada aos benefícios dos filtros solares, melhora também a formação de colágenos.
 

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

REJUVENESCIMENTO: USE OS 3 RS E FIQUE 10 ANOS MAIS JOVEM



Os dermatologistas atuais estão buscando cada vez mais soluções para nós mulheres, mantermos nosso rosto intocado pelo tempo. Aquele rosto naturalmente novo, e não algo imóvel onde estamos sempre com a mesma expressão.
Para conseguir isso os médicos começaram a encarar o rosto de uma forma global e tratá-lo da mesma forma. Evitando o “quebra galho” de tirar uma ruga aqui, enquanto outra nasce ali.
Esta nova estratégia consiste nos 3 Rs do rejuvenescimento:
1. Renovar a pele
Esta etapa consiste na mais velha conhecida das tecnícas de beleza:  a esfoliação. Mas a caseira não é a ideal para um resultado relevante como explica o Dr. Otávio Macedo “ Esfoliação caseira é útil, mas só retira células superficiais e não estimula renovação de colágeno. Para essa finalidade temos os peelings e o laser Fraxel, esses sim capazes de produzirem um novo colágeno além de uniformizar a pigmentação. O Fraxel é o mais revolucionário laser capaz de em 4 sessões rejuvenescer sem curativos nem afastamento das atividades sociais e de trabalho.”
Os peelings químicos, de cristais ou o laser Fraxel ajudam a tiram as manchas causadas principalmente pelo sol, a tirar as rugas superficiais e ajudam a recuperar a firmeza do rosto.
2. Relaxar os músculos
As rugas mais profundas são causadas principalmente pela contração dos músculos do rosto. Portanto, para tratá-las precisamos relaxar os músculos da face, assim tratamos as rugas existentes e evitamos o aparecimento de novas rugas. O tratamento para isso é o mais comentado BOTOX que deve ser aplicado regularmente atenuando assim essas marcas de expressão.
3. Recuperar o volume e redefinir os contornos faciais
A pele naturalmente produz ácido hialurônico que mantem a pele hidratada e com volume. Com o tempo essa substância será cada vez menos produzida e por isso a pele vai ficando com uma aparência "murcha". O tratamento mais eficiente para evitar esse efeito da idade é o preenchimento com acido hialurônico.
Já para quem quer melhoras a flacidez das bochechas existem tratamentos mais específicos como o explicado pelo Dr. Otavio Macedo “Bochechas caídas podem ser tratadas com rádio-frequência que através de ondas de calor conseguem fazer com que haja contração das fibras colagênicas dando um efeito “lifting”.
Em alguns casos também conseguimos injetar o ácido hialurônico em  alguns “ vetores”que têm a função de tracionar a pele caída.”
Consulte seu dermatologista e ganhe 10 anos com o tratamento dos 3Rs.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Saiba como combater o inchaço


Existem dias em que nos sentimos bastante inchadas, mesmo estando longe do período menstrual. As calças ficam mais apertadas, as meias marcam os tornozelos e até alguns anéis podem não entrar nos dedos. A retenção de líquidos pode ser uma das causas, além da falta de movimentação do corpo e até por algo que ingerimos, pois alguns tipos de alimentos podem estufar o estômago, dando a sensação de peso e inchaço.
Mas, geralmente, é mesmo a retenção de líquidos que provoca essa sensação que nos deixa até com a impressão de ganho de peso. Mas existem algumas medidas fáceis e simples de adotar em nosso dia a dia, que podem combater o inchaço de forma eficiente. Assim, o incômodo diminui e o bem-estar aumenta bastante. Confira abaixo as principais dicas.

Diminua o sal

Está mais do que comprovado que o excesso de sódio contido no sal retém os líquidos do organismo, causando inchaço e aumento de peso. Além disso, pode elevar a pressão arterial. Por isso, na hora de temperar saladas e a comida, use o sal com moderação. Uma boa dica é utilizar mais ervas aromáticas para dar mais sabor às refeições, reduzindo a necessidade de pesar a mão no sal.

Beba mais chá

O consumo de chás de ervas naturais está associado a uma vida saudável e aos costumes orientais. Essa tradição é uma ótima aliada na hora de hidratar o corpo, e alguns ingredientes têm ainda o poder de ajudar a combater o inchaço e facilitar a digestão, como a cavalinha, o hibisco e o chá amarelo. Este último é rico em ácido gálico, uma substância que protege o fígado de toxinas e combate a retenção de líquidos.

Movimente-se já!

Se você não faz nenhuma atividade física, isso pode contribuir bastante para o inchaço permanecer por mais tempo. Até um exercício comum como a caminhada pode auxiliar no combate à sensação de “balão cheio". A atividade física estimula a circulação sanguínea e acelera o metabolismo. Por isso, mexa-se. Está sem grana para a academia? Reserve um tempinho para dar algumas voltas pela sua vizinhança e também alongue lentamente cada parte do corpo. Isso já vai ajudar bastante.

Beba muita água

Uma garrafinha de água pode e deve ser uma companheira no seu dia a dia. Tenha uma onde você estiver: carregue uma na bolsa, deixe sempre uma na mesa do trabalho, em casa e, é claro, na hora de fazer algum exercício. Manter uma boa hidratação contribui para a eliminação de toxinas e uma maior circulação sanguínea. Com isso, o sódio presente no corpo não fica retido, o que facilita a redução do inchaço. Além desses benefícios, a água favorece o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, que também pode ocasionar mal-estar e inflar o abdômen.

Alimentos poderosos

Alguns alimentos têm o poder de auxiliar no combate ao inchaço. Tenha sempre em suas refeições itens como frutas (por exemplo, abacaxi, melão e melancia), folhas verdes, cenoura, cereais, arroz integral, mel e carnes brancas.
Consuma com moderação, ou evite, feijão, carnes vermelhas, frituras, queijos amarelos, refrigerantes, embutidos e açúcar, pois são alimentos mais pesados, que fermentam com facilidade e causam desconforto abdominal, inchando a sua barriga.

Faça drenagem linfática

Você pode conferir aqui  algumas técnicas de massagem que combatem a gordura localizada e o inchaço. A drenagem linfática é a melhor delas para desinchar e combater a retenção de líquidos. Ela pode ser feita por profissionais em clínicas de estética, mas você também pode fazê-la em casa com movimentos simples e fáceis:
  • Com a ajuda de um hidratante deslize levemente as mãos, começando pelos tornozelos e subindo para as coxas;
  • Depois faça o mesmo movimento, da parte interna das coxas até a altura da virilha;
  • Faça levemente o movimento em cada braço, passando dos punhos até a axila;
  • Finalize com movimentos circulares no abdômen, em volta do umbigo.
Com essas medidas você vai conseguir mandar o inchaço para bem longe, deixando você mais fininha e com mais bem-estar.


domingo, 30 de setembro de 2012

Depilação definitiva


Se você faz parte do time de mulheres que sofre constantemente para eliminar os pelos do corpo com lâminas e cera, principalmente se os fios são grossos e escuros, saiba que já é possível aposentar os antigos métodos de depilação e optar por uma técnica mais moderna.

A depilação definitiva a laser ou com luz pulsada promete ótimos resultados e pode ser feita em qualquer parte do corpo. Além de eliminar os pelos, o método evita que eles encravem.

Como funciona a depilação através ded aparelhos?

A depilação elimina o pêlo porque a energia emitida em forma de luz é captada pela melanina, o pigmento responsável pela coloração dos fios. Essa energia elimina ou diminui a capacidade do folículo produzir um novo fio.

Quanto mais escuro o pêlo, melhor o resultado da depilação. As máquinas de depilação a laser estão cada vez mais modernas e permitem que as mulheres de pele morena e negra, que possuem mais melanina e podem manchar com maior facilidade, também possam aderir à técnica.

O tratamento tem duração média de seis a oito sessões, que são feitas a cada 30 dias no caso do laser, ou conforme forem nascendo os pelos no caso da luz pulsada. Os resultados já são visíveis logo na segunda sessão, os pelos ficam mais finos até começar a desaparecerem.

Ao final do tratamento, praticamente todos os pelos já terão sido eliminados. É necessário fazer uma manutenção anual, já que alguns fios podem voltar a nascer depois de algum tempo, pois os pelos são proteção do organismo.

Há um leve desconforto durante a aplicação, mas é completamente suportável, ainda mais se você está acostumada a encarar a depilação com cera. A sensação de ardência varia para cada mulher, depende da sensibilidade da pele e da área que está sendo depilada. A região do buço costuma ser a mais desconfortável.

Após a primeira sessão, a pele pode ficar quente e vermelha por algumas horas, mas o incômodo desaparece logo.

Antes de iniciar o tratamento, o ideal é evitar a exposição ao sol por pelo menos três semanas. Depois de cada sessão, é necessário aplicar um gel calmante e evitar a transpiração excessiva.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Argiloterapia Corporal

 


Esta técnica melhora a circulação local, aumentando a oxigenação e a nutrição, sendo, portanto desintoxicante e tonificante.
    Benefícios
  • Drena as toxinas armazenadas entre as células, líquidos intersticiais,
  • Melhora a circulação sangüínea,
  • Elimina os edemas do corpo, principalmente dos membros inferiores,
  • Combate a flacidez através da tonificação e compressão da pele e dos tecidos.
  • Estimula a circulação sanguínea e linfática.
    Vantagens
  • Redução de medidas,
  • Modelagem do corpo,
  • Diminuição do abdômen,
  • Definição da cintura,
  • Redução de culotes,
  • Combate a celulite,
  • Ajuda na flacidez tecidual,
  • Ajuda na compactação dos tecidos.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Tratamento para Estrias

O que são as estrias, você sabe?

As estrias são lesões decorrentes da degeneração das fibras elásticas da pele que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. A pele se rompe e suas bordas, ao cicatrizarem, formam uma linha deprimida na superfície da pele. A princípio, elas se apresentam na cor avermelhada e, com o tempo, ficam esbranquiçadas. Para cada lugar e tipo é indicado um procedimento para tratar estrias.

Quais as causas das estrias e onde as estrias podem aparecer?

Várias são as causas do aparecimento das estrias: crescimento na puberdade, aumento de peso, gravidez ou o uso crônico de medicamentos a base de corticosteróide, tanto tópico como via oral. O problema atinge mais as mulheres e pode estar presente em qualquer parte do corpo, mas normalmente atacam áreas como glúteos e seios, além das estrias na barriga

A estria tem cura? Como funciona o tratamento para estrias?

O Laser é o tratamento mais indicado para acabar com as estrias, pois estimulam a formação de colágeno, melhorando o aspecto da pele. As estrias vermelhas, que tem essa coloração devido ao rompimento sanguíneo, são as mais recentes e as que apresentam melhor resultado ao tratamento, pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa. Já as estrias brancas, que não produzem mais melanina, apresentam uma diminuição acentuada da espessura da pele, formando uma depressão, tipo uma cicatriz, e são um pouco mais dificeis de tratar.

Tecnologias

    • Laser CO2 Fracionado
    • Harmony
    • Carboxiterapia
    • Luz Intensa Pulsada
    • Peeling de Diamante
    • Luz Intensa Pulsada
    • Radiofrequência
    • Hidratação de Microcorrentes

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Plataforma vibratória funciona?

Segundo a opinião de especialistas no assunto, as plataformas vibratórias recomendadas para emagrecer, eliminar a celulite e definir os músculos funcionam, sim. Mas não devem ser utilizadas exclusivamente. O indivíduo deve ser realista, e não ficar sonhando em subir no aparelho com 100cm de cintura e, depois de 1 mês, obter uma redução de 40cm.
As plataformas vibratórias são um método seguro e eficaz de tonificar os músculos e combater a celulite, mas, para garantir o sucesso, o número de repetições de exercícios e o tempo que se deve ficar em cima da plataforma é individualizado. Somente um profissional da educação física ou fisioterapeuta podem indicar este parâmetros.
Seguir uma alimentação saudável e fazer algum exercício cardiorespiratório, como natação ou mesmo a caminhada, complementam o treino e, além de deixar o indivíduo com uma melhor aparência, faz bem ao organismo. O ideal é que num dia o indivíduo use a plataforma vibratória e no outro pratique algum esporte.
Já para os preguiçosos que acham que basta subir na plataforma, continuar alimentando-se mal e vão conseguir bons resultados, a plataforma pode tornar-se uma decepção.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Tudo sobre drenagem linfática!

A drenagem linfática é ótima e ajuda bastante na prevenção contra a celulite. A técnica promete limpar toxinas (evitando a formação de nódulos), eliminar líquidos (inchaço) e oxigenar a pele em curto prazo.
Segundo a dermatologista Ligia Kogos, a massagem pode ser feita de forma manual ou mecânica. “A drenagem linfática manual é mais indicada em casos de pós-cirurgia plástica (para redução de edemas) e para pacientes com alteração hormonal. A manual propicia que a profissional observe regiões com nódulos, edemas e trabalhe mais neste local”.
Profissional qualificado
Não é necessária uma prescrição médica para fazer o tratamento, mas é sempre indicado consultar um dermatologista. “Em geral, apenas os fisioterapeutas, esteticistas ou profissionais de nível técnico com curso específico podem fazer a drenagem linfática”,
diz Ligia.
Celulite
Qualquer que seja a causa dos furinhos - má alimentação, sedentarismo, cigarro, alterações hormonais, stress -, eles começam com um processo de retenção de líquido que acarreta má oxigenação do tecido. Sem a devida nutrição, ele endurece até formar os nódulos. “A drenagem quebra esse ciclo eliminando a retenção de líquido”, explica.

Gordura
Segundo a médica, quando bem feita, a drenagem diminui a retenção de líquido em áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, como abdômen, coxas e culote, além de ativar o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo.

Dores
A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. “A massagem deve ser rítmica, sem muita pressão - já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto. A ideia é que ela seja inclusive relaxante, causando bem-estar”, diz Ligia.
Contra-indicação
Para mulheres com diagnóstico de tumores, abscessos e nódulos não-identificados a drenagem não é indicada. “As que têm histórico de problemas circulatórios serão as mais beneficiadas com a ação da drenagem, pois será mais visível a diminuição da retenção de líquidos”, esclarece a dermatologista.

Fonte - MBPress

domingo, 26 de agosto de 2012

Como evitar estrias na gravidez

Saiba quais os cuidados necessários com a pele para prevenir as estrias na gravidez



gravidez é um momento especial na vida mulher, mas é também uma fase em que o corpo sofre diversas alterações e por isso, é preciso ter alguns cuidados. Com o aumento de peso, a elasticidade da pele chega ao seu limite e aí surgem as estrias. Para não ficar com marcas definitivas na pele, vale a pena prevenir estrias na gravidez.
Hidratar a pele é fundamental. Use creme específicos para estrias na gravidez, principalmente os que possuem óleo de amêndoas, semente de uva, abacate ou macadâmia em sua composição. Eles ajudam a manter a elasticidade da pele. O creme hidratante deve ser usado na barriga, glúteos, coxas e seios, que são as áreas do corpo onde as estrias costumam aparecer na gestação. Beber pelo menos dois litros de água por dia também ajuda a manter a pele hidratada.
Mesmo sendo natural ganhar peso na gestação, é preciso manter o controle para não engordar demais. O ideal é ganhar de 9 a 12 quilos durante os 9 meses. Uma alimentação equilibrada é uma boa forma de prevenção de estrias. Coma alimentos ricos em vitamina C, que estimula a produção de colágeno e proteínas. A vitamina A, E, as frutas, legumes e verduras também estão na lista de alimentos recomendados. Evite as frituras, o excesso de sal e de doces.
Faça exercícios físicos diariamente. Caminhar pode ser uma boa maneira para manter a forma, ajudar na circulação sanguínea e melhorar a oxigenação e a nutrição das células da pele.
Durante a gravidez, escolha peças íntimas que garantam seu conforto e protejam sua pele. Como os seios ficam maiores e mais pesados, opte pelos modelos de sutiã reforçados, com alças largas e que proporcionem maior sustentação. As calcinhas devem ser de modelos feitos especialmente para gestantes, com cintura alta e que dêem maior resistência à pele do abdômen.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Eletrolifting: Tratamento de rugas sem cirurgia


Muitas mulheres a partir dos 35 anos, começam a se preocupar com o surgimento de pequenas rugas ao redor dos olhos, lábios e na testa. A maioria acredita que para se livrar delas, somente será possível com a famosa aplicação de toxina botulínica (botox) ou com cirurgia plástica. Mas existe um processo menos agressivo e mais em conta: o Eletrolifting ou Galvanopuntura.

O Eletrolifting é um tratamento de rejuvenescimento cutâneo facial e corporal. Ele faz uma eletroestimulação específica, através de micro correntes pulsadas de baixa frequência, em todos os tecidos afetados pelo envelhecimento, revitalizando a circulação sanguínea, regenerando a pele.

Destinado ao tratamento de rugas de expressão, esse procedimento estético trabalha com todas as camadas da pele (epiderme, derme, tecido vascular e muscular), produzindo um potente efeito estimulante, melhorando a flacidez, revitalizando e tonificando a pele.

Importante ressaltar de que não se trata de um método invasivo, já que sua aplicação é feita utilizando um equipamento de corrente galvânica, que ao ser acoplado a uma caneta de Eletrolifting, passa a estimular a produção de colágeno por meio da agulha disposta na ponta da caneta (eletrodo utilizado), proporcionando melhor sustentação da pele.

“O Eletrolifting melhora os sinais de estresse e ansiedade, produzindo uma agradável sensação de relaxamento e bem estar”, completa a esteticista Rosimar do Rocio. Esse tratamento é indicado para mulheres com idades acima de 35 anos, e dura em média, 10 sessões, sendo uma por semana.

Vale lembrar de que as regiões do corpo que podem receber a aplicação são o rosto e regiões do corpo com estrias. O procedimento estético só não é indicado para pessoas com problemas cardíacos, com peles altamente sensíveis e portadoras de marca-passo.