sábado, 27 de outubro de 2012
FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL, O QUE É ISSO?
10:26
0 comments
Olhando os pacotes de serviços de "clínicas de estética" você já deve ter se deparado com esse termo: Fisioterapia Dermato Funcional. E afinal, do que se trata?
O objetivo da técnica é agregar bem-estar físico e mental, com tratamentos feitos por profissionais gabaritados e especializados e, o principal, com base científica. Além de ser útil na reabilitação de células doentes, promove benefícios principalmente nos tecidos tegumentar (pele) e linfático, abrange também as gestantes e pacientes em fases pré e pós-operatória. A Fisioterapia Dermato Funcional dispõe de inúmeros recursos, que ao serem combinados e com os conhecimentos após uma avaliação minuciosa do paciente, permitem resultados fantásticos.
“A diferença é que cada paciente é estudado e o método é individualizado. Tudo fica bem mais específico e direcionado de acordo com a necessidade do paciente em questão”, explica a fisioterapeuta Ludmila Guaratini.
Segundo a profissional, esse serviço “é amplamente de maior qualidade do que os que podemos ver sendo oferecidos por aí”. “Existe um cuidado enorme com o paciente. Ele deve responder a diversas questões sobre hábitos alimentares, vícios, rotina diária, para que seja avaliado da forma correta, encontrando suas disfunções, indicações e contraindicações. Tudo para que os resultados sejam satisfatórios. Fora a necessidade de se trabalhar com uma equipe multidisciplinar que nos faz alcançar resultados bem melhores dos que quando trabalhando isoladamente”, concluiu.
A Fisioterapia Dermato Funcional foi reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia no ano de 2008, mas sua prática existe há anos e tem conquistado cada vez mais o público em geral, sejam homens ou mulheres.
domingo, 21 de outubro de 2012
Envelhecimento da pele: como frear e amenizar os efeitos do tempo
14:46
0 comments
Passar por muito estresse, ter hábitos ruins como o cigarro e o excesso de bebidas e, principalmente, abusar do sol influenciam e aceleram o envelhecimento da pele, fazendo com que o aspecto dela seja alterado mais cedo, com o surgimento de manchas, casquinhas, toque de aspereza e mais rugas do que o normal.
Apesar de não podermos fazer o tempo estacionar, alguns cuidados deixam a pele mais jovem. Entenda mais e saiba o que fazer parar adiar esse problema.
O que acontece com a pele?
A pele possui duas camadas e uma tela subcutânea: a epiderme (mais externa), a derme (que sustenta a epiderme e é composta de colágeno, queratina e outras fibras) e a tela subcutânea - antiga hipoderme (que é um tecido adiposo e funciona como reservatório de energia, ajuda a fixar os demais órgãos e também é um isolante térmico).
Na epiderme, com o passar do tempo, as células começam a descamar e, como os hormônios perdem força ao deixarem de serem fabricados, a pele começa a se mostrar bem mais ressecada. Já a derme passa a apresentar uma diminuição da quantidade e da qualidade do gel coloidal, ou seja, ela não consegue ser hidratada e produzir fibras de colágeno e elastina, que sustentam e dão o ar jovem à pele.
A tela subcutânea tende a diminuir, ficando mais fina e vulnerável. Com isso, a manutenção da firmeza e da elasticidade da pele fica fragilizada. Os vasos sanguíneos vão perdendo a capacidade de eliminar as toxinas do organismo e também de nutrir e oxigenar as células da epiderme. Moral da história: a renovação celular, que é tão simples nos jovens, fica seriamente prejudicada.
De década em década
Quando se é adolescente, um dos primeiros sinais de envelhecimento da pele é o surgimento da acne. Depois dos 20 anos, aparecem marcas de expressão bem finas, principalmente ao redor dos olhos e da boca.
Ao alcançar os 30, você começa a ter as primeiras rugas, uma vez que as fibras de elastina sofrem alterações e, com isso, acontece a diminuição da densidade cutânea, com a perda de firmeza e elasticidade, afetando todo o contorno do rosto. A renovação celular e a hidratação natural da pele começam a diminuir também, mas de forma lenta.
Entre os 40 e 50 anos, as fibras de colágeno e elastina não são produzidas como antes e as fibras se desorganizam, deixando a renovação celular irregular e fazendo com que a pele perca cada vez mais a hidratação. A queda natural na produção de hormônios traz ainda mais prejuízo, como a perda de densidade, firmeza e elasticidade.
Após os 60 anos, as rugas já aparecem claramente, a perda da elasticidade e da firmeza é notada de forma óbvia e a pele se torna muito mais fina e desidratada. A contínua diminuição das taxas hormonais impossibilita a recuperação natural do tecido. Nesse período, mais do que nunca, é necessário tratar com os produtos apropriados para que não descame e não fique tão seca.
O perigo que vem do sol
O envelhecimento da pele causado pela exposição incorreta à luz solar é conhecido como fotoenvelhecimento. A partir dos 30 anos, as células que colorem a superfície da pele (melanócitos) vão diminuindo gradativamente, e ao serem expostas incorretamente acabam por absorver maiores radiações solaresm ficando mais coradas (formando aquelas pintas escuras). Os raios solares nocivos aumentam o número dessas células de maneira descontrolada, causando as manchas senis, sinal de envelhecimento cutâneo.
A pele que sofreu muita exposição inadequada ao sol vai apresentar, com o tempo, perda da elasticidade, rugas, manchas escuras ou claras e alterações da superfície, podendo se tornar áspera, além de descamar com maior frequência. Ao contrário da pele envelhecida em decorrência apenas do tempo, que tem uma aparência mais fina e com pouca elasticidade, mas sem tantas manchas.
Para brecar o efeito do tempo
Alguns fatores são inimigos número um da pele, como o fumo e o excesso de bebidas alcoólicas. Fumantes tem rugas profundas ao redor dos olhos, da boca e nas bochechas. Na pele do fumante, a fase das ruguinhas quase nunca existe. Os primeiros sinais já são vincos grossos. O excesso de álcool por sua vez faz com que o organismo libere mais radicais livres, os quais são oxidantes e consequentemente irão acelerar o envelhecimento.
Outro fator agravante é tomar sol em horário inadequado (das 10 às 16 horas) sem protetor solar. O sol tem efeito cumulativo, ou seja, na hora em que você abusa, a consequência é uma vermelhidão seguida de descamação, mas, depois dos 30 anos, como você já viu, as rugas e manchas aumentam. Não fumar, usar protetor solar desde cedo com o fator adequado à sua pele são hábitos que só deixam irão deixar pele mais jovem.
A alimentação é um outro fator que influencia diretamente. É preciso ter à mesa muitas saladas, frutas e alimentos ricos em fibra, além de beber bastante água e comer alimentos antioxidantes (cenoura, chá verde, frutas cítricas, linhaça, suco de uva integral são alguns exemplos), que combatem os chamados radicais livres, que são produzidos naturalmente pela respiração e afetam negativamente o organismo, levando ao envelhecimento precoce.
Além disso, após os 20 e 25 anos, vale a pena pedir ao seu dermatologista que lhe indique um creme ou gel antirrugas para prevenir os possíveis sinais de envelhecimento.
Para tratar o efeito do tempo
Luz Pulsada, Laser, Peelings e outros tratamentos à base de ácidos costumam ser os mais indicados, mas a medicina evolui sem parar: muitos princípios ativos vêm sendo empregados para diminuir os efeitos do tempo na pele. As vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e a vitamina E, são benéficas tanto por via sistêmica como tópica e, além do efeito antioxidante, apresentam ação fotoprotetora discreta, que, somada aos benefícios dos filtros solares, melhora também a formação de colágenos.
sexta-feira, 12 de outubro de 2012
REJUVENESCIMENTO: USE OS 3 RS E FIQUE 10 ANOS MAIS JOVEM
15:40
0 comments
Os dermatologistas atuais estão buscando cada vez mais soluções para nós mulheres, mantermos nosso rosto intocado pelo tempo. Aquele rosto naturalmente novo, e não algo imóvel onde estamos sempre com a mesma expressão.
Para conseguir isso os médicos começaram a encarar o rosto de uma forma global e tratá-lo da mesma forma. Evitando o “quebra galho” de tirar uma ruga aqui, enquanto outra nasce ali.
Esta nova estratégia consiste nos 3 Rs do rejuvenescimento:
1. Renovar a pele
Esta etapa consiste na mais velha conhecida das tecnícas de beleza: a esfoliação. Mas a caseira não é a ideal para um resultado relevante como explica o Dr. Otávio Macedo “ Esfoliação caseira é útil, mas só retira células superficiais e não estimula renovação de colágeno. Para essa finalidade temos os peelings e o laser Fraxel, esses sim capazes de produzirem um novo colágeno além de uniformizar a pigmentação. O Fraxel é o mais revolucionário laser capaz de em 4 sessões rejuvenescer sem curativos nem afastamento das atividades sociais e de trabalho.”
Esta etapa consiste na mais velha conhecida das tecnícas de beleza: a esfoliação. Mas a caseira não é a ideal para um resultado relevante como explica o Dr. Otávio Macedo “ Esfoliação caseira é útil, mas só retira células superficiais e não estimula renovação de colágeno. Para essa finalidade temos os peelings e o laser Fraxel, esses sim capazes de produzirem um novo colágeno além de uniformizar a pigmentação. O Fraxel é o mais revolucionário laser capaz de em 4 sessões rejuvenescer sem curativos nem afastamento das atividades sociais e de trabalho.”
Os peelings químicos, de cristais ou o laser Fraxel ajudam a tiram as manchas causadas principalmente pelo sol, a tirar as rugas superficiais e ajudam a recuperar a firmeza do rosto.
2. Relaxar os músculos
As rugas mais profundas são causadas principalmente pela contração dos músculos do rosto. Portanto, para tratá-las precisamos relaxar os músculos da face, assim tratamos as rugas existentes e evitamos o aparecimento de novas rugas. O tratamento para isso é o mais comentado BOTOX que deve ser aplicado regularmente atenuando assim essas marcas de expressão.
As rugas mais profundas são causadas principalmente pela contração dos músculos do rosto. Portanto, para tratá-las precisamos relaxar os músculos da face, assim tratamos as rugas existentes e evitamos o aparecimento de novas rugas. O tratamento para isso é o mais comentado BOTOX que deve ser aplicado regularmente atenuando assim essas marcas de expressão.
3. Recuperar o volume e redefinir os contornos faciais
A pele naturalmente produz ácido hialurônico que mantem a pele hidratada e com volume. Com o tempo essa substância será cada vez menos produzida e por isso a pele vai ficando com uma aparência "murcha". O tratamento mais eficiente para evitar esse efeito da idade é o preenchimento com acido hialurônico.
Já para quem quer melhoras a flacidez das bochechas existem tratamentos mais específicos como o explicado pelo Dr. Otavio Macedo “Bochechas caídas podem ser tratadas com rádio-frequência que através de ondas de calor conseguem fazer com que haja contração das fibras colagênicas dando um efeito “lifting”.
A pele naturalmente produz ácido hialurônico que mantem a pele hidratada e com volume. Com o tempo essa substância será cada vez menos produzida e por isso a pele vai ficando com uma aparência "murcha". O tratamento mais eficiente para evitar esse efeito da idade é o preenchimento com acido hialurônico.
Já para quem quer melhoras a flacidez das bochechas existem tratamentos mais específicos como o explicado pelo Dr. Otavio Macedo “Bochechas caídas podem ser tratadas com rádio-frequência que através de ondas de calor conseguem fazer com que haja contração das fibras colagênicas dando um efeito “lifting”.
Em alguns casos também conseguimos injetar o ácido hialurônico em alguns “ vetores”que têm a função de tracionar a pele caída.”
Consulte seu dermatologista e ganhe 10 anos com o tratamento dos 3Rs.
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Saiba como combater o inchaço
13:28
0 comments
Existem dias em que nos sentimos bastante inchadas, mesmo estando longe do período menstrual. As calças ficam mais apertadas, as meias marcam os tornozelos e até alguns anéis podem não entrar nos dedos. A retenção de líquidos pode ser uma das causas, além da falta de movimentação do corpo e até por algo que ingerimos, pois alguns tipos de alimentos podem estufar o estômago, dando a sensação de peso e inchaço.
Mas, geralmente, é mesmo a retenção de líquidos que provoca essa sensação que nos deixa até com a impressão de ganho de peso. Mas existem algumas medidas fáceis e simples de adotar em nosso dia a dia, que podem combater o inchaço de forma eficiente. Assim, o incômodo diminui e o bem-estar aumenta bastante. Confira abaixo as principais dicas.
Diminua o sal
Está mais do que comprovado que o excesso de sódio contido no sal retém os líquidos do organismo, causando inchaço e aumento de peso. Além disso, pode elevar a pressão arterial. Por isso, na hora de temperar saladas e a comida, use o sal com moderação. Uma boa dica é utilizar mais ervas aromáticas para dar mais sabor às refeições, reduzindo a necessidade de pesar a mão no sal.
Beba mais chá
O consumo de chás de ervas naturais está associado a uma vida saudável e aos costumes orientais. Essa tradição é uma ótima aliada na hora de hidratar o corpo, e alguns ingredientes têm ainda o poder de ajudar a combater o inchaço e facilitar a digestão, como a cavalinha, o hibisco e o chá amarelo. Este último é rico em ácido gálico, uma substância que protege o fígado de toxinas e combate a retenção de líquidos.
Movimente-se já!
Se você não faz nenhuma atividade física, isso pode contribuir bastante para o inchaço permanecer por mais tempo. Até um exercício comum como a caminhada pode auxiliar no combate à sensação de “balão cheio". A atividade física estimula a circulação sanguínea e acelera o metabolismo. Por isso, mexa-se. Está sem grana para a academia? Reserve um tempinho para dar algumas voltas pela sua vizinhança e também alongue lentamente cada parte do corpo. Isso já vai ajudar bastante.
Beba muita água
Uma garrafinha de água pode e deve ser uma companheira no seu dia a dia. Tenha uma onde você estiver: carregue uma na bolsa, deixe sempre uma na mesa do trabalho, em casa e, é claro, na hora de fazer algum exercício. Manter uma boa hidratação contribui para a eliminação de toxinas e uma maior circulação sanguínea. Com isso, o sódio presente no corpo não fica retido, o que facilita a redução do inchaço. Além desses benefícios, a água favorece o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, que também pode ocasionar mal-estar e inflar o abdômen.
Alimentos poderosos
Alguns alimentos têm o poder de auxiliar no combate ao inchaço. Tenha sempre em suas refeições itens como frutas (por exemplo, abacaxi, melão e melancia), folhas verdes, cenoura, cereais, arroz integral, mel e carnes brancas.
Consuma com moderação, ou evite, feijão, carnes vermelhas, frituras, queijos amarelos, refrigerantes, embutidos e açúcar, pois são alimentos mais pesados, que fermentam com facilidade e causam desconforto abdominal, inchando a sua barriga.
Faça drenagem linfática
Você pode conferir aqui algumas técnicas de massagem que combatem a gordura localizada e o inchaço. A drenagem linfática é a melhor delas para desinchar e combater a retenção de líquidos. Ela pode ser feita por profissionais em clínicas de estética, mas você também pode fazê-la em casa com movimentos simples e fáceis:
- Com a ajuda de um hidratante deslize levemente as mãos, começando pelos tornozelos e subindo para as coxas;
- Depois faça o mesmo movimento, da parte interna das coxas até a altura da virilha;
- Faça levemente o movimento em cada braço, passando dos punhos até a axila;
- Finalize com movimentos circulares no abdômen, em volta do umbigo.
Com essas medidas você vai conseguir mandar o inchaço para bem longe, deixando você mais fininha e com mais bem-estar.