quinta-feira, 24 de abril de 2014

Ioga a 40 graus


Febre nos Estados Unidos, a hot ioga, modalidade praticada em uma sala com temperatura entre 40 e 44 °C, está começando a fazer muita gente suar também por aqui. O exercício é intenso e promete bem-estar na mesma medida. A aula trabalha a flexibilidade da coluna em 26 posturas clássicas da hatha ioga, com durações curtas e repetidas duas vezes cada uma, em uma sequência fixa de 90 minutos. "Isso favorece o sistema nervoso e tira a pressão das vértebras. Há ainda um uso significativo dos músculos das pernas, o que ajuda a fortalecer os joelhos", diz a instrutora Karina Ruiz, do YogaLab, estúdio especializado na técnica, em São Paulo. Saiba mais sobre o método: 

Por que tão quente? 
"O calor faz com que o corpo queime mais calorias e elimine mais toxinas pelo suor. O desafio de se exercitar em uma sala aquecida e úmida também ensina a dominar a respiração e a tranquilizar a mente", diz Karina. 

Quais são os benefícios? 
Segundo a instrutora, a hot ioga ajuda a melhorar a postura, a minimizar os problemas de coluna, a fortalecer os músculos, os ossos e todos os sistemas do organismo, além de regular a pressão arterial, o nível de açúcar no sangue e o metabolismo. A prática ainda diminui o stress e a ansiedade. 

Como não se desidratar? 
A dica é beber bastante água antes, durante e no final da aula. Ao longo do dia, complete com suco e água de coco, além de frutas e vegetais. No entanto, é proibido café, chás com cafeína e bebidas alcoólicas. 

Que roupa usar? 
Peças confortáveis, como bermuda, legging, camiseta e top de tecidos leves e flexíveis. 

Quem pode fazer? 
Com paciência e dedicação, qualquer pessoa pode fazer a hot ioga. A prática só não é aconselhável para menores de 13 anos.

0 comentários:

Postar um comentário