quinta-feira, 16 de maio de 2013
Hábitos alimentares para 2013: as novas tendências de consumo para este ano.
17:23
0 comments
Este mês, a revista Food Technology publicou
8 tendências
alimentares para 2013. O
autor do artigo, Elizabeth Sloan, coletou
dados de campo e as separou em:
DESLOCALIZAÇÃO DO PALADAR:
No passado, era costume comer apenas para o próprio sustento, hoje
esse hábito tende ao "gosto". É uma nova experiência marcada pela culinária, pelo frescor e os
sabores característicos de cada alimento.
DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE
SAÚDE:
Os dados mostram que a maioria das pessoas fazem relação da
palavra "fresco" com
a palavra "saúde”, considerando que o alimento
fresco é mais saudável. Outros
relatórios apontam relações entre o conceito de "alimentos
saudáveis" as palavras: "caseiros",
"artesanato", "autêntico", "sazonal" e "nunca
congelado".
COZINHAR PARA AS GERAÇÕES:
O mercado de alimentos está
desenvolvendo mais produtos para se fazer em casa. Com habilidades limitadas na cozinha, a nova geração está mais
inclinada a consumir refeições prontas e refeições congeladas, mas 44% dos jovens chefs preparam pratos e
afirmam que alimentos frescos são mais saudáveis.
COMER SÓ:
Houve
um aumento no número de adultos que comem sozinhos. Além disso, esses comedores solitários estão preferindo alimentos saudáveis ao
invés dos congelados.
Nos
últimos anos, os consumidores estavam mais interessados em experimentar sabores
étnicos em geral, mas, recentemente, alimentos e sabores específicos de outras cozinhas foram
integrados na nossa culinária.
ALIMENTOS PEQUENOS:
A
partir da lista de novos alimentos vendidos no ano passado mostrou-se que os
produtos de tamanho pequeno, que você pode segurar em uma das mãos ou para comer em poucas mordidas
são os mais populares. 45%
dos consumidores querem “barras de cereal” porque podem ser consumidos em qualquer
lugar, seja doce ou salgado. A tendência de mini-alimentos é
tão importante que até mesmo restaurantes estão se adaptando.
SUPLEMENTOS SUPER:
Em 2012, 78% dos
consumidores se comprometeu a tomar mais vitaminas e 57% têm
tentado a consumir mais produtos com ingredientes
nutricionais especiais da força muscular está entre os 10 maiores problemas de
saúde nos Estados Unidos e do Canadá e
está rapidamente se tornando um mercado de alimentos lucrativo.
A MÃE:
As
mães são mais propensas para comprar alimentos e bebidas e
procurar ativamente informação nutricional. Palavras como "orgânico "e" GM",
são muito importantes nesse sentido, de modo a influenciar a
experiência de compra.
0 comentários:
Postar um comentário