Bem estar

7 erros típicos ao se fazer uma dieta

Por mais que você se esforce para manter a dieta em dia, às vezes é difícil não errar





“Começo a dieta na segunda-feira”. Se você se identificou com essa frase, é porque ao menos uma vez na vida já tentou reorganizar sua vida alimentar, seja por uma questão estética, seja por uma questão de saúde. Pode ser difícil abandonar velhos costumes de alimentação em nome de um estilo de vida mais saudável, e muitas pessoas acabam caindo nos mesmos erros. Os erros mais comuns que encontramos são:

1 – Não incluir exercícios na rotina

Embora a alimentação seja parte importante tanto do processo de perda de peso quanto do objetivo de levar uma vida saudável, os exercícios não devem ser deixados de lado em nenhuma das duas situações. Praticar algum tipo de atividade física condiciona o corpo e ajuda o organismo a se manter são.

2 – Exagerar no álcool

A ingestão de álcool também influencia negativamente na perda de peso, uma vez que a substância já é, naturalmente, bastante calórica – com cerca de 7 gramas calorias por grama. Além disso, cada bebida possui também seu próprio valor calórico, que também entra na soma da quantidade de calorias ingeridas. Portanto, mudar a alimentação é uma atitude mais eficiente quando aliada à diminuição da ingestão de álcool.

3 – Abrir muitas exceções

De vez em quando, é natural que se saia da programação de alimentação feita por você. Entretanto, se essas exceções forem muito frequentes, a tendência é que se tornem a regra. Força de vontade e dedicação são necessárias para que o novo tipo de alimentação se torne costume, de modo que você não precise fazer grande esforço para segui-lo.

4 – Saltar refeições

Quando se está em uma dieta, é comum que as pessoas pensem que quanto menos se alimentarem, melhor será o resultado final. Mas isso não é verdade. Manter um padrão de alimentação com ao menos seis refeições por dia, de preferência sempre nos mesmos horários. Isso permite que o organismo se adapte a um padrão e ajuda o metabolismo a funcionar corretamente.

5 – Comer rápido demais

Não apenas o tipo de alimentação é importante na dieta, mas também a forma de se alimentar. É necessário que se tenha um horário destinado especialmente à alimentação, para que se coma com calma. Isso ajuda, também, no metabolismo.

6 – Ingerir poucos líquidos

Os líquidos são necessários para regular o funcionamento do organismo. A água, claro, é o mais importante desses líquidos, mas não deve ser o único. Bebidas gaseificadas, como a água tônica e mesmo a água com gás, ajudam a expandir o estômago e, com isso, proporcionam a sensação de saciedade. Alimentos líquidos, como sopas e caldos, também não devem ser esquecidos. É importante que se ingira ao menos 2,5 litros ao dia.

7 – Acreditar piamente nos produtos light

Na maioria dos casos, esses alimentos realmente contêm menos calorias e são de grande ajuda na hora de perder peso. Mas, como eles ainda possuem muitos conservantes e outras substâncias químicas, alimentar-se apenas desses alimentos não é a opção ideal. O melhor, então, é escolher sempre verduras, legumes e frutas o mais próximo possível do natural, incluindo produtos light apenas como complemento de sua alimentação diária.

25/02/2013

Descubra quais são os alimentos com ação antirrugas


Além de saborosos, leves e saudáveis, alguns alimentos podem ajudar a retardar o envelhecimento da pele




Conforme os anos vão se passando, mais difícil se torna conviver com os primeiros sinais do envelhecimento. O corpo já não tem a mesma disposição física, o metabolismo se torna mais lento e perder peso se torna uma tarefa ainda mais difícil. Mas, entre todas essas transformações, existe uma que incomoda um pouco mais, pois não tem muito como disfarçar, afinal, está ali logo de "cara". São as famosas rugas e linhas de expressões, sinais que insistem em aparecer para nos lembrar de que a idade chega e não perdoa.

De onde vem as rugas?
As rugas são resultado de um fenômeno fisiológico evolutivo e irreversível do envelhecimento da pele. Elas formam um pregueamento da superfície causado pela degeneração e diminuição de seus tecidos elásticos e de sustentação. As rugas denotam a idade biológica de cada pessoa, o que nem sempre tem a ver com a idade cronológica. Isso acontece porque além do envelhecimento natural, outros fatores como exposição ao sol, fumo e poluição contribuem para acelerar o envelhecimento da pele.
Como proteger a pele do aparecimento de rugas?
Como exposto acima, as rugas fazem parte de um processo evolutivo e natural de envelhecimento cutâneo, por isso, cedo ou tarde elas vão aparecer. Entretanto, existem recursos que podem retardar o maior tempo possível esse processo.
Além do uso de cremes, tratamentos estéticos e cuidados como evitar a exposição ao sol, alguns alimentos possuem propriedades capazes de prevenir ou retardar surgimento das rugas.
Alimentos que combatem o surgimento das rugas
De acordo com um estudo recente realizado pela Universidade Hallym, na Coreia do Sul, frutas como o morango e a romã, ajudam a prevenir o envelhecimento precoce de pele. Essas frutas são ricas em ácido elágico, um poderoso antioxidante. 
Na pesquisa, os cientistas expuseram células à radiação UVB, responsável pela vermelhidão e que pode causar câncer. Em seguida, adicionaram extrato de ácido elágico às culturas celulares. A pele tratada com a substância teve menos inflamações provocadas pelo excesso de exposição solar e a atividade das substâncias que contribuem para a degradação do colágeno também foi reduzida.

O colágeno é extremamente importante para pele, pois sem ele as células perdem a elasticidade e as rugas aparecem. Como a pesquisa foi feita in vitro, não existe um dado que informe a quantidade de frutas necessária por dia para garantir uma pele jovem, mas o que se sabe é que incluir tais alimentos no cardápio, além de saboroso, também pode ajudar a combater as rugas.

Em outro estudo realizado na Universidade de Manchester, na Inglaterra, o molho de tomate se mostrou um forte aliado na manutenção de uma pele jovem. Na pesquisa, foram acrescentadas 55 gramas de molho (o equivalente ao que consumimos em um prato de macarronada) à dieta diária de um grupo de mulheres com média de 30 anos. Os resultados mostraram que o licopeno, substância presente no tomate, tem a capacidade de reduzir a ação dos raios UVA, principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento.

Veja abaixo os alimentos que possuem propriedades antirrugas e entenda como eles agem no seu corpo garantindo a manutenção da beleza:

Morango
É uma fruta com baixo valor calórico, fonte de vitamina C, ácido fólico, betacaroteno (pró-vitamina A, cálcio, fósforo, ferro, potássio, fitonutrientes (antocianinas e elagitaninas). Possui propriedades antioxidantes que auxiliam no combate da degradação celular e combatem os radicais livres que causam o envelhecimento da pele. Fonte de ácido elágico, um antioxidante encontrado em framboesas e em outros legumes, que tem efeito fotoprotetor.

Romã
Fruta utilizada na medicina popular por suas propriedades terapêuticas. Considerado um alimento fitoterápico, possui vitamina A e B, cálcio, ferro, potássio e fósforo e manganês. Além disso, é uma grande fonte de antioxidantes.

Tomate
Rico em vitamina C, potássio e fósforo, com baixo valor calórico e rico em água. Contém licopeno, que faz com que tanto o tomate quanto os seus derivados ajudem a combater o envelhecimento da pele. Quanto mais vermelho e maduro, maior a concentração dessa substância.


Brócolis
Contém vitamina C, A, fibras, cálcio, zinco e ácido fólico. É um alimento com propriedades antioxidantes e, de acordo com algumas pesquisas, suas propriedades nutritivas podem atrapalhar o crescimento de células do câncer do tipo melanoma.

Cenoura
Fonte de betacaroteno, responsável pela coloração laranja e por reduzir o risco de queimaduras solares. Os cartenoides, classe a que pertence esse fotoquímico também podem aumentar a produção de melanócitos, células encarregadas de colorir a epiderme, garantindo maior proteção e prevenindo a vermelhidão da pele.

Salmão
Fonte de ômega 3, selênio e vitamina E, substâncias que garantem a firmeza dos tecidos e que bloqueiam a ação dos radicais livres. A vitamina E ajuda a retardar o envelhecimento das células por produzir uma enzima chamada colagenase, que inibe a formação de rugas.

Agora só depende de você! Que tal acrescentar esses alimentos hoje mesmo na sua dieta?



14/02/2012



Como a cerveja pode sabotar a sua dieta

Entenda porque a bebida companheira do happy hour pode atrapalhar a manutenção da beleza de suas curvas

Muitas mulheres controlam com rigidez a alimentação nas refeições, pois buscam ter um corpo firme e com belas curvas. Porém, é comum que estas mesmas mulheres que levantam a bandeira da “salada no almoço” esquecerem-se de contabilizar as calorias das cervejinhas tomadas após o fim do dia de trabalho.
Um copo de cerveja com 300 mililitros tem em média 150 calorias, o que é realmente muito pouco, mas a verdade é que, diante da animação do happy hour, pouquíssimas pessoas conseguem parar no primeiro copo, o que aumenta a quantidade de calorias adquiridas.
De acordo com um estudo elaborado em 2007 pela Escola Paulista de Medicina e financiado pela Secretaria Nacional Antidrogas, o Senad, o número de mulheres jovens, que têm entre 18 e 24 anos, que consomem bebidas alcoólicas – principalmente cerveja, nos últimos anos, alcançou a mesma proporção do número de homens nesta mesma faixa etária que mantém este hábito.
O estudo aponta ainda que as mulheres jovens bebem até 88% mais que as mulheres mais velhas – acima de 24 anos, o que demonstra que não se trata apenas da difusão do uso desta droga lícita, mas também do seu crescimento quantitativo.

Álcool em excesso: pneuzinho na certa

Percebendo o aumento dos índices de ingestão de bebidas alcoólicas também em seu país, equipes de cinco centros de estudos da Dinamarca fizeram uma pesquisa e comprovaram que um dos impactos de ingerir a partir de cinco copos de cerveja todos os dias durante a semana é o aumento da circunferência do abdômen. Esta pesquisa teve tanto impacto na comunidade científica que foi publicada na revista americana International Journal of Obesity.
A pesquisa dinamarquesa parece óbvia, afinal, fazendo os cálculos, quem consome diariamente os tais, no mínimo, um litro e meio de cerveja – ou seja cinco vezes 300 mililitros de um copo, está dando ao organismo 750 calorias extras. Mas o mais grave não é o fato de que estas calorias extras são tantas que equivalem às calorias de uma refeição principal, como um café da manhã, um almoço ou um jantar reforçado, e sim, a realidade de que o álcool, em alta concentração no sangue, dispara a produção de insulina, que, em excesso, estimula o organismo a armazenar gordura.

Consumo moderado e boas práticas

“Para diminuir a absorção do álcool no organismo e, consequentemente, evitar que o organismo crie mecanismos para acumular gordura – expressos externamente no corpo através dos temíveis ‘pneuzinhos‘, o indivíduo deve sempre ingerir carboidrato, proteína e gordura boa antes e durante o consumo da bebida alcoólica.”, alerta a nutricionista carioca Isabella Peixoto.
Portanto, comer antes e durante o chopinho não é só um conselho de mãe para evitar que a filha fique embriagada e sofra uma ressaca forte com dores de cabeça e enjoos no dia seguinte, e sim, uma verdade médica que deve ser obedecida para a manutenção da boa saúde – sabe-se que excesso de gordura faz mal ao coração, e da beleza física, é claro.

Cerveja com o quê?

Além do controle na quantidade de cerveja consumida e da importância de manter o estômago “forrado” antes e durante a ingestão da cerveja, é importante ficar atenta e não cair na armadilha de acompanhar a cerveja com alimentos com gordura ruim, como batata-frita, linguiças, salgadinhos fritos e queijos amarelos.
É possível se manter linda e saudável sem deixar de aproveitar a vida, basta saber moderar o consumo de álcool e fazer escolhas alimentares saudáveis.







26/01/2013


6 melhores frutas para saúde e beleza no verão

Conheça as frutas que podem ser aliadas da sua saúde e beleza na estação mais quente do ano



Para manter um corpo bonito e saudável no verão é importante adotar uma alimentação balanceada, que tenha como aliadas as frutas, capazes de atender perfeitamente a demanda do corpo por uma dieta mais leve e rica em ingestão de líquidos.
As frutas, além de saciarem a fome de forma refrescante e com baixo teor calórico, por terem alto teor de água e sais minerais em sua composição repõem os eletrólitos perdidos durante a transpiração causada pelo calor intenso do verão, permitindo a regulação da hidratação do corpo, do pH do sangue o funcionamento adequado dos neurônios e dos músculos.
Assim sendo, consumir frutas é a atitude ideal para quem quer ter o corpo bem nutrido em vitaminas e minerais e hidratado, que previna problemas de saúde e expresse toda sua beleza.

Uva e manga: energia nas atividades ao ar livre

Quem está em busca de ânimo para entrar em contato com a natureza fazendo atividades como caminhadas e passeios de bicicletas ou mesmo a prática de esportes na praia ou em parques, deve buscar comer frutas como a uva e a manga.
A uva é rica em açúcar e conta em sua composição com nutrientes como as vitaminas do complexo B, a vitamina C, o ferro, o cálcio e o potássio, que em conjunto são a fórmula perfeita para manter o organismo bem disposto.
“Um dos componentes mais importantes da uva é o resveratrol, que protege as nossas células com uma ação antioxidante, anti-inflamatória e benéfica ao sistema circulatório, que deve estar em dia para quem quer manter-se livre do sedentarismo” afirma a nutricionista Isabella Peixoto.
A manga também entra na lista das frutas parceiras de quem tem a intenção de aproveitar o verão com empenho em manter o corpo em movimento, pois contém vitaminas A, C, B1, B2 e B5, fósforo, cálcio, ferro, proteínas, gorduras e carboidratos, que aumentam a resistência do corpo e fortalecem os ossos.

Abacate e melancia: hidratação da pele e cabelos

Uma das grandes preocupações no verão é manter os cabelos e a pele hidratados, principalmente porque neste período ambos são submetidos a situações que podem provocar danos, como, por exemplo, os banhos nas águas salgadas do mar ou nas águas cheias de cloro das piscinas e a exposição excessiva ao sol.
A hidratação da pele e cabelos não se dá apenas com o uso de produtos de beleza, mas também através da boa nutrição, por isso consumir frutas como o abacate e a melancia é uma boa pedida.
O abacate é rico principalmente em vitamina E, gorduras monoinsaturadas e sais minerais, que permitem manter, mesmo diante da ação das estação de calor, os cabelos sedosos e hidratados e a pele livre do envelhecimento precoce.
Já a melancia, rica em vitaminas A, C e B, por ter 90% da sua polpa constituída por água ajuda o corpo a desintoxicar-se, mantendo os cabelos cheios de brilho. O licopeno contido nesta fruta é também um excelente auxiliar no combate aos radicais livres, substâncias nocivas que fazem com que a pele perca firmeza e elasticidade.

Melão e mamão: pele bronzeada e digestão regular

A vitamina A, do melão e do mamão é ótima para quem quer ganhar aquela corzinha no verão, pois ajuda a manter o bronzeado intenso. Outro benefício das duas frutas, que são formadas por quase as mesmas substâncias, é a melhora o funcionamento intestinal por conta tanto da celulose do melão quanto das fibras e enzimas do mamão.
Consumir frutas é muito fácil e não tem restrição de situação ao longo do dia, já que podem ser preparados sucos, saladas e doces com estas maravilhas que a natureza oferece para sua saúde e beleza.


20/01/2013


Barriga negativa: o que é?

Entenda o que é e quais são os riscos da busca pelo corpo magro sem orientações profissionais



A busca pelo corpo perfeito e escultural leva as mulheres à procura de dietas sem orientações médicas e exercícios físicos sem acompanhamento de um personal trainer. Essas atitudes aliadas a má alimentação pode causar danos bastante preocupantes à saúde.
Mas para chegar à silhueta desejada pela maioria das mulheres, surgem novas formas e caminhos alternativos para atingir o resultado esperado. A moda da vez é a barriga negativa.
Recentemente a modelo Candice Swanepoel publicou em sua conta do Twitter uma foto onde aparece com um abdome mais profundo que os ossos do quadril e as costelas.
O padrão de beleza considerado ideal, torna-se preocupante e rende opiniões adversas no mundo médico. Até que ponto é saudável fazer de tudo para conquistar um ‘corpo perfeito’?
Segundo o personal trainer Kamilo Souza, a partir do momento que você não faz exercícios físicos e não se alimenta corretamente para ter a saúde em dia, nada vale os treinamentos.
“As pessoas tem que entender de uma vez por todas que ter um corpo perfeito é ter um corpo com saúde. Não adianta em nada ter um corpo magro demais, se ele não é saudável” esclarece o personal.
É preciso também aliar todos os exercícios físicos aos exames de rotina. “É crucial que as pessoas façam as coletas de sangue para analisar índices como gordura, colesterol, entre outros. Ter todos esses acompanhamentos é que define um corpo saudável e podemos sim chamar de perfeito”, comenta Kamilo.
Segundo médicos, a barriga da modelo faz apologia a magreza extrema e não há possibilidade de inverter a curvatura dos músculos.
“Jamais a mulherada deve deixar de se alimentar com frutas, verduras e legumes e praticar exercícios físicos sem recomendação médica. Estará buscando problemas futuros muito sérios”, alerta o personal trainer.
Além de prejudicar o corpo, a busca desenfreada pela barriga negativa pode levar a transtornos na mente.
“A pessoa quer tanto ficar magra que acaba deixando de comer e beber ou até forçando a eliminar o que se alimentou. Pode surgir a anorexia e a bulimia”, explica Kamilo.
Para quem está começando a academia, fique atento: não queira perder peso rápido demais.
“Querer ficar sem os quilinhos que já tem de um dia para o outro também não é nada saudável. O profissional que está orientando a pessoa na academia deve calcular também o I.M.C. (Índice de Massa Corpórea)”, alerta o personal trainer.
Mas como conquistar um corpo saudável e esteticamente bonito? Kamilo sugere: “Alie exercícios físicos controlados por um profissional de confiança, procure fazer uma dieta orientada pelo nutricionista e pense de forma saudável. Corpo bonito é corpo bem cuidado e metabolicamente em dia”, finaliza o personal trainer.








21/12/2012

Cuide da saúde dos seus rins

As doenças renais costumam ser silenciosas e só apresentam sintomas quando estão em estágio avançado, mas com alguns cuidados diários, é possível evitá-las


O bom funcionamento dos rins é essencial para a saúde e para o funcionamento do organismo como um todo, mas muitas vezes os cuidados com esss órgãos acabam sendo negligenciados.


Algumas doenças não apresentam sintomas aparentes em um primeiro momento e o diagnóstico só é feito quando já estão em estado avançado, o que complica o tratamento e compromete a cura. É o caso das Doenças Renais Crônicas, também conhecidas como DRC, termo que se refere às doenças que acometem os rins por um período superior a 3 meses.


No organismo, os rins são vitais e têm a função de filtrar o sangue, controlar os níveis de água e sal do corpo elimando as toxinas e quaisquer substâncias tóxicas e resíduos do organismo através da urina, além de ajudar a controlar a hipertensão arterial, os sais minerais, os hormônios, os nutrientes e estimular a produção de glóbulos vermelhos.


Com graus de gravidade diferentes, as principais doenças renais são a nefrite, a infecção urinária, o cálculo renal, a obstrução urinária, a insuficiência renal aguda e a crônica, os tumores renais, as doenças multissistêmicas, congênitas e hereditárias e as nefropatias tóxicas. Fatores como histórico de doenças renais, hipertensão e a diabetes, tanto da própria pessoa como de alguém de família, são considerados de risco e podem aumentar as chances de desenvolver uma doença renal.


Quem faz parte desse grupo, deve redobrar os cuidados para controlar a pressão, a glicemia, observar alterações típicas das doenças renais como o aumento nos níveis de cálcio e fósforo e, principalmente fazer um acompanhamento com um médico nefrologista. Através de exames laboratoriais realizados periodicamente, é possível observar a regularidade do funcionamento dos rins e fazer um diagnóstico precoce, caso surjam problemas.


Sintomas como inchaços nas pernas, no rosto, cólica renal, infecção urinária, urina escura, com espuma ou sangue, podem estar relacionadas aos problemas renais e devem ser analisados.

Se os exames clínicos certificarem de que os rins não estão funcionando corretamente e já não conseguem filtrar a sujeira do organismo, as alternativas são o transplante e a hemodiálise.
Para realizar um transplante, é necessário encontrar um doador compatível, o que nem sempre é fácil e obriga a maioria dos pacientes a se submeterem a hemodiálise, um processo no qual uma máquina realiza o processo de filtragem.
Entretanto, algumas medidas simples podem ajudar a preservar a saúde dos seus rins por um longo período.

Beba água

A ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia ajuda a filtrar e purificar os rins, além de colaborar no processo de eliminação do sal. Quem bebe pouca água, sobrecarrega os rins afetando esse processo de filtração.

Controle o peso

O sobrepeso também faz com que os rins, assim como todos os órgãos do corpo fiquem sobrecarregados, além de poder desencadear a hipertensão e o diabetes, que danificam os rins.

Alimente-se bem

Uma boa alimentação, pobre em gorduras e rica em vitaminas e fibras colabora com a preservação das funções renais, sobretudo o consumo de alimentos ricos em vitamina K, presente no limão, no brócolis, no boldo, no espinafre, na couve-flor e nas folhas verde-escuras, que ajudam a prevenir o surgimento de pedras nos rins e cálculos renais.

Não abuse do álcool

Em pequenas proporções, o álcool pode ter função duirética ajudando o trabalho dos rins, mas em excesso, a ingestão de álcool tem o efeito contrário e causa danos aos rins, além de favorecer o desenvolvimento de problemas como a hipertensão e comprometer a saúde do fígado.

Cuidado com o cigarro

Não é só o pulmão que se prejudica com o cigarro, ele também afeta os rins formando pequenos bloqueios nos tubos por onde o sangue corre, contribuindo para o surgimento dos problemas de pressão e de doenças renais.

Não abuse dos remédios

Quem abusa do uso dos remédios, desde os controlados, até um simples analgésico pode acabar comprometendo o funcionamento dos rins a longo prazo, por isso, evite a automedicação e não abuse dos remédios.
Se você perceber alterações na urina, cansaço excessivo, inchaços e principalmente se tiver problemas como pressão alta e diabetes, ou histórico familiar, procure um especialista e cuide-se.
 

14/12/2012

Conheça a importância do check up ginecológico

Entenda porque é importante visitar, pelo menos, de seis em seis meses, o seu ginecologista


De seis em seis meses é preciso que tanto os homens quanto as mulheres façam exames de rotina para conferir se está tudo bem com a saúde. Coletar o sangue, fazer ultrassom, entre outros, são essenciais para preservar de doenças, além de ter acompanhamento médico anualmente.
Além desses exames, é preciso que as mulheres realizem o chamado check up ginecológico. “A prevenção é o melhor caminho para se ter boa saúde. Muitas doenças não se mostram através de sintomas perceptíveis, como dor, corrimento, por exemplo. Então, só durante uma avaliação completa, durante uma consulta médica e depois realizando alguns exames é que se podem descobrir alguns problemas. E a maioria das doenças, se descobertas, em fase inicial, tem mais chances de cura e resolução simples”, explica a ginecologista Bárbara Murayama.
Segundo a ginecologista, o recomendado é que você visite o seu médico, pelo menos, de seis em seis meses. “Para mulheres com vida sexual ativa, as que utilizam algum método contraceptivo como pílulas ou mesmo DIU ou já passaram da menopausa, é importante para realizar controles de medicações, pressão arterial e sintomas.
Para as mais jovens, até as que ainda não iniciaram a vida sexual, é importante, não só para avaliar possíveis problemas como alterações da menstruação, cólicas, alterações nas mamas, TPM, por exemplo, mas também para aproveitar a oportunidade e fornecer orientações sobre o seu próprio corpo, mudanças que acontecem em cada fase da vida, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e todas as outras dúvidas que elas tiverem”, diz.
Barbara diz que esses exames de prevenção buscam uma série de problemas. “A principal preocupação é o câncer de colo de útero e o câncer de mama, que são doenças ainda muito frequentes no país. Mas as visitas de rotina, buscam não só a prevenção dessas duas doenças, mas também o tratamento de outros problemas, como corrimentos, dores nas mamas, alterações nas menstruações, entre outros”, comenta.
Para as mulheres que estão iniciando sua vida sexual, é uma boa forma de esclarecer algumas dúvidas. “É durante as visitas de rotina que aproveitamos para orientar e tirar dúvidas sobre DST, métodos contraceptivos e todas as outras questões que a paciente tiver”, explica.

Fique atenta

É importante conversar com o ginecologista para que ele analise quais exames são necessários fazer. Mas normalmente, os principais são: Papanicolau, ou citologia do colo uterino, e a mamografia.
“O papanicolau é o preventivo para câncer de colo do útero e outras lesões causadas pelo HPV. Deve ser realizado desde o início da vida sexual uma vez por ano. Hoje, com o avanço de técnicas laboratoriais, já é possível realizar outras análises como avaliações hormonais, e de diversas doenças sexualmente transmissíveis pela mesma coleta.
Outro exame imprescindível é a mamografia que deve ser realizada anualmente em mulheres acima de 40 anos. Se a mulher tem alguma familiar de primeiro grau com câncer de mama, deve iniciar aos 35 anos”, explica.
Outros exames poderão ser adicionados ao check-up da mulher, dependendo das suas necessidades e histórico familiar. “O ultrassom pélvico, ultrassom de mamas, densitometria óssea, exames de sangue para avaliar possível anemia, avaliação da glândula tireóide, colesterol, glicemia, taxas hormonais e de vitaminas, exame de urina, entre outros, podem ser incluídos sim nos exames”, finaliza Barbara.
09/12/2012


Dicas para evitar e amenizar a ressaca

Exagerar no consumo de álcool, pode ter consequências graves e desagradáveis, uma delas é a ressaca




Em um dia você está lá, se divertindo, dançando, rindo e bebendo com os amigos, mas no dia seguinte, não tem ninguém que possa dividir com você os incômodos causados pela ressaca. Além da dor de cabeça insuportável, ainda tem enjoos, tonturas, calafrios, sede, sensibilidade à luz, um gosto ruim na boca e uma indisposição que parece não ter fim. Se você já passou por isso, sabe bem do que estamos falando, mas se nunca passou, é bom nem querer descobrir.
A ressaca é fruto de um conjunto de sintomas da intoxicação que ocorre quando você consome álcool em excesso. Para absorver todo o álcool ingerido, o organismo tem que fazer um enorme esforço, e tal esforço sobrecarrega todos os órgãos envolvidos no processo, sendo que o fígado é o mais afetado.
O fígado tem a função de produzir as enzimas que absorvem o etanol, mas quando o consumo do álcool é interrompido, ele leva um tempo para assimilar e enquanto isso não ocorre, entra em um processo parecido com o de uma abstinência, desestabilizando todo o organismo e o sistema nervoso, gerando os sintomas citados no início.
Para ajudar você a evitar a ressaca, ou combatê-la quando exagerar e beber demais, selecionamos 9 dicas úteis.

1 – Não exagere

A primeira e infalível dica para quem não quer ter ressaca é justamente não beber em excesso, pois além da ressaca, a bebida é responsável por muitos acidentes, brigas e também pode contribuir com o aumento de peso, diabetes, gastrite, úlcera, hepatite e lesões cerebrais.

2 – Não misture

Cada bebida alcoólica é feita com ingredientes e métodos diferentes que funcionam bem sozinhas, como os destilados e fermentados. Ao misturar determinada bebida com outras diferentes, você pode potencializar os efeitos nocivos e fazer com o que o corpo rejeite a mistura.

3 – Alimente-se antes e durante o consumo de álcool

Quando se bebe de estômago vazio, o organismo absorve o álcool mais rapidamente, fazendo com que as pessoas fiquem bêbadas mais rapidamente. Alimentando-se tanto antes, quanto durante a bebida, o álcool demora mais tempo para entrar na corrente sanguínea e o cérebro. Alimentos ricos em amido, vegetais e com glicose ajudam a retardar a absorção do etanol pelo organismo.

4 – Hidrate-se

Beber água durante e após a ingestão de bebida alcoólica ajuda a diluir o álcool e liberá-lo mais rapidamente. Como o álcool é diurético, ele aumenta a quantidade de urina produzida pelo organismo e a água ajuda o organismo a metabolizar o álcool mais rapidamente eliminando seus resíduos tóxicos através da urina. Intercale a ingestão de álcool com água ou outras bebidas não alcoólicas para evitar desidratação e transtornos no dia seguinte.

5 – Evite a cafeína

Ao contrário do que muita gente imagina, tomar um cafezinho amargo para diminuir a dor de cabeça nem sempre funciona no caso de ressaca. A cafeína estimula o sistema nervoso, o que pode piorar a dor de cabeça, além de possuir propriedades diuréticas que ajudam a desidratar o organismo.

6 – Coma alimentos leves

Colabore com o seu organismo consumindo alimentos de mais fácil digestão, já que ele acaba de ser sobrecarregado com a grande ingestão de álcool. Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos, proteínas magras, frutas, vegetais e muito líquido, alimentos que fornecem energia para o fígado processar e eliminar as toxinas e o excesso de álcool. Fuja das frituras, molhos, queijos amarelos e gorduras que sobrecarregam o sistema digestivo.

7 – Escolha bebidas de qualidade

Se você não tiver confiança total na procedência da bebida, talvez seja melhor nem beber. O mercado está cheio de bebidas falsificadas que prometem o mesmo sabor, mas que por serem feitas com produtos de baixa qualidade detonam o organismo com mais facilidade.

8 – Cuidado com os remédios

Existem remédios que ajudam minimizar os danos causados pelo álcool, mas cada um deles age em um ponto específico da dor, o que leva algumas pessoas a tomarem diferentes remédios para combater os diferentes sintomas, como analgésicos, antiácidos e outros. Portanto é melhor tomar cuidado, pois o excesso de remédios além de ser perigoso, pode sobrecarregar o fígado.

9 – Descanse

Se a ressaca te pegou, o jeito é enfrentá-la pacificamente. Permaneça o maior tempo possível na cama, longe da luz dando ao seu corpo tudo aquilo que ele precisa depois de tanta agitação: repouso.
Cada pessoa precisa conhecer o seu próprio limite para enfim conseguir beber com moderação. Além de mais elegante, isso evita não só a ressaca, mas uma série de outros transtornos, vexames e até confusões. E lembre-se sempre: se beber, não dirija.



01/12/2012

Falsa magreza

Quem está dentro do peso normal, mas leva uma vida sedentária precisa ter atenção, pois pode desenvolver doenças características do sobrepeso


Ser magra é sinônimo de ser saudável, certo? Nem sempre. Não adianta nada estar em dia com a balança, ter curvas definidas e uma silhueta de dar inveja, mas continuar entregue ao sedentarismo. Nestes casos, quem está acima do peso, mas mantém uma rotina de exercícios, sai ganhando.
O problema é que a falsa magreza também pode representar riscos à saúde, assim como a obesidade. Pessoas dentro do peso considerado normal podem desenvolver algumas alterações metabólicas que aumentam as chances de doenças características do sobrepeso e da obesidade, como diabetes, colesterol e hipertensão.
Outro problema bastante frequente da falsa magreza, é o acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo. Isso ocorre devido a uma combinação de fatores, que incluem a vida sedentária, fatores genéticos e uma má alimentação.
Nas mulheres, a gordura extra tende a se acumular nos membros inferiores, principalmente no culote, bumbum e coxas. É aí que surge a temida celulite.
Portanto, as falsas magras são aquelas mulheres que aparentam ter um corpo fininho, magérrimo, mas tem o quadril, rosto, coxas, braços mais gordinhos ou gorduras localizadas.

Dicas para evitar o acúmulo de gordura

O segredo da boa alimentação não está nas dietas milagrosas, que prometem eliminar vários quilos em poucos dias, mas sim na reeducação alimentar. É preciso aprender a comer da maneira correta para manter o corpo em forma de maneira saudável e segura.
Vale lembrar que nenhuma dieta vale para todo mundo e a alimentação deve ser adequada de acordo com a rotina e as necessidades de cada um.
Acertar na proporção de nutrientes em cada refeição também é fundamental, assim como considerar que quantidade nem sempre equivale à qualidade.
Faça refeições regulares, numa média de cinco a seis por dia, a cada três horas. Evite excessos de gorduras, fuja do fast-food, leve sempre na bolsa alimentos práticos para o consumo e beba bastante água.
Fazer exercícios também é de fundamental importância para evitar o acúmulo de gordura, fortalecer o corpo e garantir melhor qualidade de vida. Escolha atividades que lhe proporcionem prazer. Se não gostar dos aparelhos e aulas das academias, prefira caminhar ou andar de bicicleta.

25/11/2012

6 abdominais para chapar a barriga

15 minutos diários podem fazer diferença para quem quer passar o verão com o abdômen em forma



Quando o verão se aproxima, as academias de ginástica começam a ficar lotadas de gente tentando perder os quilos extras adquiridos durante o resto do ano. Mas, ainda que você não tenha tempo de frequentar uma academia, pode colocar o corpo em dia sem sair de casa.
Como toda mulher quer um abdômen definido para curtir a estação em forma, preparamos uma série de exercícios para chapar a barriguinha em apenas 15 minutos diários e poder desfilar na praia ou na piscina.

1 – Perna e tronco trabalhando juntos

Deite-se de barriga para cima, apoiando os pés unidos no chão e posicionando as mãos atrás da cabeça. Em seguida, levante as pernas em direção ao tronco, enquanto expira e eleva o tronco em direção aos joelhos. Volte à posição inicial, repetindo dez vezes o movimento. Após alguns dias, passe a repetir o exercício 15 vezes e, novamente, após alguns dias, repita-o por 20 vezes.

2 – Elevação de quadril

Deite-se de barriga para cima, elevando as pernas levemente flexionadas e estendendo os braços ao lado do corpo, com as palmas das mãos voltadas para baixo. Eleve os pés em direção ao teto, até desencostar a lombar do chão, concentrando a força para o movimento na região do abdômen, tentando não utilizar o impulso das pernas. Os braços estendidos servem de apoio para manter o corpo estável durante o exercício. Volte à posição inicial, repetindo dez vezes o movimento. Após alguns dias, passe a repetir o exercício 15 vezes e, novamente, após alguns dias, repita-o por 20 vezes.

3 – Alternando as pernas

Deite-se de barriga para cima, estendendo as pernas no chão e mantendo os joelhos levemente flexionados, ao mesmo tempo em que sustenta a cabeça e os ombros pouco acima do chão. Eleve as pernas em direção ao tronco de maneira alternada, enquanto manter a lombar encostada no chão. Volte à posição inicial, repetindo dez vezes o movimento. Após alguns dias, passe a repetir o exercício 15 vezes e, novamente, após alguns dias, repita-o por 20 vezes.

4 – Unindo as pernas

Deite-se de barriga para cima, estendendo as pernas no chão e mantendo os joelhos levemente flexionados, ao mesmo tempo em que sustenta a cabeça e os ombros pouco acima do chão, com as mãos atrás da cabeça. Eleve as pernas unidas em direção ao tronco e, em seguida, volte à posição inicial, repetindo dez vezes o movimento. Após alguns dias, passe a repetir o exercício 15 vezes e, novamente, após alguns dias, repita-o por 20 vezes.

5 – Pés fixos

Deite-se de barriga para cima, com os pés apoiados no chão e os joelhos flexionados. Para manter os pés fixos no chão, recomenda-se o uso de caneleiras pesando entre 2kg e 5kg. Posicione as mãos sobre o peito e eleve o tronco em direção às pernas, desencostando completamente a lombar do chão. Volte à posição inicial, repetindo dez vezes o movimento. Após alguns dias, passe a repetir o exercício 15 vezes e, novamente, após alguns dias, repita-o por 20 vezes.

6 – Abdominal lateral com os pés fixos

Deite-se de barriga para cima, com o pé direito apoiado no chão e a perna esquerda dobrada e cruzada por baixo da direita. Mantenha a mão direita atrás da cabeça e a esquerda sobre a barriga. Eleve o tronco, levando o cotovelo direito em direção à perna esquerda. Volte à posição inicial, repetindo dez vezes o movimento. Quando acabar, inverta os lados. Após alguns dias, passe a repetir o exercício 15 vezes e, novamente, após alguns dias, repita-o por 20 vezes. Novamente, para manter os pés fixos no chão, utilize caneleiras pesando entre 2kg e 5kg.
Realize todos os exercícios propostos, esteja você no nível iniciante (10 repetições), intermediário (15 repetições) ou avançado (20 repetições). Finalizando todos eles, você estará fechando a primeira série. Em qualquer um dos níveis de dificuldade, o indicado é repetir a série três vezes.






18/11/2012


Perigos de misturar anticoncepcional com outros medicamentos



Você já ouviu falar de alguém que engravidou mesmo tomando anticoncepcional? Talvez tenha até alguma amiga ou conhecida bem próxima que passou por essa situação, certo? Pois saiba que esse tipo de caso é mais comum do que você imagina – e pode ser causado pela mistura da pílula anticoncepcional com outros medicamentos, destinados a tratamentos médicos variados.
Além disso, há o óbvio risco para a saúde quando utilizamos vários medicamentos de forma simultânea. De acordo com um levantamento do Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas (Sinitox), do Instituto Fio Cruz, o uso indiscriminado de medicamentos é responsável pela maior parte das intoxicações, estando mesmo na frente da ingestão de venenos, agrotóxicos e até drogas.
O que ocorre é que a maioria dos medicamentos que tomamos é primeiro processada no fígado. Em seguida, as substâncias e princípios ativos são distribuídas pelo organismo através da corrente sanguínea.
Nessa passagem pelo fígado, algumas substâncias exigem um esforço maior do órgão para que possam ser absorvidas e é isso que faz com que outras substâncias, provenientes de outros medicamentos, deixem de ser corretamente absorvidas. Por isso é comum dizer que um medicamento “cortou o efeito” do outro.
Em alguns casos, a pílula anticoncepcional pode perder até 50% de seu efeito quando misturada a outros medicamentos. É claro que nem todas as drogas receitadas pelos especialistas alteram o funcionamento do anticoncepcional, mas há cerca de 400 remédios cujo princípio ativo influencia de alguma forma não apenas na eficácia do anticoncepcional. Alguns medicamentos podem causar outros problemas, quando tomados juntamente com os anticoncepcionais.

Anticoncepcional e remédios para tratamento psiquiátrico em geral

Os medicamentos barbitúricos, como o fenobarbital (presente no Gardenal) e a carbamazepina (utilizada em pílulas contra a epilepsia) podem reduzir drasticamente os efeitos do anticoncepcional.

Anticoncepcional e Erva de São João

A Erva de São João é um medicamento fitoterápico, utilizado como antidepressivo natural. O que parece inofensivo, na verdade, pode anular o efeito do anticoncepcional em até 60%.

Anticoncepcional e procinéticos/laxantes

Procinéticos são os medicamentos usados no tratamento de refluxo. Tanto os procinéticos quanto os laxantes diminuem o tempo de permanência do anticoncepcional no intestino, diminuindo sua absorção e, naturalmente, sua eficácia.

Anticoncepcional e antibióticos

A maior parte dos antibióticos interfere no funcionamento dos anticoncepcionais, mas os considerados mais danosos são aqueles cuja fórmula contém rifampicina. Esses cortam o efeito em até 50%.

Outras combinações

Combinar anticoncepcional e anti inflamatórios, antifúngicos, analgésicos e até medicamentos antimicóticos pode reduzir a eficácia do tratamento. Os anti inflamatórios, quando tomados de maneira conjunta com os anticoncepcionais, podem causar sangramento.

Fatores indiretos

Além dos medicamentos, outros fatores também podem diminuir o efeito do anticoncepcional de maneira indireta.
O consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, não compromete o tratamento, desde que a mulher não exagere, vindo a vomitar. O vômito causado pelo excesso de álcool, sim, pode afetar o efeito da pílula. Da mesma forma, uma eventual diarreia também pode ser a responsável por essa diminuição.
cigarro é outro fator decisivo. A combinação entre ele e a pílula aumenta o risco de doenças cardiovasculares, já que o método contraceptivo é composto de estrogênio e progesterona. Assim, a única pílula indicada para mulheres fumantes é a que contém apenas progesterona em sua composição.
É fundamental conversar com o médico antes de misturar quaisquer medicamentos. Ele pode te orientar adequadamente para que você tome os cuidados necessários, caso a medicação a ser tomada não possa ser substituída.






10/11/2012


5 coisas que os médicos gostariam de lhe dizer

Alguns dos pedidos dos médicos são a franqueza do paciente e a revelação da real situação; sem omissões



Alguma vez, durante uma consulta médica, você já se perguntou o que, de fato, seu médico estava pensando enquanto lhe consultava? E o que realmente ele gostaria de lhe dizer?
As consultas médicas são, geralmente, muito sucintas e objetivas e por isso, não sobra muito tempo para um bate-papo com o médico a fim de sabermos, de fato, o que ele está pensando e o que realmente gostaria de dizer. Confira a seguir algumas verdades que os médicos gostariam de dizer aos seus pacientes se pudessem.

1 – “Explique os seus sintomas com exatidão: quando começaram, o que são e em que frequência acontecem.”

De acordo com alguns médicos, saber explicar os sintomas com exatidão faz com que o diagnóstico seja mais preciso e ajuda a tornar o tratamento mais eficaz.
No entanto, muitos pacientes explicam o que está acontecendo de maneira confusa, o que pode prejudicar as decisões tomadas pelo médico. Por isso, vale a pena elaborar uma lista com os sintomas e lembrar-se de acrescentar os detalhes: o que você realmente está sentindo, quando os sintomas começaram e com que freqüência acontecem.

2 – “Por favor, não me faça ler as páginas que você imprimiu da Internet.”

Muitos pacientes costumam pesquisar em sites de busca sobre o significado dos sintomas observados. No entanto, os médicos afirmam que muitos sites disponíveis na rede dispõem de informações superficiais e muitas vezes incorretas, o que pode levar o paciente a sofrer por antecipação sem realmente saber o que está acontecendo.
Por isso, o melhor a se fazer é consultar o médico e esclarecer todas as dúvidas diretamente com um especialista, a fim de evitar preocupações desnecessárias. No caso dos pacientes que insistem nas pesquisas pré-consulta, é fundamental atentar-se à fonte das informações e certificar-se de que se trata de um site confiável.

3 – “Se for atrasar ou faltar à consulta, por favor, avise com antecedência.”

Todo paciente detesta quando sua consulta atrasa e o mesmo se aplica aos médicos, que também não gostam de esperar pelos atrasados. Sabe-se que imprevistos acontecem e que nesses casos o atraso é inevitável. Mas o que vale é o bom senso e o melhor a se fazer para evitar esse tipo de situação é avisar o quanto antes, já que o atraso demasiado pode ser sinal de desconsideração pelo médico e os outros pacientes.

4 – “Você não está doente. Só quer um atestado médico.”

Muitos médicos afirmam já terem passado por situações em que o paciente simula sintomas e sensações de mal-estar para conseguir um atestado médico. Vale a pena lembrar que esse tipo de atitude é facilmente identificada pelos médicos, além de ser considerada de natureza antiética, por isso, não deve ser praticada.

5 – “Seja franco. Se você não tomou os medicamentos prescritos, diga.”

Segundo médicos entrevistados, muitos pacientes, ao retornarem à consulta médica, afirmam que os sintomas não foram aliviados e que o tratamento prescrito pelo médico não tem sido eficiente. No entanto, a maioria deles, não tomou os medicamentos necessários e esconde essa informação do médico. Portanto, para evitar problemas com o tratamento, é fundamental dizer ao médico exatamente o que você está fazendo, para que, assim, sejam tomadas as decisões apropriadas.







02/11/2012



Mantenha seu cérebro saudável

É possível melhorar o desempenho do cérebro tomando alguns cuidados básicos



O cérebro é ainda um grande mistério para a ciência. As ligações neurológicas e reações químicas que ocorrem em seu interior continuam sendo estudadas para que possamos compreender melhor como ele funciona. Enquanto isso não acontece, já se sabe que é possível cuidar da saúde desse órgão tão importante.

Exercite seu cérebro

Leia. Leia tanto quanto for possível e sobre muitos assuntos diferentes. Aprender coisas novas é uma das melhores maneiras de manter o cérebro atualizado e, consequentemente, em “expansão”. Isso porque ela exercita aspectos como memória, raciocínio e imaginação.
Também é importante cultivar hábitos como palavras-cruzadas, quebra-cabeças e xadrez. Essas atividades exigem raciocínio e manter o cérebro ativo é uma das principais formas de cuidar dele.

Exercite-se

Pode parecer estranho, mas a prática de atividades físicas colabora para manter o cérebro sempre saudável. Acontece que manter o corpo em movimento aumenta a oxigenação no cérebro, principalmente com exercícios aeróbicos.

Cuide da alimentação

Você sabia que doenças como obesidade e colesterol alto podem aumentar as chances de desenvolver doenças neurodegenerativas? Para evitar que isso aconteça, é necessário ter hábitos alimentares saudáveis. Ingerir alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, segundo algumas pesquisas, pode ajudar na prevenção do mal de Alzheimer, por exemplo. Essas substâncias são encontradas principalmente em peixes como o salmão, o atum, a sardinha, o arenque, a cavalinha, a anchova e a truta, mas também estão presentes no óleo de canola e na linhaça.
Também é importante consumir fontes de gorduras poliinsaturadas, como castanhas e algumas sementes, além de gorduras monoinsaturadas, como o azeite e o abacate.

Durma corretamente

Enquanto dormimos, a memória seleciona os eventos ocorridos durante o dia que devem ser gravados e aqueles que não merecem atenção e serão, portanto, esquecidos. Também é durante a noite que o cérebro reforça as conexões entre os neurônios.

Invista em experiências e atividades novas

Todos os dias o cérebro é bombardeado com uma imensa quantidade de informações. Algumas são mais relevantes que outras e ele reconhece quais são as que devem estar acessíveis com rapidez. Esses dados “inseridos” no cérebro são usados no processo de cognição. De acordo com o dicionário Aurélio, “cognição” significa, ao pé da letra, “aquisição de conhecimento”. Há uma área da neurociência especializada em estudar os processos cognitivos, ou de aprendizagem, para entender como, exatamente, eles funcionam.
Isso significa que, sempre que você aprende algo novo, está aumentando a rede de associações disponíveis para serem usadas no seu dia a dia. Por isso, quanto mais coisas você aprende, mais fácil se torna aprender outras mais.
O lado esquerdo do cérebro é responsável pela memorização e realização de atividades automáticas, que já não exigem nenhum esforço criativo. Já o lado direito trabalha quando estimulamos o cérebro a gravar novas informações, o que significa que ele está funcionando a todo vapor enquanto estamos aprendendo um idioma, fazendo aula de dança ou viajando, por exemplo. Experimente, também, brincar de memorizar datas, fatos e nomes sem utilizar agenda ou aparelhos como o celular ou o computador. Essa “brincadeira” exercita a memória, impedindo que ela se deteriore com o tempo.
Como qualquer órgão do corpo, o cérebro precisa ser usado para se manter sempre saudável.

27/10/2012


Benefícios dos esportes aquáticos

Descubra como as atividades físicas dentro da água podem ser benéficas




A procura por uma vida saudável está cada vez mais evidente e as academias cada vez mais lotadas. Modalidades esportivas aquáticas são muito procuradas, pois moldam o corpo, aliviam as tensões do dia-a-dia e são muito divertidas.
Os exercícios realizados dentro da água promovem o fortalecimento muscular, devido à pressão hidrostática, exercida quando o corpo está submerso, e possuem efeito massageador que favorece a circulação sanguínea.
Fazer atividade dentro da água mantém a temperatura do corpo estável, o que ajuda o aluno a manter a intensidade do exercício durante toda a aula, tendo como consequência melhor resultado físico.
Segundo, Alexandre Vieira, Professor Especialista pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina em Bases Metodológicas e Fisiológicas do Treinamento Desportivo, os esportes aquáticos são excelentes, pois trabalham os diversos grupamentos musculares, ajudam a reduzir a gordura corporal e podem contribuir para a recuperação de lesões, por não oferecer impacto para as articulações.
Por ser uma atividade de baixo risco com relação às lesões, é um esporte perfeito para ser praticado também durante a gestação.
A água facilita a atividade física para as gestantes, pois a sensação de peso corporal reduz 90% quando submerso. A prática de esportes durante essa fase traz uma melhoria na circulação, redução no estresse cardiovascular, aumento da força, maior resistência muscular, melhora a qualidade do sono e aumenta o gasto calórico, evitando o ganho excessivo de peso.
Exercícios dentro da água são excelentes também para pessoas com problemas respiratórios, como asma ou bronquite alérgica. Este tipo de atividade reduz a hipersensibilidade dos brônquios, diminuindo as crises e os ataques de falta de ar.
Idosos e pessoas deficientes são outro grupo que pode se beneficiar substancialmente das atividades na água, aumentando os níveis de força, resistência, equilíbrio e, principalmente, mobilidade, prolongando sua independência funcional e permitindo-lhes viver de maneira autossuficiente e digna.
Peça ajuda de seu médico para avaliar e orientar a atividade correta para você e escolha quais das atividades aquáticas vão ajudar sua saúde, bem-estar físico, psicológico e social.

Atividades aquáticas

  • Natação: Deslocamento dentro da água por movimento de braços e pernas. Trabalha o sistema cardíaco e respiratório, fazendo com que o condicionamento físico melhore.
  • Hidroginástica: Ginástica dentro da água. Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.
  • Hidrobike, hidrospinning ou acquabike: Método é baseado no spinning convencional, porém a bicicleta submersa não tem carga. Provoca estímulo ósseo e muscular e promove resistência cardiorespiratória.
  • Hidro Jump: Atividade coletiva e coreografada em cima de um pequeno trampolim. Os impulsos desenvolvem o equilíbrio corporal, sendo uma atividade indicada para quem quer emagrecer e ganhar força muscular.
  • Deep Water: Exercícios variados com o auxílio de um colete de flutuação, com o qual o aluno não encosta no fundo da piscina. Melhora a flexibilidade e trabalha o sistema respiratório.
  • Deep Water Running: Corrida na piscina em que deve mover-se para frente ou permanecer relativamente no mesmo lugar depende de mudanças sutis na posição do corpo. Melhora a postura e promove a força muscular.
  • Water Yoga: Yoga tradicional adaptada para o meio aquático. A resistência da água intensifica o exercício propiciando uma queima maior de calorias.
  • Pólo Aquático: Semelhante ao handebol, só que praticado na água. Trabalha também a coordenação e o reflexo.
  • Nado sincronizado: Movimentos sincronizados de natação. Auxilia na melhora da flexibilidade, agilidade e condicionamento físico.
  • Watsu: Zen-Shiatsu dentro da água. Estimula a circulação e melhora o equilíbrio corporal.
  • Surfe: Movimentos em pé em uma prancha sobre a água. Desenvolve a coordenação motora e trabalha todos os grupos musculares.
  • Integral Surf Training: Programa de condicionamento físico voltado ao surf, que inclui musculação alongamento e lição de movimentos na água. Melhora o condicionamento físico e o equilíbrio sobre a água.
  • Canoagem: Atividade praticada em canoa ou caiaque (geralmente, com espaço interno menor) com remos. Fortalece a musculatura e combate o estresse.
  • Stand up paddle (SUP): Surfe praticado em pé com auxílio de remos. Reeduca a postura corporal e promove o bom condicionamento físico.
  • Kitesurfe: Movimentos em pé em uma prancha com uma pipa na cintura sobre a água. Estimula o equilíbrio, reflexos e resistência física.
É muito importante contar com o acompanhamento de um profissional ao praticar qualquer atividade física.
21/10/2012


Dieta da proteína: prós e contras

Conheça os benefícios e riscos da dieta do Dr. Atkins




Desenvolvida pelo médico americano Robert Atkins, a chamada Dieta da Proteína, valoriza a ingestão de proteínas, incluindo as ricas em gorduras saturadas e prega o corte drástico de carboidratos e fibras, presentes em pães e frutas.
O objetivo desta dieta é alterar o metabolismo para que ele queime a gordura corporal em vez de glicose e inibi o apetite.
Alimentos proteicos demoram mais tempo a serem digeridos e absorvidos pelo organismo. Por isso, prolongam a sensação de saciedade e reduzem a compulsão por carboidratos e doces. Com a demora na digestão na dieta das proteínas, o organismo passa a usar a gordura para produzir energia, o que leva à perda de peso.
Além disso, as proteínas favorecem a construção de músculos, que aceleram o metabolismo, favorecendo o emagrecimento.
Porém o alto consumo de gordura saturada não é saudável, pois pode levar à sobrecarga hepática e renal, por elevação da taxa de ácido úrico, e a doenças cardiovasculares, por conta da elevação dos níveis de gordura no sangue que aumentam o mau colesterol.
Outro problema que torna esta dieta um tanto controversa, é que a eliminação do consumo de carboidratos provenientes de frutas, cereais integrais e pães, faz com que a dieta fique pobre em fibras que são importantes para o controle da glicemia, dos níveis de gordura no sangue e para o funcionamento do intestino.
O baixo consumo de carboidratos também compromete a massa muscular. Os carboidratos são quem fornecem energia para o trabalho muscular. A perda de peso através de uma dieta com eliminação completa dos carboidratos, associada à prática de atividade física, pode levar à perda de musculatura e de água, e não de gordura.
Estudos publicados em uma das mais respeitadas revistas médicas, a New England Journal of Medicine, mostraram que indivíduos nessa dieta perdem peso mais rapidamente, mas recuperam a longo prazo, pois a aderência à dieta é muito ruim pela suas limitações e monotonia.
Segundo o Dr. João Lindolfo, endocrinologista e diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), do ponto de vista comportamental, a Dieta do Dr. Atkins não promove hábitos alimentares saudáveis. “No contexto da Reeducação Alimentar, não existem alimentos bons e ruins, mas combinações e quantidades que precisam ser respeitadas.”
Se ainda assim você quiser investir neste modelo de dieta, e tirar vantagem do efeito termogênico das proteínas, que fazem acelerar o metabolismo, prolongar a sensação de saciedade, dar firmeza à pele, contribuir para a manutenção da massa magra e evitar o efeito platô, em que a perda de peso estaciona depois de um tempo; busque uma versão menos radical, que diminua – e não elimine – as porções de pães e massas, priorizando a versão integral destes.
Consuma também apenas proteínas magras, como peixes, aves, queijos brancos, ovos e leguminosas, pois estas gorduras saudáveis não oferecem riscos ao coração. Além disso, procure não prolongar esta dieta, ainda que na versão amena, por mais de um mês e conte com a ajuda de um nutricionista.





12/10/2012



Dieta rica em alimentos antioxidantes protege a saúde

Alimentação antioxidante pode trazer benefícios para a saúde cardiovascular



Quando se fala em alimentos antioxidantes, logo associamos o benefício que estes têm em combater os radicais livres, retardar o processo de envelhecimento. Porém pesquisas mostram que a ação dos antioxidantes colabora também na prevenção de doenças graves como problemas cardiovasculares.
Apesar de sempre levarem a fama de vilões, os radicais livres são úteis ao organismo, pois são importantes aliados do nosso sistema imunológico, ajudando a combater infecções. O problema ocorre quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidante, o estresse oxidativo.
O estresse oxidativo ocorre por processos internos de nosso organismo e por exposição à poluição, hábito de fumar, ingestão de bebidas alcoólicas e nutrição inadequada.
O Instituto sueco Karolinska publicou recentemente na revista americana Journal of Medicine um estudo que comprova que combater o estresse oxidativo através de uma boa alimentação pode diminuir risco de ataque cardíaco em mulheres.
De acordo com este estudo, mulheres que consomem uma dieta rica em antioxidantes, principalmente a partir de grãos integrais, frutas e vegetais, apontaram estatisticamente redução significativa no risco de infarto agudo do miocárdio.
Os pesquisadores do Instituto Karolinska, analisaram o consumo de alimentos e bebidas durante o período de um ano, a partir de um questionário de frequência de alimentos aplicado a um grupo de mulheres na faixa etária de 49 a 83 anos. Este grupo foi dividido pela quantidade de porções diárias ingeridas dos alimentos estudados.
Os resultados mostraram uma redução de 20% no risco de desenvolver o infarto no grupo de mulheres que consumiu sete porções diárias de alimentos ricos em antioxidantes entre eles: cereais integrais, frutas e legumes; em relação ao outro grupo que apresentou uma média de consumo de duas porções e meia diárias destes alimentos.
Os pesquisadores descobriram que as mulheres sem histórico de doença cardiovascular que ingeriram maior quantidade de antioxidantes em suas dietas (vindos principalmente de frutas e vegetais) tiveram um risco 17% menor de derrame.
E dentre as mulheres que tinham alguma história de doença cardiovascular na família, aquelas cuja dieta incluía um alto nível de antioxidantes tiveram 46% a 57% menos risco de derrame hemorrágico.
De acordo com Susanne Rautiainen, uma das autoras do estudo, outros fatores da saúde podem ter desempenhado um papel importante na diminuição das taxas de derrame entre as participantes: “Mulheres com alta ingestão de antioxidantes podem ser mais conscientes de sua saúde, e ter o tipo de comportamento saudável que pode ter influenciado os resultados”.
Mas a descoberta de que mulheres com quantidades elevadas de antioxidantes tinham menor risco de derrame se manteve mesmo depois dos pesquisadores ajustarem os resultados para comportamentos relacionados à saúde como atividade física, tabagismo e educação.
Tais resultados apontam, portanto, que capacidade antioxidante total da dieta é relevante na prevenção de infarto do miocárdio e, portanto devem fazer parte do cardápio diário.

Alimentos mais ricos em antioxidantes

  • Temperos e ervas: azeite extravirgem, cravo-da-índia, hortelã, pimenta-da-jamaica, orégano, tomilho, alecrim, açafrão e sálvia;
  • Frutas vermelhas e bagas silvestres: o mirtilo, o Zereshk (um tipo de baga vermelha), ameixa seca, morango e romã;
  • Nozes e sementes: nozes, noz-pecã, semente de girassol, castanhas, amendoins, avelãs e amêndoas, sempre com casca;
  • Frutas, sucos naturais: laranja, mamão papaya, cacau, tomate, maçã (natural ou desidratada), damasco seco, manga desidratada, suco de uva, suco de ameixa, suco de cranberry, suco de romã, suco de laranja, suco de cacau;
  • Vegetais, grãos inteiros e leguminosas: abóbora, brócolis, couve-flor, nabo, agrião, rabanete, folhosos verdes, linhaça, arroz integral, fubá, feijões, ervilhas, amendoim e lentilhas;
  • Bebidas em geral: chá verde, chá preto (folhas de chás não processadas), café e vinho tinto;
  • Chocolates: a presença do cacau é que determina o teor de antioxidante do chocolate. Por isso, os chocolates amargos, com mais cacau, são melhores para a saúde.
Quem está em busca de uma solução rápida, recorrer a suplementos vitamínicos não é a melhor solução, pois assim não conseguirá encontrar o efeito preventivo semelhante ao da ingestão por diferentes fontes de alimentos, pois além dos suplementos terem uma digestão rápida demais para ter efeito significativo, a variedade de onde provêm os antioxidantes é que auxilia na proteção da saúde.
Além disso, os antioxidantes sintéticos se mal administrados podem ter efeito contrário, aumentando a oxidação, o que pode ser perigoso, pois pode haver hemorragia interna. O ideal é adquirir como hábito uma alimentação saudável e equilibrada.
Vale a pena também conversar com seu nutricionista a respeito do assunto para que ele possa lhe indicar o cardápio ideal.






08/10/2012


Alimentos falsos amigos da dieta

Veja porque consumir alguns tipos de produtos que supostamente são saudáveis pode prejudicar o regime


A primeira atitude de quem está no regime é fazer uma listinha com os alimentos que podem ou não ser consumidos sem preocupação. Afinal, selecionar o que entra no seu prato é a regra básica para se alimentar corretamente e não ganhar os quilinhos a mais. Mas existem alimentos que aparentam ser benéficos ao regime, mas que na verdade, prejudicam, e muito, quando o assunto é controle alimentar.
Barrinhas de cereais e os chamados biscoitos cream cracker, por exemplo, devem ser consumidos de maneira moderada e com atenção. Segundo a nutricionista Gabriela Marcelino, é preciso avaliar principalmente os valores nutricionais de cada produto. “Em algumas marcas o conteúdo de sódio e gorduras está em excesso”, explica.
Para quem acredita que os queijos brancos podem ser consumidos sem preocupação, atenção: algumas marcas variam consideravelmente os valores de gorduras e calorias, o que acaba alterando os valores calóricos da dieta. Por isso, é recomendado optar pelas versões lights.
Outro fator importante também é observar cuidadosamente os rótulos de cada alimento. Comprar com a promessa de que ele não engorda pode ser fatal para o desequilíbrio da dieta. Nada melhor do que ler e comparar os componentes nutricionais que ficam na parte de trás de cada produto.
No caso das bebidas, redobre os cuidados com os refrigerantes “zero”. Dependendo da marca, contem sódio em excesso, prejudicando a pressão arterial e sendo responsável pelos famosos inchaços no corpo.
Invista nos sucos naturais, sem adicionar açúcar. Algumas frutas como morango, abacaxi e melancia, por exemplo, já são doces naturalmente.
Gabriela lista algumas atitudes, que aparentemente são saudáveis e ajudam emagrecer, mas que na verdade, são prejudiciais à saúde e comprometem o regime. Confira:
Deixar de lado o café da manhã: a maioria das pessoas acredita que pular a primeira refeição do dia é uma maneira eficaz de emagrecer. Mas saiba que sem ela, há ausência de proteínas e carboidratos que seu corpo precisa para manter a saúde do dia a dia.
Deixar de almoçar ou jantar: seu organismo precisa de nutrientes, fibras e vitaminas que somente em uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista é que você conseguirá ter os componentes necessários à saúde. Por isso, nada de pular refeições.
Seguir as “dietas da moda”: Seja a dieta da lua, dos pontos ou outras que são orientadas a eliminar de vez certos tipos de alimentos são totalmente prejudiciais ao organismo e nada contribui para a redução do peso. Por isso, o recomendado é visitar o nutricionista, que orientará o melhor cardápio para o seu tipo de organismo, além de falar quais são os alimentos que você deve ou não comer no dia a dia.


30/09/2012


Vantagens e desvantagens de cada local para malhar

Escolher o ambiente ideal para suas necessidades é fundamental para não abandonar os exercícios






Quem está tentando iniciar uma rotina de exercícios físicos sabe: a variedade de opções oferecidas para tal prática pode deixar em dúvida mesmo a mais obstinada das mulheres. Chega de mistério, entenda agora quais as vantagens e desvantagens que cada ambiente oferece na hora de suar a camisa.

Malhar em casa


Em um primeiro momento, essa pode parecer a escolha mais certa para quem não tem tempo ou dinheiro disponíveis para frequentar uma academia. A comodidade, a flexibilidade de horários e a privacidade oferecidas pelo aconchego do lar são fatores muito tentadores na hora de optar por um ambiente para malhar. Afinal, não perder tempo entre sua casa e a academia, poder se exercitar no horário que considerar mais conveniente e o fato de não haver ninguém reparando nos resultados (e nos movimentos) dos seus exercícios são mesmo argumentos convincentes



No entanto, é preciso muita força de vontade para manter uma rotina quando ela não está vinculada a um horário e local pré-definidos. Também pode ser prejudicial o fato de que os recursos disponíveis em casa são limitados e nem sempre estão adequados às suas necessidades. Outra desvantagem desta escolha é a falta da orientação de um profissional de educação física, para que as atividades sejam realizadas da maneira correta.

Malhar na academia


Motivação não é problema nas academias. Elas, normalmente, oferecem uma grande variedade de aparelhos para trabalhar as partes do corpo necessárias para seu tipo físico. Modalidades esportivas também não faltam: aulas de luta, de dança ou mesmo de aeróbica podem ser mais atraentes para você que apenas a malhação. Escolher a academia também é vantajoso para quem tem mais preguiça já que, uma vez paga a mensalidade, é menos provável que desistam de ir até lá. Além disso há a convivência com pessoas sempre diferentes e a orientação específica de um profissional na realização dos exercícios.



As desvantagens da academia são o congestionamento nos horários de pico – não adianta, você provavelmente vai frequentá-la nesses horários –, além da questão financeira envolvida e da falta de privacidade incluída no pacote.

Malhar ao ar livre


Seja em uma academia ao ar livre – também conhecidas como academias da terceira idade, seja se alongando em um parque, ou mesmo caminhando pela cidade, malhar ao ar livre é o ideal para quem, além de se exercitar, também procura agregar qualidade de vida à rotina. Isso porque espaços abertos permitem que você desconecte sua mente das demais atividades do dia a dia, diminuindo os níveis de estresse.



A desvantagem dessa escolha é que, nos dias frios, é quase impossível encarar a malhação. Aqui, a falta de orientação profissional também é um fator contrário, assim como os horários livres – que podem desmotivar as pessoas menos determinadas.
25/09/2012


Por que algumas pessoas simplesmente não engordam?

Em um mundo em que a maioria das pessoas sofre para perder um ou outro quilinho, parece injusto que alguns indivíduos sintam tanta dificuldade precisamente na tarefa contrária: engordar. Isso acontece devido às diferenças no metabolismo de pessoa para pessoa.
O índice de massa corporal (IMC) é um cálculo obtido dividindo-se o peso total de uma pessoa pela sua altura ao quadrado. A recomendação geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o índice de massa corporal deve ser maior que 18,5 e menor que 24,99. Abaixo dos 18,5 uma pessoa é considerada, do ponto de vista clínico, abaixo do peso ou subnutrida. Da mesma forma, com um IMC acima de 25, uma pessoa é considerada acima do peso ideal.

Alimentação adequada

Investir em alimentos gordurosos ou ingerir grandes quantidades de comida ao longo do dia não são as melhores formas de ganhar peso, uma vez que esses hábitos podem afetar negativamente o funcionamento do corpo, aumentando as taxas de colesterol e desregulando a função cardíaca, por exemplo.

De acordo com nutricionistas, a opção mais acertada é consultar um profissional da área para uma reeducação alimentar completa, organizando horários e tipos de alimentos a serem ingeridos. Além disso, aliar uma dieta adequada à pratica de atividade física também é fundamental.

Massa magra

Em casos extremos, o nutricionista pode indicar um tratamento complementar à base de suplementos alimentares sintéticos. Alguns dos componentes frequentes desses suplementos são as proteínas, aminoácidos, creatina e vitamina C. Quem opta por esse tipo de alimentação deve manter um acompanhamento nutricional rígido, somado à orientação de um profissional de educação física durante as sessões de treino realizadas na academia.

Toda essa estruturação alimentar e física leva ao ganho da chamada “massa magra“, ou seja, a pessoa ganha peso, mas não ganha gordura. Todo o peso adquirido se deve ao desenvolvimento de músculos. Esse tipo de tratamento, em geral, deixa o corpo bastante musculoso e, portanto, é quase sempre a escolha dos homens.

“Para quem quer ganhar peso com saúde, o ideal é fracionar as refeições em pelo menos sete vezes por dia, e começar pelos pratos quentes, não pela salada. Também se devem investigar os hábitos da pessoa – se há algum transtorno alimentar –, o gasto energético, o sono, a questão genética, e ver se o paciente já malhava antes ou não. Quem nunca treinou e quer ficar forte precisa esperar um pouco mais”, diz a nutricionista Emy Takahashi.

Portanto, nada de mudar a alimentação ou tomar suplementos por conta própria. Se você é “magra de ruim“, o primeiro passo é procurar um nutricionista.

12/09/2012

Estar preparado psicologicamente para a cirurgia plástica é fundamental

Estabilidade emocional é necessária para que a cirurgia não tenha o efeito contrário




A cirurgia plástica sempre esteve associada à psicologia. Iniciou como cirurgia reparadora, havendo relatos de casos de reconstrução nasal datados da idade média. Foi introduzida no Brasil pelo Dr. Antonio Prudente, no final da década de 30.

A busca da reparação de deformidades congênitas ou adquiridas visava a restauração da função afetada, assim como minimizar as importantes conseqüências psicológicas no campo pessoal, afetivo e profissional.
Com o aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas e anestésicas, a cirurgia plástica passou também a visar o aprimoramento estético, justificado pela crescente busca da autoestima.

Hoje, devido à grande segurança e padronização de tais técnicas, popularizou-se a cirurgia plástica, deixando de ser um tabu para passar a ser mais um item no arsenal estético.

Porém, a massificação da mídia e imposição do padrão de beleza vigente tem também trazido distorções psicológicas.

Há pacientes eternamente insatisfeitos consigo mesmos e que projetam na cirurgia plástica a resolução dos seus problemas. Evidentemente serão sempre insatisfeitos com os resultados obtidos, por melhores que sejam, pois a cirurgia não resolverá as mazelas pessoais, familiares e profissionais.


Existem outros que apresentam distorções de autoimagem, sempre buscando correção de defeitos inexistentes. Logicamente também nunca ficarão satisfeitos com a cirurgia, pois o foco mudará assim que esta terminar e encontrarão novo defeito.

Outro tipo de distorção psicológica encontrado nos consultórios é exemplificado por pacientes que querem alterar a fisionomia para se parecerem com celebridades. Caso tais alterações sejam tentadas, haverá uma frustração por não ficar igual ao seu ídolo além de poder passar a apresentar problemas de não reconhecimento da autoimagem.


Uma importante particularidade da cirurgia plástica estética, e que, ao meu ver, é uma grande vantagem em relação aos outros campos da medicina, é que não há necessidade nem urgência em fazê-la. Isso permite que ela seja realizada apenas no momento ideal, quando o paciente estiver pronto nos planos físico e psicológico.

O papel do cirurgião é buscar no arsenal técnico formas de obter melhorias que visem o rejuvenescimento e a correção de distorções estéticas, porém sem alterar as características étnicas e fisionômicas, visando sempre a naturalidade dos resultados.

A conversa com o paciente deve ser clara, direta e franca, não deixando dúvidas quanto aos resultados possíveis e limitações técnicas. Nos casos de se deparar com pacientes instáveis emocionalmente, deve encaminhar para acompanhamento psicológico e adiar a cirurgia.

Sendo assim, a cirurgia plástica é um procedimento seguro e com alto índice de satisfação entre pacientes e médicos. Porém, o Especialista sabe que tão importante como saber quem, como e quando operar é saber quem NÃO operar, caso contrário ambos ficarão insatisfeitos.

06/09/2012

Transtorno de evitação alimentar pós-cirúrgica

A restrição excessiva da ingestão da alimentação leva a situações de risco para o paciente


Tem crescido a busca pela cirurgia bariátrica em pacientes com obesidade mórbida e até mesmo para algumas pessoas que não estão dentro dessa classificação, mas que acabam se submetendo a esse processo como forma de “resolver” o seu problema com o peso até então sem sucesso.
A cirurgia bariátrica e metabólica são técnicas com respaldo científico destinadas ao tratamento da obesidade, e doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele.
O Brasil é o segundo país do mundo no número de cirurgias bariátricas realizadas, sendo que aproximadamente de 10 a 15% desses pacientes, depois de alguns anos recupera todo o peso perdido na cirurgia, retornando ao peso inicial.
Porém mesmo com esse avanço no tratamento da obesidade também tem crescido o aparecimento de outras patologias associadas a essa intervenção, como postsurgical eating avoidance disorder ou transtorno de evitação alimentar pós-cirúrgica, em português.
Alguns pacientes que se submetem a cirurgia apresentam uma grande perda de peso rapidamente, em função da restrição alimentar voluntária, por um medo crescente de ganhar novamente peso. Esse processo vem associado a muita ansiedade e insatisfação com a imagem corporal.
Muitas pessoas partem para a cirurgia sem estarem preparados emocionalmente para as mudanças que ocorrerão no pós-cirúrgico, mesmo tendo passado por profissionais habilitados para a liberação para esse procedimento. Isso se dá pelo fato de não ser exigido que os pacientes se submetam ao tratamento psicológico e nutricional de pelo menos seis meses antes, para que possam realizar mudanças significativas e/ou permanentes na sua relação com a alimentação.
É frequente pacientes relatarem que sabem tudo sobre o processo, que estão conscientes de que não poderão comer em excesso, ou mesmo que sabem as mudanças na imagem corporal que irão ocorrer e se acham preparados para enfrentar sem problemas essas situações.
Porém o que vemos no pós-cirúrgico são muitas pessoas com medo de perderem o controle alimentar, sofrem muito por não conseguirem comer como antes, comem escondidos mesmo que passem mal ou sintam dores, ficam assustados com a nova imagem corporal, o excesso de pele resultante do emagrecimento.
Desta forma é importante estarmos alertas, pois a cirurgia bariátrica é um processo inicial da perda de peso, mas que não assegura a manutenção do corpo magro, nem a eliminação do desejo de comer.
Quando submetidos a um processo de mudança alimentar, desenvolvendo comportamentos assertivos como comer nos horários adequados, alimentos saudáveis, a prática de exercícios físicos regulares, o equilíbrio emocional, melhor aceitação da imagem corporal, a possibilidade dos resultados pós-cirúrgicos serem satisfatórios é maior e melhor no ponto de vista geral da saúde do paciente
03/09/2012


10 inimigos da coluna saudável

Saiba quais dos seus hábitos diários podem te render dores nas costas



A coluna vertebral é o que sustenta o corpo humano. Toda essa responsabilidade demanda um grande esforço desse conjunto de ossos, localizado na região das costas. Embora causas genéticas sejam frequentemente relacionadas às dores nas costas, especialistas afirmam que a maioria delas poderia ser evitada com uma simples mudança de hábitos nocivos.
Descubra abaixo quais são os principais vilões de uma coluna saudável.

1 – Mochila

Mal necessário, o acessório é a principal causa de dores nas costas em crianças e adolescentes. Tiras de sustentação inadequadas ou frouxas e peso em excesso podem ocasionar lesões graves, como estiramentos, além de prejudicar a postura, a longo prazo. O peso não pode ultrapassar 10% do peso da criança e as tiras devem manter a mochila bem junto ao corpo.

2 – Sapato

Quando se fala em dores nas costas, os primeiros condenados são os saltos altos mas, de acordo com especialistas, os saltos baixos demais também são inadequados. O calçado ideal tem salto médio e mantém o pé bem firme dentro dele.

3 – Genética

Nos casos de hérnia de disco e degeneração da coluna, cerca de 70% das incidências possuem causas genéticas.

4 – Obesidade

De acordo com especialistas, dois quilos a mais no peso corporal significam 50% maior chance de desenvolver problemas relacionados à coluna.

5 – Sedentarismo

Praticar exercícios físicos, além de necessário para o bom andamento das funções do organismo, também é importante para manter a coluna saudável. Práticas como o alongamento, por exemplo, são uma boa forma de manter o problema afastado, principalmente para quem trabalha muitas horas sentado.

6 – Idade

Com o passar dos anos a superfície das articulações pode se desgastar, ocasionando o que se conhece por artrose. Essa doença dificulta a movimentação do tronco e causa fortes dores na região da coluna.

7 – Comprimento desigual das pernas

É muito raro encontrar pessoas que sejam completamente simétricas. No entanto, algumas possuem diferenças maiores que outras entre os dois lados do corpo. De acordo com especialistas, uma pessoa com mais de 30 milímetros de diferença na altura das pernas é bastante propensa a desenvolver dores nas costas, já que o corpo se inclina automaticamente para um dos lados, na tentativa de compensar a diferença.
Para corrigir o problema é necessário o uso de palmilhas especiais. Antes de usá-las, consulte um ortopedista.

8 – Exercício mal feito

Assim como o sedentarismo, a atividade física praticada de maneira incorreta também pode ocasionar dores. Por isso, antes de iniciar um exercício, procure sempre a orientação de um profissional.

9 – Gravidez

Além da influência óbvia do peso da barriga durante o período gestacional, as dores nas costas de que se queixam as grávidas podem ter causas hormonais. Invista em exercícios físicos para combater o desconforto.

10 – Estresse

Comum à maioria dos seres humanos atualmente, o estresse tenciona os músculos do corpo, o que acaba comprimindo os discos da coluna. A dor pode ser evitada através de alongamentos e sessões de relaxamento para aliviar o estresse.
Procure corrigir a postura sempre que se lembrar, durante o dia. Esse hábito ajuda a aliviar a pressão em cima das articulações. Em caso de dores recorrentes, procure um médico. Ele vai saber qual a melhor atitude a tomar para que você se veja livre do incômodo das dores na coluna.
 26/08/2012


Infográfico: Infertilidade em números

A infertilidade é definida como a ausência de gravidez após um determinado tempo de relações sexuais regulares, sem o uso de qualquer método contraceptivo. Confira neste infográfico dados sobre este problema que afeta cerca de 10% a 15% de todos os casais. Veja as principais causas e estatísticas acerca do assunto, famosas que já sofreram com isso e a relação entre a idade da mulher e o problema.






16/08/2012


Exercícios de academia para tonificar as pernas

8 séries de exercícios para fazer na academia e conquistar pernas perfeitas


Para quem deseja ter pernas fortes e bem torneadas, as academias disponibilizam diversos aparelhos específicos para trabalhar os membros inferiores do corpo. Esses exercícios localizados ajudam a manter as pernas firmes e com aspecto saudável, garantindo resultados satisfatórios.
Faça os exercícios abaixo em duas séries com 10 a 15 repetições cada uma.

Agachamento

Posicione os pés afastados paralelamente. Agora agache, imitando o movimento de quem se senta em uma cadeira. Mantenha a coluna reta e o quadril encaixado, sem deixar os joelhos passarem da linha dos pés.

Leg press

Sente-se normalmente no aparelho e apoie os pés na plataforma. Empurre a plataforma e volte à posição inicial. Cuidado para não esticar completamente os joelhos, porque isso pode comprometer as articulações, a longo prazo. O aparelho trabalha coxas e panturrilhas.

Cadeira extensora e flexora

Sente-se no aparelho e faça movimentos levantando-a, sem estica-las completamente, para proteger as articulações. Ao voltar à posição inicial, certifique-se de formar um ângulo de 90º entre os joelhos e a ponta dos pés.

Cadeira adutora e abdutora

O movimento de adução é aquele praticado com a parte interna das coxas, empurrando o aparelho. Dessa forma você estará trabalhando os músculos internos da coxa. Já o movimento de abdução é o praticado empurrando o aparelho com a parte externa das coxas, o que trabalha os músculos localizados nessa região e também os músculos do glúteo (bumbum).

Caneleiras

As caneleiras são uma boa alternativa para malhar as pernas não só na academia, já que podem ser usadas mesmo em casa. O peso dos acessórios substitui o peso dos aparelhos profissionais.
Coloque as caneleiras e posicione os pés paralelamente. Mantendo a coluna reta, dobre a perna para trás, tentando encostar o calcanhar na coxa. Terminada a série, sente-se em um banquinho e levante uma perna de cada vez, sempre sem estica-las por completo.

Elástico

Sente-se no chão e segure uma faixa elástica com as mãos, firmemente. Posicione os pés no meio da faixa e estique as pernas, imitando o movimento do leg press. Depois, amarre uma faixa mais curta nos tornozelos e deite-se de barriga para cima, abrindo e fechando as pernas o máximo que conseguir. Este movimento substitui os exercícios feitos em uma cadeira adutora e abdutora.

Quatro apoios

Utilizando um colchonete, ajoelhe-se e apoie os cotovelos no chão. Tente manter os cotovelos no alinhamento dos ombros e os joelhos na mesma direção dos quadris. Levante uma das pernas, sem estica-la, subindo-a e descendo-a até a posição inicial. Uma variação deste exercício pode ser feita colocando-se as caneleiras.

Panturrilha

Posicione os pés bem próximos um ao outro. Fique na ponta dos pés e volte à posição inicial diversas vezes. Após algum tempo de prática, experimente fazer o mesmo exercício na ponta de um degrau, eliminando o apoio dos pés na hora da descida.
Qualquer exercício físico só deve ser iniciado após avaliação médica. Além disso, antes de iniciar uma sessão de atividades, não se esqueça de alongar adequadamente, procedimento que deve ser repetido ao final da série.

12/08/2012


Evite petiscos entre refeições principais

Pequenos cuidados fazem uma grande diferença na balança


Nada como começar o dia comendo de forma adequada, e um bom café da manhã segundo as recomendações dos nutricionistas é o ideal para o início da jornada diária. Desta forma podemos chegar a conclusão que o certo é realizar as refeições em horários e porções adequadas para não ficarmos beliscando durante todo o dia. Quando comemos de forma fracionada – a cada três horas – acabamos nos habituando a comer em determinados horários e evitamos assim o comer de forma compulsiva e ou inadequada.
Na busca pela perda de peso focamos muitas vezes na restrição alimentar, e nem sempre procuramos ajuda dos profissionais habilitados para nos auxiliar a chegar ao nossos objetivos. Isso acontece por que desenvolvemos crenças errôneas a respeito de como devemos comer, seguindo dietas da moda, copiando o cardápio de amigas, ou de alguma revista. Em outros momentos ouvimos de algumas pessoas a seguinte frase: “Mas eu não como quase nada, precisa ver como coloco pouca comida no prato”.
Será que este é o caminho correto a ser seguido? Já parou para pensar no que está errando? Será que o que você está comendo está de acordo com suas necessidades?

Em primeiro lugar é importante a gente parar e refletir nesse peso que vamos acumulando, do excesso que comemos e não gastamos, ou mesmo pelas escolhas não saudáveis que fazemos no decorrer do dia, que nos leva a pensar que algo está errado, e é preciso rever essa situação.
Quando não ingerimos as porções alimentares que são necessárias para nosso corpo funcionar bem, ficamos em defasagem, e ao longo do dia temos a tendência a ficar mastigando alguns petiscos na tentativa de ludibriar a fome que acaba aparecendo. Se esse é o seu problema, nada melhor do que uma boa orientação nutricional para resolver essa questão.
Porém, a grande maioria das pessoas que procura atendimento relatam que além da alimentação que seguem, sentem-se ansiosas, muitas vezes angustiadas com situações de suas vidas que não estão bem e buscam o alimento como forma de controlar o que estão sentindo. Quando isso está acontecendo é importante procurar a psicoterapia como forma de detectar quais são os gatilhos emocionais que estão levando a comer fora de hora, mesmo que sejam pequenas porções, pois no todo isso causará um aumento no peso assustando na hora que verificarem na balança a diferença apresentada.
Algumas dicas interessantes para lidar com essas situações:
  • Ter sempre à mão alimentos que sejam saudáveis e de baixa caloria;
  • Comer para sua fome e não pelo desejo de comer, pois existe uma grande diferença nesses dois aspectos;
  • Respirar algumas vezes profundamente e refletir sobre o que está sentindo antes de atacar um petisco;
  • Procurar auxílio de um profissional da área para se alimentar adequadamente;
  • Fazer um diário alimentar e emocional, assim poderá identificar o que ingeriu, quantidades, qualidade e também o que estava sentindo em alguns períodos do dia, o que irá auxiliar na auto percepção a respeito de seu comportamento;
  • Beber água;
  • Se ocupar de atividades que lhe proporcionem prazer, para desfocar da comida como única fonte de satisfação.

03/08/2012


Intolerância à lactose

Conheça melhor o problema que tem se tornado comum entre crianças e adultos e saiba como conviver melhor com ele


intolerância à lactose é o termo utilizado para a incapacidade, total ou parcial, de digestão da lactose, o açúcar encontrado no leite e em seus derivados, como iogurte e queijos. O problema é causado quando o organismo não produz a enzima lactase, responsável pela quebra, decomposição e absorção desse tipo de açúcar, cuja ausência pode ocorrer desde o nascimento ou porque deixa de ser produzida ao longo da vida.

Quais os sintomas?

indigestão da lactose faz com que esse açúcar, ao atingir o intestino grosso, seja fermentado por bactérias, causando náuseas, dor abdominal, gases, irritação intestinal e diarréia,  sintomas presentes nas pessoas que possuem intolerância à lactose. Vale lembrar que a intensidade dos sintomas varia de acordo com o grau de intolerância, mas de qualquer forma, se o organismo não for capaz de digerir a substância, alimentos como leite de vaca ou cabra, queijo branco, manteiga, margarina, requeijão, iogurte, pudim, bolo, creme de leite, leite condensado, biscoito ao leite, pão de leite, pizza de mozarela e a maioria dos adoçantes em pó, vão fazer mal.

Como diagnosticar a intolerância?

É importante lembrar que a intolerância à lactose apresenta sintomas parecidos com os de outras doenças, como alergias alimentares e a síndrome do intestino irritável, por isso é fundamental que o diagnóstico seja feito de maneira correta.
Ao perceber que alguma coisa está errada, principalmente ao ingerir alimentos lácteos, procure um médico, ele poderá orientá-lo na realização de alguns exames que detectam o problema. Em um desses exames, o paciente irá ingerir em jejum um líquido com dose concentrada de lactose e durante duas horas várias amostras de sangue serão coletadas para medir o nível de glicose, que reflete a digestão do açúcar do leite.
Se a lactose não é quebrada, o nível de glicose no sangue não aumentará e, conseqüentemente, o diagnóstico de intolerância à lactose será confirmado. Porém, este exame não é indicado para crianças pequenas. Nesses casos, o mais indicado é o teste que detecta a presença de ácido láctico e ácido graxos no organismo, produzidos quando a lactose não digerida é fermentada pelas bactérias do intestino grosso. Há ainda outros testes utilizados no diagnóstico da doença, como é o caso do exame que mede a quantidade de hidrogênio exalado pelo paciente, que em casos positivos é muito grande; ou ainda o exame genético.

Como tratar a intolerância?

Não há tratamento para aumentar a produção da lactase, por isso a intolerância à lactose não tem cura. Por outro lado, é possível tratar os sintomas por meio de dietas, evitando alimentos lácteos; e pela ingestão de cápsulas de lactase que suplementam a deficiência dessa enzima no organismo.

Quais alimentos ingerir?

No caso dos “intolerantes”, alguns alimentos como leite e seus derivados, devem ser evitados. Porém, há outras opções de alimentos que podem ser consumidos sem culpa, como: leite com baixa lactose; leite e alimentos de soja; leite e alimentos feitos de arroz, como as bolachas de arroz; queijos brie, camembert, roquefort, cheddar, parmesão, prato e emmental; alimentos de marcas especializadas que trabalham com produtos isentos de lactose, que vão desde chocolates e biscoitos até iogurtes e sorvetes.
Vale a pena ressaltar que os produtos sem lactose não são facilmente identificados nas prateleiras dos mercados. Além disso, o controle de mudança na composição dos produtos não é rigidamente controlado, como é o caso do pão, por exemplo, que em alguns casos leva leite e em outros não. Por isso, antes de comprar qualquer produto, as pessoas devem ler atentamente os rótulos, prestando atenção não somente nos ingredientes, mas também em frases como “pode conter” e “traços de…” as quais também indicam a presença da lactose.






29/07/2012



Conheça as vantagens e desvantagens de cada terreno para correr

Variar na escolha do tipo de terreno é essencial para enriquecer o treino, quebrar a monotonia e evitar lesões






Além de uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos tem se tornado cada dia mais comum para os adeptos de uma vida mais saudável. Muitas matrículas têm sido feitas nas academias tanto nas aulas de musculação, quanto nas de lutas marciais, porém, uma das opções mais baratas e eficientes tem sido a prática da corrida.
Não importa se a corrida é feita na esteira ou ao ar livre, os especialistas confirmam: seja onde for esse tipo de exercício queima muitas calorias, tonifica os músculos e melhora o condicionamento cardiovascular. Por outro lado, o terreno onde os atletas, amadores ou profissionais, correm pode influenciar no seu desempenho. Por isso, vale a pena conhecer as vantagens e desvantagens de cada tipo de terreno para corrida. Confira.

1 – Asfalto

É a principal opção para a maioria dos atletas, já que essa superfície é comum tanto nas cidades pequenas quanto nas grandes metrópoles, além de ser o terreno da maioria das competições. Por outro lado, o asfalto é considerado uma superfície dura onde a absorção de impacto é mínima. Logo, a variação para outros terrenos é essencial.

2 – Areia

Diferentemente do asfalto, o terreno fofo da areia apresenta alta absorção de impacto, o que evita a possibilidade de lesões. Além disso, correr nesse tipo de terreno proporciona o ganho de força e velocidade, fortalecendo a musculatura dos membros inferiores. Porém, pelo fato de exigir muito esforço, é importante controlar o tempo para evitar desgaste excessivo.

3 – Grama

Assim como a areia, a grama absorve muito o impacto, o que contribui para evitar lesões. Mas é preciso estar atento aos buracos e desníveis do terreno para não cair em uma armadilha e se machucar. O cuidado deve ser redobrado em dias de chuva, já que o terreno molhado pode fazer você escorregar.

4 – Esteira

E por falar em dias de chuva, muitas vezes a opção é correr indoors (em ambientes fechados) e nesse caso, a esteira é sempre a escolhida. As vantagens desse tipo de corrida é que você pode controlar o tempo e o gasto calórico com precisão, além do amortecimento do impacto ser considerado relativamente bom. Porém, alguns corredores consideram-na monótona e os treinadores afirmam que a esteira não deve ser a única alternativa de treino para competições, já que a mecânica é muito diferente de uma prova de rua.
Sabemos que isto nem sempre é possível, mas vale a pena lembrar que variar o terreno da corrida, além de deixar a prática do exercício mais prazerosa, é essencial para evitar lesões, principalmente aquelas relacionadas ao amortecimento do impacto. Então, depois de escolher o local da corrida e passar por uma avaliação médica para conferir suas condições físicas, é só começar a sua corrida.



22/07/2012



Como identificar que você está com intoxicação alimentar?

Fique atenta pois alguns sintomas podem ser confundidos com outros tipos de infecções


Dor, cansaço e náuseas. Normalmente são esses alguns dos sintomas que aparecem logo após uma alimentação irregular, abuso de certos condimentos ou então, excesso de comida durante as refeições.
Mas o fato é que esses sintomas podem se confundir, fazendo com que as consequências de uma alimentação desregrada se assemelhem com outros problemas, como a indigestão ou alergia a certos alimentos. Mas como identificar que o que você tem é realmente intoxicação alimentar?
Caso você esteja com dores abdominais, enjoo constante, vômitos e desidratação, pode ser que você esteja com intoxicação. Em alguns casos, pode haver até febre. Por isso, o mais recomendado é procurar o pronto socorro para que o médico faça o diagnóstico.
Especialistas alertam que é importante nunca o paciente se autodiagnosticar. Esse é um dos erros mais graves cometidos por várias pessoas. Segundo eles, a ingestão de medicamentos errados pode complicar e muito, o quadro clínico do paciente.
A intoxicação alimentar acontece quando há o consumo de alimentos contaminados pelas bactérias “Salmonella”, “Shigella”, “E.coli”, “Staphilococus”, “Clostridium”.

Como se prevenir

Embora os alimentos contaminados tenham aparência saudável, é preciso redobrar ainda mais os cuidados quando se é comum ter refeições fora de casa. Evitar comer alimentos feitos em barraquinhas nas ruas ou em restaurantes que não tenham uma higienização correta é fundamental, já que esses alimentos podem estar com as bactérias.
Lavar as mãos antes de pegar em algum alimento, ao chegar da rua ou segurar em objetos ou em transportes públicos é fundamental, já que ao longo do dia, é comum passar inúmeros micro-organismos em todo o corpo.
Embalar com cuidado os alimentos que você guarda na geladeira também é importante. Não deixe que o papel laminado ou o papel filme que você usar para cobrir a refeição fique com algum tipo de abertura.
Prestar atenção em simples detalhes é recomendado. Não consuma de maneira nenhuma alimentos crus, seja carne ou ovos. Beba sempre leite pasteurizado ou fervido.
Quando for fazer a compra do mês, observe a validade dos produtos e compre apenas os que estiverem em geladeiras e devidamente lacrados. Latinhas de ervilha ou milho, por exemplo, não devem estar amassadas ou estufadas.

Tratamento

Assim como qualquer doença, é preciso que o diagnóstico seja feito pelo profissional habilitado. Mas é importante que o paciente ingira bastante líquido e faça repouso.
Caso houver desidratação, o especialista prescreverá também medicamentos orais ou intravenosos para o controle de vômitos e náuseas.


15/07/2012


Exercícios para pernas e glúteos

4 exercícios para fazer em casa e conquistar pernas e bumbum de dar inveja

exercicios pernas gluteos Exercícios para pernas e glúteos
Antes de qualquer coisa, você precisa se conscientizar de que não é num piscar de olhos que conseguimos ter aquelas pernas e bumbum durinhos. È preciso muita determinação e força de vontade. Após estar ciente disso, vamos para os exercícios.
A seguir, uma série de exercícios para pernas e glúteos que devem ser feitos por pelo menos duas vezes na semana. Conforme os exercícios vão se tornando mais fáceis, intensifique diminuindo os intervalos entre as séries e exercícios.

Exercício 1

O primeiro exercício será o de dar “um passo à frente”, de maneira que o joelho forme um ângulo de 90° em relação à perna. O detalhe de não permitir que o joelho ultrapasse a linha das pontas dos pés deve ser seguido nesse exercício.
Retorne à posição inicial e faça o mesmo movimento com a outra perna. O joelho da perna de trás deve ser levemente flexionado e direcionado para o chão. Pratique de 2 a 3 séries de 16 a 24 repetições (no total). Intervalos entre 45 segundos a 1 minuto entre séries.

Exercício 2

Em pé, com os pés paralelos posicionados na mesma largura dos ombros, Flexione os joelhos, como se fosse sentar, até um ângulo aproximado de 90°. Esse movimento deve ser executado de forma que os joelhos não ultrapassem a linha das pontas dos pés. Os músculos mais trabalhados nesse exercício são o quadríceps e os glúteos. Realizar de 2 a 3 séries de 12 a 20 repetições. Intervalos entre 45 segundos a 1 minuto entre séries.

Exercício 3

Semelhante ao exercício anterior, mas com o passo sendo efetuado no sentido lateral. Não permitir a projeção do joelho para uma linha imaginária à frente dos pés. Retorne à posição inicial e faça o exercício com a outra perna. Trabalha o quadríceps, adutores e glúteos. Realizar de 2 a 3 séries de 16 a 24 repetições (no total). Intervalos entre 45 segundos a 1 minuto entre séries.

Exercício 4

Posicionando-se á frente de um obstáculo, como um degrau de escada, por exemplo, coloque um dos pés totalmente apoiado sobre o mesmo, deixando o joelho num ângulo entre 90° e 100°. Realizar o movimento de subida no obstáculo, levando o joelho contrário para cima, na altura do quadril. Retorne devagar à posição inicial e suba novamente. Realizar 2 a 3 séries de 12 a 20 repetições em cada perna, com intervalos entre 45 segundos a 1 minuto.

08/07/2012


Não tenha medo de sentir fome

O entendimento sobre o assunto fornece ferramentas para lidar com esse vilão




A segunda feira acabou sendo definida como o dia mundial do recomeço, mas na realidade, isso acaba não dando muito certo.
Você já se levanta pela manhã ansiosa com o que vai comer? Muitas pessoas já iniciam o dia planejando que será um novo recomeço, e que vai conseguir driblar a fome e perder peso.
É muito frequente ouvirmos essas queixas de pessoas que estão acima do peso ideal, nos mostrando o quanto a comida acaba servindo a outro objetivo que não é nutrir o corpo e sim nutrir a alma, o coração.
A comida também tem a conotação de afeto: é só lembrarmos da comida de nossa mãe, do bolo da avó, do pudim da tia, todos preparados carinhosamente para deixarem a família feliz. Muitas são as culturas que valorizam a abundância de comida, e nas festas a felicidade está estampada, todos ansiosos na espera de saborearem os melhores quitutes que conhecem, desde a infância.
A fome se transforma em um grande vilão, ou mesmo o medo dela. O que as pessoas não percebem, é que existe uma grande diferença entre a fome real e a imaginária, ou seja, o desejo de comer.
Já pararam para realizar uma avaliação desse aspecto em sua vida? A hora chegou e com um lápis e um caderno, vamos começar a treinar a percepção a cerca do que sente realmente.
Fome é um incomodo que sentimos, como se nossa barriga tivesse um grande buraco, que necessitamos preencher. A vontade de comer acaba se instalando devido à ansiedade frente a situações de sua vida, até mesmo frente a situações que não consegue prever.
Fome é uma sensação fisiológica que nosso corpo percebe quando precisa de alimento para manter as atividades inerentes a vida. Apetite é o desejo de comer um alimento. É de fundamental importância decifrar o que realmente queremos. Queremos comer por fome ou por desejo de comer?
Parece fácil, mas para muitas pessoas essas situações se confundem, e nessa situação, acabam ingerindo mais e mais comida, mesmo sem estar sentindo fome.
Então, vamos começar uma nova etapa nesse processo de perda de peso, anotando tudo o que ingere, e fazendo um link com aspectos de sua vida, cada vez que abusar da comida. Ao utilizar a anotação de sua ingesta alimentar, poderá identificar quais são os fatores disparadores para o seu desejo de comer. Aprenderá a olhar para si mesmo, e desenvolver estratégias para que nesses momentos onde a fome não está presente, podendo utilizar de outras opções para a resolução dos problemas pessoais e até mesmo a ansiedade.
ansiedade é um dos grandes disparadores do desejo de comer, e na roda viva que é nossa vida, acabamos por descontar nossos anseios comendo. Ao utilizar a anotação, perceberá que acabou ingerindo mais comida nesses momentos, pois a tendência é comer, comer e não conseguir sentir saciedade.
No processo terapêutico o paciente tem a oportunidade de identificar o significado do abuso alimentar, podendo resolver algumas situações de forma mais efetiva, colocando cada necessidade no lugar adequado, e a comida podendo ocupar somente o seu papel de nutrição.
O comer por sentimentos impede que consiga alcançar seu objetivo de perder peso, pois não conseguimos nos manter dentro da prescrição nutricional, sabotando também a atividade física, pois aqui temos uma conta de adição e subtração, e vamos utilizar a que temos condição no momento.



01/07/2012


Alimentos ricos em fibras

Descubra qual a importância dos alimentos ricos em fibras para a sua saúde





Os alimentos ricos em fibras são muito importantes para a saúde. As fibras não são encontradas em alimentos de origem animal, como carnes, ovos e laticínios, apenas nas plantas. Elas são as partes dos grãos, vegetais e frutas que ajudam no processo digestivo e auxiliam no trabalho do intestino.
Uma dieta rica em fibras e com pouca quantidade de gorduras melhora o funcionamento do intestino, previne doenças do coração, câncer e diabetes. As fibras também ajudam no controle de peso, prevenindo e tratando a obesidade. Estes alimentos ficam mais tempo no estômago e dão a sensação de saciedade. Assim, acabamos ingerindo menos calorias ao longo do dia.
Os alimentos comuns podem ser trocados pelos alimentos ricos em fibras e pelas versões integrais. Para quem não gosta muito dos integrais, existem alimentos em forma de farelo, como a linhaça, por exemplo. Os farelos podem ser colocados em bolos, pães, massas e até mesmo no arroz.
Os feijões, ervilhas, grão de bico, lentilhas e outras leguminosas podem ser colocadas em sopas, cremes, ensopados e saladas, pois são excelentes fontes de fibras. Prefira consumir arroz integral, cevada integral, farelos, trigo para quibe em sopas, saladas como pratos principais. Além de mais saudáveis, também ajudam a diferenciar o cardápio do dia-a-dia.
As frutas e hortaliças como a maçã e a batata, também são ricas em fibras, que ficam concentradas em suas cascas. Faça saladas, recheios para sanduíches, tortas, sucos e coma frutas frescas.

Dicas sobre o consumo de fibras

Nunca aumente rapidamente o consumo de fibras na dieta, pois você pode sentir flatulências, estufamento, cólicas ou diarréia. Para evitar os desconfortos, o aumento deve ser gradativo, assim seu intestino pode se adaptar.
Aumente o consumo de líquidos, o ideal é de 6 a 8 copos diariamente, para não dificultar a absorção de minerais. As barrinhas de cereais são saborosas e podem ser encontradas em diversos sabores. Elas possuem alta quantidade de fibras como granola e outros cereais.

Conheça alguns alimentos ricos em fibras

Cereais integrais: aveia, quinoa, arroz e pão integral, linhaça.
Frutas: laranja, maçã, manga e ameixa, sempre com casca e bagaço.
Vegetais: couve, repolho, agrião e berinjela.
Grãos: feijão, lentilha, soja, ervilha e grão-de-bico.

23/06/2012



5 erros mais comuns de quem vai começar uma rotina de exercícios

Descubra o que você não deve fazer quando decidir se empenhar na atividade física


Geralmente, quando pensamos em fazer exercícios físicos, a vontade acaba sendo realizada tão rápido que não dá tempo de se planejar e se preparar para essa nova rotina. Consequentemente, acaba-se cometendo alguns deslizes que podem resultar na desistência de praticar uma atividade física.
Descubra a seguir quais são estes erros mais comuns e os evite se você for começar a se exercitar em breve. Algumas dicas servem também para quem já está se exercitando a algum tempo e quer ter certeza de que não está cometendo estes erros.

1 – Ter objetivos quase impossíveis ou não ter objetivos

Um dos erros comuns de quem começa a praticar exercícios é determinar objetivos quase impossíveis de serem realizados, por exemplo: diminuir a barriguinha em 1 mês.
Outro erro é não ter nenhum objetivo e começar a se exercitar somente porque você acha que é bom. Pense no que você precisa: melhor flexibilidade, mais tônus muscular ou eliminar gorduras? Se você não tem certeza do que precisa, procure um profissional da educação física para te orientar.

2 – Querer resultados imediatos

Além disso, muitas pessoas que começam a se exercitar querem ver os resultados imediatamente após começar a prática. Entretanto, estima-se que quem faz academia, por exemplo, consiga começar a perceber algum resultado somente após cerca de 3 meses de exercício contínuo. Então, nada de ansiedade. Tenha paciência e os resultados aparecerão.

3 – Exagerar na dose de exercícios

Fazer exercícios muito pesados ou séries com repetições exageradas logo no começo pode gerar tanta dor muscular que você vai acabar desistindo de fazer exercícios. Sendo assim, comece com uma série mais leve, aguente a dor das primeiras semanas e aumente a intensidade e o peso dos exercícios pouco a pouco. Desta forma, você não se sentirá desmotivada a praticar uma atividade física.

4 – Fazer os exercícios sem acompanhamento de um profissional

Achar que consegue fazer exercício físico sozinha pode ser um grande perigo para sua saúde. O exercício quando feito sem acompanhamento pode acabar sendo realizado de forma incorreta e ter consequências graves para sua saúde. Portanto, procure um educador físico antes de definir que tipo de treino vai fazer e siga as orientações do profissional de como fazer cada exercício.

5 – Não praticar a reeducação alimentar

Se você está acostumado a comer fast-food e acha que somente exercício físico vai te fazer emagrecer, você pode estar enganado. A reeducação alimentar tem um papel muito importante nos resultados que a atividade física pode proporcionar. Alimentar-se bem e nutritivamente e evitar alimentos gordurosos demais pode potencializar os resultados que você almeja. Consulte uma nutricionista antes de iniciar os exercícios e adapte a sua dieta às suas necessidades em relação ao seu corpo.
Seguindo estas dicas você pode tirar do exercício físico tudo de melhor que ele pode oferecer, sem os riscos que algumas atitudes podem causar. Cuide da sua alimentação e do seu corpo e sua saúde ficará ainda melhor.



17/06/2012


Cuidados que o hipertenso deve ter

Especialistas explicam quais são as recomendações necessárias para quem sofre com a doença



Segundo o relatório anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), um a cada três adultos sofrem com a hipertensão. Porém, por ser uma doença sem sintomas significativos, a maioria dessas pessoas não sabem que tem, o que a torna perigosa.
Por isso, consultar o médico regularmente para fazer exames de rotina e ter um cardápio equilibrado é essencial para garantir uma vida saudável. Além também de medir a pressão mensalmente. Se a hipertensão não for acompanhada pelo especialista, ela pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral, entre outras complicações cardíacas.
Quem sofre com a hipertensão precisa tomar certos cuidados e se atentar à alimentação. Isso porque o consumo de certos tipos de alimentos pode elevar ainda mais a pressão arterial, o que traz sérios problemas à saúde.

Alimentos proibidos e permitidos

Uma das atitudes principais que o hipertenso deve ter é evitar alimentos salgados. “O consumo excessivo de sal deve ser evitado. Tanto aqueles que adicionamos na comida, como os alimentos que contém muito sal ou sódio em sua composição ou preparo. Lembrando que não são somente os alimentos salgados que contém sal (sódio), os doces também”, explica a nutricionista Raquel Maranhão da Clínica BeSlim.
Segundo Raquel, existem estudos que mostram que alguns alimentos não aumentam a pressão. “Há certos alimentos com um menor risco de elevação da pressão, como aqueles ricos em fibras: verduras e cereais integrais; cálcio: laticínios; ácido graxo e ômega 3: alguns peixes, como a sardinha e salmão; linhaça e potássio: soja, feijões, batata e laranja”, sugere.
Porém, antes de tomar qualquer medida, é preciso consultar o especialista para verificar qual tipo de tratamento é ideal para o seu organismo. “O cardápio é feito de acordo com a quantidade de calorias necessárias para a pessoa”, comenta Raquel.

Cardápio do hipertenso

Composto basicamente pelos alimentos naturais, a refeição do dia-a-dia é feita de acordo com a necessidade do paciente. “São refeições com quantidade reduzida de sal e adição de temperos; a substituição de alimentos com quantidades importantes de sal por aqueles com quantidade reduzida em sua composição e preparo, como o queijo branco sem sal, evitando em especial, aqueles industrializados”, exemplifica Raquel.
Evitar alimentos com sódio, como o pão francês e carne seca é recomendado. “Os sucos concentrados e a cafeína também devem ser retirados do dia-a-dia do hipertenso”, comenta a nutricionista Lila Valente.
É importante também consultar o médico de seis em seis meses. Para quem tem histórico de hipertensão na família, recomenda-se medi-la, pelo menos, uma vez por semana.


09/06/2012


Ingerir energéticos e refrigerantes pode danificar seus dentes



Quem não gosta de exibir um sorriso bonito com belos dentes, brancos e alinhados? Mas os cuidados com eles devem ser redobrados se você tem o hábito de consumir energéticos e refrigerantes. Sim, essas bebidas possuem substâncias que são verdadeiras vilãs para a saúde dos seus dentes.
É o que explica o cirurgião especialista em periodontia, da Clínica Mendonça de Odontologia e Imagem (SP), Luciano Terreri Mendonça. “Os elementos contidos nessas bebidas podem causar cárie dental. Isso porque os ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar, presente nos energéticos, desmineralizam o esmalte dental, e contribuem para a formação das mesmas”, explica. Em casos mais graves, como a desmineralização do dente associada a uma escovação inadequada, o paciente pode perder a dentição.
O ortodontista, da Orthos Odontologia (DF), Wells Trigueiro alerta ainda para o perigo de outras bebidas. “As dietas modernas incluem normalmente alimentos com muita acidez. A maior parte das frutas, sumos de fruta e bebidas com carbonatos, que são os casos dos energéticos e refrigerantes, – incluindo as variantes sem açúcar – têm um pH muito baixo, suficiente para amolecer e desmineralizar a superfície do dente”, explica. Atente-se também para as bebidas que contém excesso de corantes.
Mas não se desespere: esses problemas são efeito da ingestão prolongada de bebidas com essas substâncias e de uma higienização incorreta. Confira as dicas que os especialistas indicam para você saborear as bebidas, mas não sofrer com os danos que elas causam aos dentes:


  • Reduza o consumo de bebidas como energéticos, refrigerantes e sucos artificiais e substitua por bebidas que contenham menos açúcar e ácido, como água e suco de fruta 100% natural;
  • Não retenha alimentos e bebidas ácidas na boca por muito tempo;
  • Enxágue a boca com água: Depois de consumir alguma dessas bebidas, faça um bochecho com água para remover vestígios delas que possam prolongar o tempo em que o esmalte fica exposto aos ácidos;
  • Espere por pelo menos uma hora, após o consumo de bebidas ou alimentos ácidos, até escovar os dentes;
  • Na escovação, utilize uma escova suave e um creme dental pouco abrasivo, com menos acidez e muito flúor;
  • Use diariamente uma solução para bochecho com flúor. Ele reduz as cáries e fortalece o esmalte dental.


Também é importante manter um acompanhamento especializado com o dentista de sua preferência. “A intervenção inicial é a chave. O aumento da vigilância durante os exames de rotina e um estilo de vida prudente podem atrasar a progressão dos sintomas”, finaliza Trigueiro.




02/06/2012


Sutiã: escolha o modelo ideal e ganhe saúde



Escolher um bom modelo de sutiã vai além da beleza e da sensualidade da peça. Ele é muito importante também para a saúde da mulher e ao usar um modelo incorreto ela pode ter diversos incômodos. A principal função do sutiã é oferecer suporte aos seios e diminuir o sobrepeso em relação à coluna da mulher. Porém, muitas vezes, influenciadas pela beleza da peça, algumas mulheres se esquecem de verificar a qualidade do sutiã e também o tipo ideal para o seu corpo.

O fisioterapeuta da Central da Fisioterapia (SP), Rodrigo Peres, explica que cada mulher tem que usar um sutiã de acordo com o tamanho dos seus seios e também das suas costas. “Por exemplo, quando usam sutiãs menores, com o intuito de realçar os seios esteticamente, as mulheres correm o risco de causar compressão das glândulas mamarias o que no futuro pode acarretar problemas na amamentação”, conta. Dores nas mamas também costumam estar relacionadas aos modelos incorretos. Mude e observe.

Já no caso de quem opta por modelos maiores do que os necessários para o seu corpo, o especialista explica que a escolha pode diminuir a sustentação e favorecer a inclinação da coluna para frente, causando dores nas costas. “Em muitos casos as mulheres já apresentam algum tipo de alteração na coluna e, se o sutiã for inadequado, poderá aumentar um desvio já existente”, explica o especialista.

A palavra mais importante é conforto, pois o modelo ideal de sutiã deve acomodar os seios completamente e de forma suave, sem criar saliências do lado ou na parte inferior dos seios. Peças com leves modelagens são indicadas. As alças também são importantes. Prefira modelos com alças mais largas e aumente a sustentação. Isto também evita que a alça marque demais os ombros (como se cortasse a pele). Nas costas, as elas devem estar ajustadas para evitar o desconforto.

Observe também o tipo de tecido da peça, algumas mulheres podem apresentar alergias oriundas dos tipos sintéticos. “As dermatites de contato podem ser mais frequentemente relacionadas ao uso de vestimentas sintéticas e isso também vale para os sutiãs”, explica o mastologista do Hospital Santa Paula (SP), André Perina. A dica é que sempre optem por modelos de algodão. Em períodos mais específicos, como a menstruação ou a amamentação, a escolha do sutiã deve ser diferente das demais ocasiões. Nestas épocas, os seios ficam sensíveis e podem alternar de tamanhos. Os modelos maiores geralmente resolvem os incômodos.

A relação do sutiã e do câncer de mama é uma preocupação de alguns cientistas que já pesquisaram o tema, mas também de algumas mulheres, porém o mastologista explica que não é necessário temer o uso do acessório. “Os sutiãs, com bojo ou sem, não provocam o câncer. O mecanismo pelo qual a célula normal se altera para o câncer não é influenciado pelo tipo de vestimenta”, enfatiza o médico Perina.

25/05/2012


Os prós e contras de suspender a menstruação 


A menstruação significa para algumas mulheres o ápice da sua feminilidade e fertilidade. Para outras, ela representa somente incômodos como dores, inchaços, cólicas e a temida tensão pré-menstrual (TPM). Porém, atualmente, as mulheres do segundo grupo têm ao seu alcance a escolha de cessar a menstruação e por consequência, diminuir e até eliminar os sintomas que ela traz. Em alguns casos, a suspensão da menstruação é indicada pelo próprio médico a fim de tratar algumas doenças como mioma, endometriose (inflamação da camada que reveste o útero) e anemia.

O primeiro passo de quem deseja parar de menstruar é procurar um profissional para auxiliá-la. “É importante avaliar se a mulher possui indicação formal para suspender a menstruação ou se ela apresenta fortes sintomas de TPM, que prejudiquem seu dia a dia. Em casos de mulheres com pequenos sangramentos, não vale a pena o tratamento, pois ele envolve grandes alterações hormonais”, explica o médico ginecologista obstetra Domingos Mantelli Borges Filho.

Métodos

A ginecologista obstetra Denise Gomes, diretora médica da Plena Clínica, explica que existem quatro métodos mais utilizados na interrupção da menstruação. O mais comum é o uso contínuo da pílula anticoncepcional por via oral. Neste caso a paciente toma o medicamento, que pode ser uma combinação dos hormônios estrógeno e progesterona, sem interrupções.

O outro método é a administração da injeção de progestogênio trimestral.

O DIU com progesterona é um dispositivo em forma de T que é colocado pelo médico no útero da mulher e que pode durar cinco anos.

E por fim, há o implante subcutâneo, um pequeno bastão é inserido, geralmente no braço da mulher, e libera diariamente o hormônio para inibir a menstruação e pode ser usado por até três anos.

Vantagens e desvantagens

As vantagens em interromper os ciclos menstruais mensais é que os anticoncepcionais hormonais reduzem o risco de surgimento de endometriose, miomas uterinos, câncer no endométrio. Além disso, combatem cólicas menstruais e auxiliam no combate à anemia e à tensão pré-menstrual.
Para as mulheres que querem inibir a menstruação, mas têm medo da infertilidade, a médica desmistifica o tema. “Os métodos hormonais não causam infertilidade permanente. Alguns meses após a interrupção do tratamento as mulheres estão aptas para a fecundação, mas é imprescindível visitar o ginecologista regularmente para verificar alterações indesejadas e controlar as taxas hormonais”, conta Denise.

Outra preocupação constante é sobre onde vai parar o sangue que não é liberado pelo corpo da mulher. “Quase todos os métodos inibem a ovulação. Com isso, o endométrio (camada que reveste o útero que se prepara para a chegada do óvulo) não se forma e logo não há o que sangrar ou eliminar do corpo”, explica Mantelli.

Como o tratamento é todo baseado na administração de hormônios, as fumantes, mulheres que têm problemas na tireoide ou que já tiveram trombose, não são aconselhadas a interromper o ciclo menstrual.

A possibilidade de iniciar um tratamento deste tipo inclui alguns problemas. “O fim da menstruação pode acarretar em aumento da oleosidade da pele e de acne ou reduzir a libido de algumas mulheres”, afirma. Denise.

Uma decisão

A massoterapeuta Rosângela Souza Barbieri, de 33 anos, decidiu parar de menstruar há três anos. “Tinha muitos sintomas por causa da menstruação. Dor nas costas, compulsão por doces e retenção de líquidos. E os sintomas chegavam a durar duas semanas. Com o fim do ciclo, fiquei mais disposta e não tenho mais problemas com os treinos de corrida”, conta.

Os dois profissionais ainda sugerem que a mulher deve ter acesso às informações para poder decidir, junto com um médico, se pode aumentar sua qualidade de vida cessando sua menstruação com um tratamento adequado e supervisionado.


20/05/2012


Benefícios da dança para o corpo e para a mente


Não há quem não goste de dançar, não é mesmo? Existem as pessoas que não se preocupam com o olhar alheio e dançam sem pudor onde quer que estejam. Mas, há também quem prefira arriscar uns passinhos quando está sozinho em casa, em frente ao espelho. Não importa a maneira escolhida para “sacudir” o corpo, a única recomendação é que a dança realmente faça parte da rotina diária. Essa prática traz benefícios ao corpo e à mente.
Quem não tem disponibilidade para ir a uma academia ou não gosta de malhar, pode optar por fazer exercícios físicos a partir de coreografias para suas músicas preferidas. Ao fazer movimentos corporais para dançar, uma pessoa mexe com a frequência cardíaca, com a musculatura esquelética e com as articulações e, portanto, pode perder peso.
Estima-se que em uma hora de dança seja possível gastar uma média de 300 a 400 calorias. E o melhor é que todos os tipos de dança têm esse potencial, não importa se é de salão, jazz, balé, pagode ou música contemporânea. A intensidade dos movimentos pode fazer uma pessoa gastar ainda mais calorias. Em academias especializadas, é possível encontrar profissionais para indicar a melhor atividade para cada aluno.
Além fazer bem para o corpo, a dança faz bem para a mente. “Dançar libera endorfina, a famosa e conhecida substância do prazer. Repare que não existe uma só pessoa que não fique alegre e feliz ao praticar coreografias. Portanto, esse é um exercício que interliga o corpo e a mente”, explica a psicóloga Vivian Mendes.
Quem pratica essa prazerosa atividade concorda com a especialista. “O que mais me fascina na dança é a facilidade com que é possível esvaziar a mente. Só pensamos nos movimentos e na música. Não sinto nada de stress ou outro aborrecimento enquanto danço ou a crio. A dança trabalha a saúde, a agilidade, a presença social, a mente e a estética física”, diz a professora e eterna admiradora de dança Giovana Grassi Salles.
A dança também é uma terapia para a alma. Os ritmos que têm maior apelo à sensualidade podem elevar a auto estima de uma mulher, e de homens também. Além disso, a atividade promove interação entre pessoas, o que pode diminuir a timidez, e ainda dá mais disposição para encarar as atividades e os problemas do dia a dia. “A dança muda muito a rotina de uma pessoa”, finaliza a psicóloga Vivian Mendes.


13/05/2012


Síndrome da fadiga crônica

Sensação de desânimo e incapacidade de executar as tarefas mais básicas da rotina são sinais para procurar um médico



Aquela sensação de cansaço que não vai embora mesmo depois de um final de semana inteiro bem dormido pode ter razões como estresse, sedentarismo ou deficiência de nutrientes no organismo, mas também pode ser a síndrome da fadiga crônica.
Diferentemente do cansaço comum, a síndrome da fadiga crônica (SFC) é uma condição persistente, que pode ter longa duração e geralmente é acompanhada de outros sintomas que prejudicam o desempenho da pessoa em vários aspectos: desânimo, dificuldade de concentração e fraqueza muscular são alguns deles.
Portanto, se você já acorda cansada, tem dificuldade para se recuperar de atividades físicas, por mais simples que elas sejam, sente esgotamento físico e mental constantemente, dores musculares, dor de cabeça, infecções recorrentes, variações de humor, baixa imunidade, sono irregular, ansiedade e distúrbios gastro intestinais frequentes, é hora de consultar um médico.
Na maioria das vezes, a doença se instala depois de algum processo infeccioso como gripe, resfriado ou sinusite. Entretanto, por razões desconhecidas, a infecção vai embora, mas permanecem os sintomas de indisposição, fadiga e fraqueza muscular. Tais sintomas até melhoram, mas periodicamente voltam e podem durar por longos períodos.
De acordo com uma pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, nos EUA, mulheres acima de 40 anos são quatro vezes mais propensas a ter a doença por causa das típicas alterações hormonais dessa fase.
As causas da síndrome da fadiga crônica são desconhecidas e seguir um estilo de vida agitado pode não ser o único agravante do problema. A exaustão pode ter explicação física, mental, emocional ou ainda sinalizar várias doenças. Por isso, cabe ao médico conversar com o paciente e analisar todos os aspectos possíveis para chegar ao diagnóstico.
Apesar de não ter cura, os sintomas da síndrome podem ser reduzidos em até 60% com terapias. O tratamento para síndrome da fadiga crônica inclui atividade física, remédios e ida a um psicologo. O acompanhamento de um especialista é importante, pois se não for tratado, o cansaço crônico pode até resultar em depressão.






06/05/2012


Conheça os danos que os saltos altos podem causar aos pés



É incrível a sensação de beleza e poder que um salto alto proporciona às mulheres. Mas o que não é nada incrível é a dor que esse sapato pode causar após um dia ou uma noite inteira de uso.
Além do incômodo, o excesso dos saltos altos pode provocar problemas à coluna, aos joelhos e, principalmente, aos pés. Por esse motivo, é preciso ter cuidado ao usá-los, já que, com dores e problemas de saúde, não será possível usar novamente essa peça tão glamourosa e importante para o look. A variedade de modelos torna a escolha do melhor sapato mais difícil. Mas, além de pensar na beleza, é preciso estar atenta à saúde.
O ideal para o dia a dia é um salto de 3 a 4 centímetros de altura, com taco (parte física do salto, que determina seu modelo) mais largo. Entretanto, só quem é mulher sabe que na prática isso não é possível.
O queridinho das mulheres é também o que oferece mais riscos à saúde, segundo a terapeuta ocupacional, Julia Fonseca: “ao usar salto agulha, a mulher concentra todo o peso de seu corpo na parte frontal dos pés, assim, tem que andar com os joelhos flexionados para se equilibrar, o que causa dores e desconforto.”
Não é preciso deixar de usar o modelo agulha. Uma alternativa é dispor de opções diferentes para todos os dias da semana, inclusive ter um sapato com salto baixo, que é o mais recomendado. O resultado estético pode não ser 100% satisfatório para todas as mulheres, mas a melhora na qualidade de vida, com certeza, será.
Doutora Julia sugere que “quem aposta no modelo Anabela (que é como uma plataforma) acerta em cheio.” Como a plataforma percorre toda a extensão da sola, consegue fazer melhor a distribuição do peso. Outras boas alternativas são os saltos grossos porque também oferecem sustentação ao corpo, sem forçar demais a panturrilha, por exemplo.
O abuso dos saltos pode causar, no mínimo, 5 tipos de lesões diferente aos pés. Não acredita? Confira:
  • Joanete: Além de fatores genéticos, o uso excessivo de sapatos apertados na parte frontal, como os de bico fino, por exemplo, pode causar uma deformidade logo abaixo ao primeiro dedo do pé, que é chamada de joanete. Esse problema resulta em dores, inflamações e infecções;
  • Dedos “Martelo”: O uso de sapatos pequenos, apertados e com saltos elevados pode desenvolver o chamado dedo martelo, que acontece quando o dedo assume forma de garra. Esse problema é causado pelo desenvolvimento de calos na parte superior dos dedos e uma formação calosa na sola dos pés. Imagine caminhar desse jeito? Quem já tem joanete corre risco ainda maior de desenvolver o dedo martelo;
  • Neuroma de Morton: A falta de circulação sanguínea causada por sapatos apertados, estreitos ou altos comprime os nervos plantares e causam inflamação. Essa é uma lesão que afeta todo o pé, mas, principalmente, os terceiros e quartos dedos. O neuroma de morton provoca dor e dormência que podem ser aliviadas ao retirar o sapato;
  • Inflação no tendão de Aquiles (Calcâneo): O hábito de usar continuamente saltos altos pode provocar alteração na tensão do tendão de Aquiles (Calcâneo), o que causa dor e, consequentemente, tendinite. Algumas pessoas podem, até mesmo, romper o tendão, que é responsável por conectar a perna à panturrilha;
  • Instabilidade no tornolezo: A recomendação é que o salto tenha entre 3 e 4 centímetros porque, quem anda acima dessa altura, corre o frequente risco de ter torções e microtraumas, que causam dor recorrente do lado exterior (lateral) do tornozelo.
Quando estiver de salto, retire-o por alguns momentos e alongue os músculos da coxa e da panturrilha com os movimentos que a perna faria naturalmente se não estivesse apoiada sob os sapatos altos.

29/04/2012


Tromboembolismo venoso e os anticoncepcionais

Saiba o que é, quais são as formas de tratamento e como evitar essa doença



Segundo o Ministério da Saúde, o Sul do Brasil é a região com maior índice de mortes por tromboembolismo venoso. Isso se dá pela ausência de informações e orientações de prevenção da doença. Mas afinal, o que ela é e quais são os sintomas e tratamentos?
Também chamado de trombose, o tromboembolismo venoso é caracterizado pela coagulação do sangue no interior das veias. “Estes coágulos podem se desprender destas veias e irem para o pulmão, gerando o tromboembolismo pulmonar, doença grave e potencialmente fatal”, comenta o ginecologista e obstetra da Clínica MAE, Alfonso Massaguer.


Por ser uma doença que não possui sintomas totalmente característicos, é recomendado fazer exames de rotina para evitar surpresas posteriormente. “O tromboembolismo venoso pode ser uma doença sem sintomas, pode evoluir para um edema de pernas, até a situação mais grave de tromboembolismo pulmonar, com falta de ar, choque e até a morte”, explica Massaguer.

Segundo o ginecologista, há fatores que aumentam a incidência da doença. “Existem alguns fatores que podem predispor a formação de trombos como alterações genéticas, tabagismo, imobilizações, alguns hormônios e tumores. O trombo pode ser formar principalmente em veias maiores dos membros inferiores, tendo ou não a presença de sinais inflamatórios na região, como dor, vermelhidão, aumento de temperatura, edema”, diz.

Mas como prevenir? Antes de mais nada, é preciso que você consulte regularmente o seu médico e nunca tome medicação sem a indicação e prescrição dele. “A prevenção é feita evitando imobilizações, tabagismo e alguns hormônios. A utilização de meias elásticas e anticoagulantes ajudam também na prevenção”, explica Massaguer

Acreditar que as pílulas anticoncepcionais auxiliam na prevenção do tromboembolismo venoso é mito. “Não podemos dizer que as pílulas ajudam a prevenir, pois algumas delas podem até aumentar o risco de tromboembolismo”, diz o ginecologista.

Por isso, há a necessidade de consultar a opinião do seu médico. Pois em casos mais sérios, é preciso fazer cirurgias. “A prevenção é o mais importante.

Durante episódios de trombose podemos usar anticoagulantes e até internar o paciente. Em situações mais graves podemos recorrer até a trombolíticos (substâncias que destroem o trombo) ou cirurgia”, comenta Massaguer.

Porém, ter algumas atitudes caseiras podem sim contribuir para a prevenção. Anote aí:

·         Caminhadas: Andar regularmente no dia a dia é recomendado, já que a caminhada ativa a circulação sanguínea.
·         Movimentar o corpo: Durante a rotina de trabalho, é comum ficar horas e horas sentado na mesma posição em frente ao computador. Por isso, procure movimentar os pés para cima e para baixo e caminhe pelo escritório a cada uma hora.
·         Vida saudável: Evite o sedentarismo e bebidas alcoólicas. Além de ser prejudiciais ao organismo como um todo, é uma ótima ferramenta de evitar a doença.
·         Consultas médicas: Se você tem casos na família de trombose, é preciso que você peça orientações ao seu médico de qual é a melhor maneira de se prevenir. Além é claro de fazer exames de rotina com frequência.
Fonte: Dicas de Mulher






20/04/2012


6 dicas para uma rotina matinal mais rápida e prática

Suas manhãs não precisam mais ser uma correria, aprenda a aproveitar melhor o tempo


Todo dia é aquele mesmo problema: acordar, levantar, se arrumar, comer, sair de casa. A rotina matinal da mulher costuma ser repleta de atividades que nem sempre cabem no espaço de tempo que ela tem para executá-las. Nessa matéria damos dicas para que você se organize e aproveite ao máximo os preciosos minutos livres que você tem nas suas manhãs.
1 – Planeje o que vai fazer passo-a-passo. Para que você evite aquela correria matinal de não saber onde tem que ir, o que tem que levar, o que deve fazer, planeje o seu dia na noite anterior. Faça uma lista de tudo que você fará e, se possível, já organize as atividades em uma ordem que lhe favoreça, por exemplo: ordene os lugares onde terá que ir considerando a rota que terá que fazer para ir a cada um – assim você evita ter que ir em um lugar, depois ir em outro longe e voltar ao ponto onde já esteve. Essa lista também é útil para que você não esqueça nada do que deve ser feito. Use-a no dia e risque o que já executou.
2 – Escolha a roupa que vai usar amanhã.Uma das coisas que mais toma tempo na hora de se arrumar para sair de casa é a escolha da roupa. Se for durante a TPM então, multiplique o tempo gasto com isso três vezes e adicione uma mulher chorando depois de se vestir. Para poupar o drama na manhã e economizar tempo, na noite anterior faça o trabalho minucioso de decidir o que vestirá. Seja disciplinada e não resolva mudar o look na hora de sair – só faça isso se o tempo mudar (chuva ou frio, por exemplo).
3 – Deixe os produtos de beleza separados.Outra parte da rotina que também gasta muito do tempo precioso que temos de manhã é a rotina de beleza. Escolha previamente os produtos que irá usar e deixe-os organizados. Separe e deixe na bolsa aqueles que você precisará levar consigo. Assim você gastará menos tempo com a beleza, porque tudo já estará ao alcance.
4 – Deixe a sua bolsa organizada com o que precisará. Quem nunca passou meia hora procurando um documento em cima da hora de sair de casa e ficou muito nervosa porque não conseguia encontrar e estava atrasada já? Isso é algo muito comum e pode acontecer com qualquer pessoa que não se organizar previamente. Deixe tudo que precisará organizado na sua bolsa – documentos importantes, endereços, a lista do que tem que fazer e o que mais for necessário para aquele dia.
5 – Prepare suas refeições com antecedência. Deixar a sua comida pronta (até o café da manhã) proporciona uma boa economia de tempo. Isso é especialmente válido para mulheres com filhos que precisam mandar a lancheira recheada e que precisam alimentar bem os pequenos antes de sair de casa.
6 – Não deixe para acordar em cima da hora de sair. Dormir alguns minutinhos a mais é sempre bom e gostoso, porém tome cuidado para não passar da hora e ter que sair de casa correndo. Apressar-se na hora de sair de casa é a fórmula ideal para esquecer de fazer alguma coisa ou de pegar algo e provavelmente em algum momento do dia você vai se arrepender de não ter feito as coisas com calma antes de sair. Portanto, acorde com tempo suficiente para se arrumar e fazer o que tiver que fazer com tempo hábil.
Adapte as dicas ao seu estilo e necessidade e coloque-as em prática para aproveitar os benefícios que uma vida mais organizada pode lhe trazer.


13/04/2012

Enfrentando a dor da obesidade

Buscar alternativas para o controle da obesidade é fundamental






A cada ano que passa mais aumenta o índice de obesidade nos país, segundo os dados recentes da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) acabam de ser divulgados pelo Ministério da Saúde (MS).

Após a coleta de informações em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, o resultado mostrou que 48,5% da população brasileira está acima do peso. O número aumentou em relação aos resultados anteriores: em 2006, a proporção era de 42,7%. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

Vemos que junto com o peso que se acumula no corpo, a dor que essa doença propaga, se instala dentro das pessoas de forma a desenvolverem uma baixa autoestima, depressão, entre outras doenças associadas.

É a dor que grita, que se instala ao redor do corpo, deixando um grande número de pessoas sem estímulo para buscar uma saída. Sabemos as formas de combatê-la, porém são ineficientes quando o desejo real de perder peso não é concreto.

Entre querer perder peso e decidir perder peso tem uma enorme diferença, e isso marca claramente os casos de sucesso ou não na busca de um peso magro.

As causas são variadas, mas sabemos que o ambiente é um dos fatores que mais influenciam nesse processo, seguido da má alimentação, sedentarismo, genética. Porém nem tudo é tão ruim quando pensamos na dura busca de uma mudança, pois temos ferramentas internas que podemos utilizar para mudar esse quadro.

Infelizmente nem sempre damos a devida atenção a essas medidas, e ficamos somente contemplando o corpo se enchendo, sem buscar medidas para esvaziá-lo.

Sair da zona de conforto requer desejo e comprometimento, aspectos importantes em qualquer mudança que quisermos realizar em nossa vida. Comprometer-se significa empenho, e vamos ter que colocar em ação várias medidas que podem auxiliar na busca do corpo saudável.

Sabemos que o tripé para uma saúde se dá na reeducação alimentar, emocional e física, e temos vários profissionais habilitados para esse processo, e cabe a cada um de nós a iniciativa de começar.

Nem sempre começar é fácil, mas conforme vamos nos permitindo experimentar, vamos detectando os benefícios que as mudanças nos trazem, o que vai facilitar na proposta de permanência dentro do nosso objetivo.

A começar pela atividade física, vemos que existem várias possibilidades de escolha, desde as mais variadas danças, até correr no parque, andar de roller, fazer escaladas, tudo com um toque de prazer. Porém quando imaginamos fazer alguma atividade nos focamos apenas nas atividades mais conhecidas, mas porque não experimentar algo novo, que nos remeta a um prazer maior?

A partir dessa decisão, começar a reeducação alimentar fica mais fácil, pois se estamos cuidando do corpo, nutri-lo melhor vira uma meta, mas para muitos todo esse processo ainda é difícil, entrando aqui a terapia como forma de averiguar o que tem por trás de tanta resistência e desejo de comer.

Cuidando desses três aspectos, caminhamos com segurança na busca do corpo magro saudável, colhendo resultados que favorecem nossa saúde e autoestima

Fonte: Dicas de Mulher
________________________


06/04/2012


Varizes: prevenção e tratamento

Saiba como evitar e tratar as varizes para ficar de bem com as suas pernas e desfilar por aí com elas à mostra


Passar muito tempo na mesma posição, peso acima do ideal, vício em cigarro e vida sedentária. Se você se encaixa neste perfil, cuidado: são as características ideais para o surgimento das varizes. Além dos fatores citados, a hereditariedade também conta. Se alguém da família tiver o problema, aumenta mais ainda a chance de desenvolver a doença.
As varizes também aparecem nos homens, mas são as mulheres as mais fortes candidatas. E tudo por causa dos hormônios femininos, que são inimigos das veias. Um dos hormônios aliados na prevenção da gravidez, também é responsável pela doença. O anticoncepcional interfere na circulação sanguínea e com isso, o risco de ter varizes também é maior.

O que são varizes?

A circulação no nosso corpo funciona assim: o coração bombeia o sangue para dentro das artérias, responsáveis por transportar o sangue para o resto do corpo. As veias fazem o caminho de volta, levando o sangue do corpo para o coração. Em algumas pessoas, as veias ficam dilatadas e formam as varizes.
Os sintomas das varizes são dor, sensação de peso e cansaço nas pernas, pés e coxas, que também ficam inchados. Por serem bem visíveis, as varizes incomodam as mulheres principalmente na hora de deixar as pernas à mostra. Numa fase mais avançada, elas podem causar manchas na pele e o endurecimento das veias, chegando até a formar feridas.
Nos dias de calor intenso, no período próximo ou durante a menstruação e durante a gravidez os sintomas podem piorar. Ficar de “pernas pro ar” depois de passar um longo tempo em pé ou sentada pode amenizar o desconforto, mas as varizes devem ser tratadas como doença e não apenas como um problema estético. Hoje em dia não faltam tratamentos para varizes. Mas apesar das diversas opções, o melhor caminho ainda é a prevenção.

Para evitar

prevenção das varizes não é muito complicada e inclui cuidados simples, que também evitam outros problemas que afetam a saúde feminina. É preciso fugir da vida sedentária e manter o peso ideal através de uma dieta balanceada. Fazer exercícios é essencial. Vale caminhar, pedalar, correr, fazer hidroginástica, musculação.
Entram na lista de cuidados de como evitar varizes não usar roupas justas demais, que dificultam a circulação e a exposição prolongada ao sol e ambientes muito quentes. Se você trabalha sentada, tente levantar a cada 30 minutos para movimentar as pernas.

Como tratar as varizes

Se você sofre com sintomas intensos, é hora de procurar um especialista para um tratamento das varizes. Nas varizes menores, que costumam ser avermelhadas, o indicado é fazer a escleroterapia. A técnica seca as micro-varizes através da aplicação direta de substâncias químicas ou laser, que costuma ser uma opção mais eficiente.
Já no caso de varizes maiores, a solução é operar. As veias que estão doentes não colaboram para a circulação, portanto podem ser retiradas. A cirurgia de varizes remove essas veias, aliviando os sintomas e melhorando a estética da paciente.
Fonte: Dicas de Mulher
_____________________________________

01/04/2012
        


Depressão: um medo real




Quando falamos em depressão, temos a impressão de estar entrando em contato com alguns fantasmas, pois é uma doença que vai se apropriando de nosso ser, nos carregando para o fundo do poço.
Ela faz parte do grupo de doenças da nossa atualidade. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde, em Genebra), ela está entre as três doenças que agravam cada vez mais a qualidade de vida das pessoas. Essa doença afeta duas vezes mais as mulheres, do que os homens.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que até 2020 a depressão passará da 4ª para a 2ªcolocada entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo. No mundo, estima-se que 121 milhões de pessoas sofram com a depressão – 17 milhões delas somente no Brasil e, segundo dados da OMS, 75% dessas pessoas nunca receberam um tratamento adequado.
Diante desses fatos, ficamos assustados com a crescente onda de depressão que vemos em nossa volta, sejam na família, com amigos, vizinhos, ou em alguns casos, até em nós mesmos.
O corpo grita a sua maneira, tentando nos mostrar que algo não vai bem, e que precisamos procurar uma forma de solucionar questões tanto orgânicas como emocionais, que em sua totalidade nos leva a ficar doentes.
Quando começamos a sentir uma tristeza profunda, da qual não temos controle, passam–se dias, semanas, meses e o quadro não melhora, precisamos de ajuda especializada. Poder avaliar as causas que estão nos mobilizando é o primeiro passo, pois muitas vezes uma simples intervenção pode modificar o quadro, em outras situações, precisamos ir mais a fundo, verificar o ponto central da doença, antes que ela tome conta. Nesses momentos, quando deixamos com que os sintomas tomem conta, podemos identificar:
  • Falta de otimismo, humor deprimido;
  • Dificuldades em pegar no sono, ou mesmo dormir em excesso (fuga);
  • Atividades antes prazerosas se tonam pesadas;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sentimento de pesar ou fracasso;
  • Alteração no quadro alimentar.
O desequilíbrio bioquímico dos neurônios que são responsáveis pelo controle do estado de humor, como também acontecimentos estressantes na vida das pessoas podem desenvolver o quadro depressivo. Alguns exemplos de eventos estressantes são perda de pessoa querida, perda ou mudança de emprego, doença grave, decepções amorosas, mudança de cidade.
Porém cada ser humano é único, e o grau de vulnerabilidade também, não sendo o mesmo acontecimento vivenciado de forma idêntica, de uma pessoa para outra.
Sendo assim, o trabalho do psiquiatra como do psicólogo são fundamentais nesses casos, onde serão avaliadas várias situações de vida, tanto orgânicas como emocionais, na busca de um equilíbrio e enfim, o bem estar do paciente.
Falar das dores que lhe consomem, favorece a reflexão do andamento da vida de cada indivíduo, favorecendo mudanças na vida real, ou mesmo reorganização de crenças, atitudes, que de alguma forma o impede de alcançar a felicidade.
O mais importante é olhar para esse momento, identificar o que precisa ser mudado e partir em busca do recomeço.



Luciana Kotaka

Psicóloga e especialista em Transtornos Alimentares desenvolve seus trabalhos há mais de 14 anos. É referência nesta área por realizar atividades focadas em tratamentos que envolvam a relação direta entre o distúrbio do peso e a psicologia. CRP: 08/06502-1
__________________________________________

23/03/2012
        


5 hábitos para evitar as varizes


Atitudes simples que ajudam a prevenir o aparecimento das veias azuladas nas pernas



As varizes surgem por problemas de circulação no corpo e os motivos para seu aparecimento estão relacionados a fatores como obesidade, sedentarismo, gravidez, o uso de anticoncepcionais, entre outros. Ainda assim, existem formas de evitar o aparecimento das veias azuladas nas pernas.
Veja agora algumas dicas de hábitos para evitar ou minimizar o aparecimento das terríveis varizes. Antes de tudo, vale lembrar que além dos cuidados citados, a prevenção das varizes inclui também uma dieta saudável, com alimentos pouco gordurosos para que não haja obstrução das veias e artérias.

1 – De pernas para o ar

Adquira o hábito de elevar as pernas por um período de 20 a 30 minutos por dia enquanto estiver em casa. Faça isso, de preferência, depois de passar o dia todo em pé ou usando um calçado apertado.
Assim, o sangue flui com mais facilidade nas extremidades dos membros inferiores, prevenindo as varizes. Outra forma de fazer isso é elevar os pés da cama de forma que a parte da frente, onde os pés ficam acomodados, se incline.

2 – Salto alto, só quando necessário

O salto alto é adorado pelas mulheres e condenado pelos médicos como um dos grandes vilões quando o assunto é o aparecimento das varizes. Isso porque quanto mais alto o sapato, pior a circulação do sangue, as pernas incham e logo as linhas indesejáveis aparecem. Portanto, tente usar o salto alto somente quando for realmente preciso, como para trabalhar, na balada ou em ocasiões especiais. Em outros momentos, opte por calçados mais confortáveis.

3 – Alternando a temperatura

Outra maneira de estimular a circulação do sangue nas pernas é usando o truque de alternar a temperatura. Para fazer isso, você pode usar água quente e fria.
Quando a água passa pelas pernas, provoca contração pela baixa temperatura e a dilatação pelo calor. Isso faz com que o sangue corra melhor e as varizes fiquem bem longe.

4 – Pegue leve na academia

Antes de iniciar o treino na academia, converse com o seu professor ou personal trainer e peça orientação sobre a intensidade dos exercícios. Levantar muito peso pode prejudicar o funcionamento da válvula que controla o sangue nos vasos e, por consequência, provocar o aparecimento de varizes.

5 – Que tal pedalar?

Andar de bicicleta é uma das atividades mais completas para exercitar o corpo e fugir dos perigos do sedentarismo, e talvez você nem imagine o bem que ela faz às suas pernas. Sair pedalando por aí ajuda a deixar as panturrilhas mais fortes, o que melhora o bombeamento do sangue no caminho de volta ao coração. Quem não gosta muito de pedalar pode apostar na caminhada, mais uma alternativa interessante no combate às varizes e que também tem a vantagem de ser fácil de praticar e ajudar a perder peso.
Fonte: Dicas de Mulher
______________________________________


17/03/2012

        


Fuja dos inimigos do sono



Toda noite é a mesma coisa, você rola para um lado e para o outro da cama e não consegue dormir? Confira se algum desses inimigos do sono listados abaixo faz parte da sua vida e faça as mudanças necessárias para ter noites tranquilas de sono.

Fazer atividades muito agitadas próximo ao horário de dormir

Quando estiver chegando a hora de dormir, o ideal é se deixar relaxar aos poucos para que você não fique agitado e o seu corpo e a sua mente se preparem calmamente para a hora do descanso. Evite atividades muito agitadas, prefira algo mais calmo, como ver um filme mais tranquilo ou ouvir uma música suave, assim você começa a relaxar para cair no sono com mais facilidade.

Tomar muitas bebidas com cafeína

Passar o dia tomando refrigerante, chá de erva mate ou café, por exemplo, é um dos hábitos que pode estar atrapalhando o seu sono. Devido ao seu alto teor de cafeína, essas bebidas te mantém ativo por mais tempo e dificultam seu sono. Se você quer dormir com mais facilidade, evite ingerir bebidas que contenham cafeína.

Ter hábitos alimentares nada saudáveis

Comer de maneira irregular, se alimentar pouco ou ainda abusar de fast-food não é saudável e seu organismo sente isso. Alimentação inadequada provoca alterações no organismo e isso também afeta o seu sono negativamente. Por isso, se pretende deitar e dormir bem à noite, nada de “comer qualquer coisa”. Alimente-se adequadamente, e procure um nutricionista se possível.

Manter a casa muito iluminada na hora de dormir

Pode parecer exagero, mas a claridade atrapalha o sono. Para que o corpo comece a se preparar para o descanso, é preciso que ele perceba que já é noite, ou seja, você deve apagar as luzes e ficar no escuro – caso contrário seu cérebro vai entender que ainda é dia e isso pode dificultar o seu sono.

Travesseiro e colchão desconfortáveis

Outro aspecto que pode causar a insônia é o desconforto. Ter um travesseiro ruim ou que lhe causa dores e um colchão que não te deixa confortável pode acabar com uma noite de sono. Por isso, vale a pena investir em produtos bons. Lembre-se: boas noites de sono significam qualidade de vida e saúde.

Calor excessivo também pode ser um inimigo do sono

Em dias muito quentes a insônia também pode atacar. Por isso, quando as temperaturas estiverem muito altas, tente deixar o seu quarto mais fresco. Você pode optar por aparelhos como ar condicionado ou ventilador ou ainda deixar a janela um pouco aberta para que o quarto não fique tão quente e você consiga dormir.
Cuide do seu sono, pois dormir bem é essencial para uma vida de qualidade e saúde. Sem mencionar o fato de que quando dormimos bem acordamos com um humor um pouco melhor, não é? Então, evite os hábitos que podem dificultar o sono e durma melhor.
Fonte: Dicas de Mulher
_________________________________

11/03/2012


5 atitudes para ter mais energia


falta de energia pode ser a responsável pelo desânimo e a vontade de "fazer nada" que insistem em aparecer às vezes para atrapalhar sua vida pessoal e profissional. As causas podem ser diversas e variam de acordo com os hábitos e a saúde de cada pessoa. Mas atitudes simples, como mudanças na alimentação, na rotina e em pequenas atitudes garantem mais energia e bem-estar.

1 – Cuide da alimentação

Grande parte da energia do nosso corpo vem do que comemos. Portanto, é fundamental se alimentar com opções saudáveis e nutritivas. Recorrer aos doces e a outras guloseimas é realmente tentador quando você não se sente bem. Lembre-se: as calorias extras que eles oferecem podem causar mais aborrecimentos na hora de subir na balança.

2 – Durma o suficiente

Especialistas orientam que o ideal é dormir pelo menos oito horas por noite. No entanto, cada pessoa tem o seu tempo para dormir. Algumas precisam de mais, outra de menos horas descansando.
Se você não ouve o despertador ou parece acordar de um sono profundo todas as manhãs, pode ser que você não esteja dormindo o suficiente. Um cochilo de 10 a 30 minutos após o almoço pode ajudar a recuperar a energia para encarar o segundo tempo de trabalho.

3 – Livre-se de tarefas inacabadas

Adiar os afazeres, seja por preguiça ou falta de tempo, é um mal comum. Porém, as pessoas se esquecem de que fugir das obrigações não vai fazê-las desaparecer. Se você tem uma pilha enorme de roupas para passar, por exemplo, que tal se livrar logo delas?
Dedique-se a completar uma tarefa maçante da sua lista de afazeres. Faça o que você considera pior antes de fazer qualquer outra coisa. Livre da tarefa tediosa, você terá mais energia para fazer todo o resto.

4 – Mexa-se

Movimentar o corpo pode ser uma ótima alternativa quando você sente que o desânimo está se aproximando. E não é preciso praticar nenhum esporte radical. Se não puder ir à academia, vale o mais democrático dos exercícios: uma caminhada rápida no parque ou pelas ruas do bairro mesmo pode fazer maravilhas pelo seu corpo, além de elevar rapidamente sua energia.

5 – Fique perto de pessoas queridas

Se a energia é contagiante, a falta dela também. Portanto, estando perto de pessoas que a façam sentir bem, você se sentirá feliz e energizada também. Nos dias em que se sentir para baixo, triste e sem forças para encarar sua rotina, a dica é procurar um amigo e conversar, dar boas risadas, nem que seja por alguns minutos.
Fonte: Dicasdemulher

_______________________________

02/03/2012


Existe melhor época para cirurgia plástica?







Esta é uma das perguntas mais freqüentes em nosso consultório. Afinal, a época escolhida para cirurgia influencia no resultado?

Também já ouvimos falar alguma vez que julho é tido como o “mês da cirurgia plástica”, mas por que? Será que operar no inverno traz uma recuperação melhor?

Nem sempre! O inverno traz algumas vantagens sobre o verão. Por ser mais frio, o inchaço pode ser menor, se comparado com dias mais quentes. Isso é mais evidente para cirurgias como lipoaspiração, abdominoplastia, cirurgias da face, em que o edema (inchaço) é mais proeminente.

Outro ponto a ponderar, é que muitas cirurgias plásticas necessitam durante a recuperação o uso de cintas elásticas por mais de um mês, o que é bem mais tolerável em dias frios.

Julho, por sua vez, é férias escolares e permite que mais pessoas possam programar a sua cirurgia e ter uma recuperação adequada. Logo, por estes motivos, julho se tornou o mês mais procurado para cirurgias plásticas.

Porém, mais do que operar no frio, há outros fatores de maior importância na programação da cirúrgica e que implicam de forma mais contundente no resultado da cirurgia plástica. O primeiro deles é procurar um Especialista, e isso apenas os cirurgiões credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica são, pois é ela quem supervisiona a formação dos mesmos.

Para ser especialista em cirurgia plástica é necessário cursar 6 anos de medicina na faculdade, formar-se médico, prestar outra prova, a de residência, para ser cirurgião geral, fazer dois anos em cirurgia geral, formar-se cirurgião geral, e em seguida fazer prova de residência em cirurgia plástica, a qual demora três anos. Após se formar em cirurgia plástica o médico ainda passa pela prova de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Logo, são 11 anos de intensos estudos, mais uma prova da especialidade, e apenas depois de passar por tudo isso e ser aprovado na prova de especialista, é que se recebe o titulo de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Infelizmente, hoje há muitos médicos não especialistas fazendo cirurgias plásticas, se dizendo especialistas. Porém, estes não são membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Outro fator de fundamental importância é ter tempo e logística adequados para a recuperação, pois uma recuperação mal feita influenciará diretamente no resultado da cirurgia. Assim, é melhor operar no verão e ter tempo suficiente para recuperação, do que operar no inverno e ter que voltar ao trabalho precocemente.

Feriados também são muito procurados como opção para a recuperação, pois permitem um descanso e recuperação adequadas para pequenas cirurgias, evitando perder as férias para a recuperação. Cirurgias com rápido retorno ao trabalho de escritório, como prótese de mama, cirurgia das pálpebras, orelhas, ginecomastia (retirada do excesso de mama), cirurgia intimas permitem uma recuperação adequada em feriados, mesmo fora do inverno.


Inúmeros fatores deverão ser considerados ao se escolher a data do procedimento cirúrgico, não só o clima, mas o tempo de pós - operatório a ser obedecido de forma rigorosa, e os tratamentos em seguida priorizando o melhor efeito cirúrgico a longo prazo.

Fonte:Dicas de Mulher


____________________



26/02/2012



Mania de limpeza pode ser doença?



Quem se dedica ao lar sabe que manter a casa limpa e organizada é uma tarefa trabalhosa, porém necessária. No entanto, essas mesmas preocupações com as tarefas domésticas podem se tornar excessivas quando repetidas inúmeras vezes em um curto espaço de tempo e quando acompanhadas de grande aflição. Então quais são os limites para que a mania de limpeza possa ser ou não considerada saudável?
Quando a relação da pessoa com a limpeza ou sujeira é algo que provoca angústia, consome tempo ou interfere de maneira significativa nas tarefas cotidianas e na vida social da pessoa, pode indicar a manifestação de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
TOC é uma doença mental crônica caracterizada por alterações comportamentais e que se manifesta sob a forma de obsessões e compulsões. Embora a pessoa os reconheça, e saiba que essas obsessões e preocupações excessivas quanto à limpeza sejam pensamentos, ideias e impulsos que são frutos da sua própria mente, não consegue se livrar deles.
Geralmente, esses pensamentos são acompanhados de ansiedade e desconfortos, levando a comportamentos repetitivos e intencionais, realizados para reduzir a aflição.
A pessoa sente que precisa limpar o chão da casa novamente, senão algo ruim pode lhe acontecer, por exemplo. Um outro exemplo são as dúvidas ou verificações, que levam a pessoa a lavar várias vezes a mesma peça de roupa por achar que ela ainda não está limpa o suficiente.
mania de limpeza é uma das que mais afetam o relacionamento familiar. Muitas mulheres acabam gastando boa parte do seu tempo deixando portas e janelas impecáveis, lavando o chão, tirando o pó, lustrando os móveis, sem se dar conta de que, ao mesmo tempo, estão perdendo o controle de suas vidas.
Atitudes como fazer a limpeza em locais ou objetos que já estão limpos, refazer o serviço da faxineira por achar que ela não o fez como deveria, lavar as mãos a todo o momento, pedir para as pessoas tirarem os sapatos antes de entrar em casa são apenas alguns dos sinais deste transtorno. Porém, a lista de manias relacionadas à contaminação e limpeza é imensa.
Embora o TOC seja uma doença crônica, o acompanhamento com um psiquiatra ou psicólogo é essencial para ajudar a melhorar bastante a qualidade de vida da pessoa, controlando ou até mesmo curando o transtorno.
Fonte: Dicas de Mulher

____________________


15/02/2012


Exposição a poluição aumenta risco de ataque cardíaco e diminui o cognitivo





Menos de uma semana de exposição aos principais poluentes do ar é suficiente para aumentar o risco de infarto, de acordo com um estudo publicado na edição desta quarta-feira (15) da revista “JAMA”, da Associação Médica Americana. O trabalho é uma revisão de 34 pesquisas anteriores sobre o tema – o que os cientistas chamam de "metanálise". 


O trabalho liderado por Hazrije Mustafic, da Universidade Paris-Descartes, na França, levou em conta os principais poluentes do ar: ozônio, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e material particulado. Desses, apenas o ozônio não está relacionado ao aumento do risco de infarto.

O estudo destaca que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nos países industrializados, e que a suspeita de relação entre poluição e problemas do coração já existe há mais de 50 anos.

Os autores reconhecem que a poluição é um fator de risco menor se comparado ao fumo, à hipertensão e à diabetes. Contudo, eles ressaltam que, em geral, as pessoas que têm esses problemas vivem no ambiente urbano e, portanto, respiram ar poluído.

Além dos danos cardíacos, danos ao cérebro podem ser relatados com o passar dos anos. Também nesta semana, um estudo publicado pela “Archives of Internal Medicine”, outra revista da Associação Médica Americana, associou a poluição a problemas no cérebro. Mais especificamente, a pesquisa mostrou que o material particulado afeta a capacidade cognitiva de mulheres idosas em longo prazo.

O estudo avaliou mulheres com entre 70 e 81 anos de idade, ao longo de um período de quatro anos. De forma geral, as que tiveram maios exposição a esse tipo de poluente sofreram maior perda cognitiva.

Fonte: Bem estar  - Globo



_________________________


12/02/2012



Truques para evitar 5 erros de beleza






É difícil criar uma rotina de beleza diária por causa dos contratempos que aparecem. Por isso, a Allure pediu para que dermatologistas listassem formas fáceis de evitar as armadilhas do dia a dia e ficar com a pele clara, radiante e com aparência mais jovem.

Troque sua pílula

Pílula anticoncepcional oral pode perturbar a sua pele, já que os hormônios tornam as células de pigmento mais sensíveis ao sol, resultando em manchas marrons.

Aconselhamento médico: converse com seu médico sobre a mudança para uma pílula com fórmula de baixa dosagem de estrogênio. Usar protetor solar também ajuda. Se você teve hiperpigmentação (manchas escuras) ao tomar a pílula, é provável que você seja sensível ao aparecimento de manchas também durante a gravidez. Em ambos os casos, os níveis mais altos de hormônios são os grandes culpados.

Não use sabonete de manhã

Se você tem pele seca, esfregar o rosto com sabonete no início da manhã pode piorar a situação.
Aconselhamento médico: lave o rosto apenas com água de manhã e use produtos de limpeza à noite. A água é o suficiente para limpar a sua pele, e você vai acabar retendo mais dos óleos hidratantes.
Se você tem a pele oleosa, é importante lavar o rosto com sabonete específico para os eu tipo de pele, pela manhã antes da maquiagem, e a noite antes de produtos de rejuvenescimento ou acneícos.
Aconselhamento médico: prefira produtos em spray ou na forma de gel, que não deixaram sua pele mais oleosa.

Mude os exercícios físicos

Se a sua pele tem dificuldades para respirar, saia da academia. As altas temperaturas nas aulas de ginástica podem desencadear hiperpigmentação especialmente em áreas como o rosto, que já estão constantemente expostas ao sol.
A não ser que os exercícios sejam feitos em horários mais frescos e o ambiente seja climatizado.

Aconselhamento médico: se você está propenso a manchas marrons, considere alternativas como ioga e evite a sauna.

Mude sua roupa de cama

Se a acne é um problema, a fronha pode ser a culpada. Elas recolhem o óleo, as células mortas da pele, as bactérias e os cremes. Conforme você se move, isso tudo se deposita nos seus poros.

Aconselhamento médico: mude suas fronhas pelo menos uma vez por semana. Duas vezes é o ideal. Além disso acrescente no seus cuidados diários com a pele, um sabonete específico (ou água no caso de peles secas), esfoliante diário, tônico e hidratante.

Não economize sono

Falta crônica de sono causa uma reação em cadeia de eventos que reduz a produção de colágeno, renovação celular e reparação de barreiras. Sua pele parece mais maçante e mais seca, e as rugas se formam com mais facilidade.

Aconselhamento médico: um banho ou ducha quente eleva a temperatura central do corpo. Quando ela começa a cair novamente, o hormônio melatonina é liberado, deixando as pessoas com sono. Permaneça sob a água por apenas dez minutos porque o calor pode secar a pele. Não esqueça de hidratar a pele antes de dormir.
Cuidados diários com a sua pele são essenciais. Consulte o seu Dermatologista, e descubra quais o melhores produtos a serem utilizados, priorizando o melhor para você.

Fonte: Terra - Beleza

______________________________



05/02/2012
Exercícios Físicos


Exercício físico é uma parte essencial em qualquer programa de perda de peso e deve tornar-se permanente em seu estilo de vida.

Benefícios dos Exercícios Físicos

  • Queima de calorias e perda de peso;
  • Manutenção da tonificação dos músculos;
  • Melhoria na circulação;
  • Melhoria nas funções cardíacas e pulmonares;
  • Aumento do autocontrole;
  • Redução do estresse;
  • Aumento da habilidade de concentração;
  • Melhoria na aparência;
  • Redução da depressão;
  • Melhoria na qualidade do sono;
  • Prevenção de pressão sangüínea e colesterol altos e diabetes.
Mas para adquirir todos esses benefícios, deve-se ter muita força de vontade, dedicação e paciência, principalmente no início da prática. Porém, o mais importante é adquirir o hábito.
A nossa mente ocidental tende a valorizar mudanças radicais e fórmulas revolucionárias. É mais sensacionalista e pirotécnico. É o tipo de coisa que vira notícia.
Inovação é importante, e, quando ela acontece, realmente o potencial para melhoria é enorme. Mas mudanças repentinas são desconfortáveis e normalmente temos uma enorme resistência a elas, o que geralmente faz com que voltemos aos nossos padrões antigos. Quem já tentou mudar um hábito, ou então é fã das famosas resoluções de fim de ano, sabe que mudar atitudes e hábitos de uma só vez raramente traz resultados duradouros.
Fonte: Beleza e Saúde
___________________________________


30/01/2012

5 dicas para deixar sua pele perfeita




Desfilar por ai com uma pele saudável e bonita, sem usar caros produtos, não é algo tão difícil. A Dr. Jessica Wu listou ao 'Huffpost Women' algumas dicas simples para manter uma pele perfeita:

1. Faça um bom café da manhã: isso ajuda a manter o açúcar no sangue estável o resto do dia. Assim você se torna mais capaz de combater rugas, espinhas, e erupções cutâneas. Além disso, o seu corpo estará menos propenso a armazenar gordura. Mas isso não significa que você pode comer qualquer comida no café da manhã: certifique-se de incluir a proteína como manteiga de amendoim, por exemplo. Se você tiver tempo, prepare ovos mexidos com uma fatia de tomate ao lado;

2. Você pode comer pizza: apenas escolha um sabor sem bacon e outros alimentos muito gordurosos. Escolha massa fina, de preferência integral, com queijo, adicione proteínas como frango grelhado, e vegetais verdes e amarelos. Assim você luta contra os pés de galinha. Para uma dose extra de antioxidantes, tenha um copo de vinho tinto ao lado;


3. Fique longe de produtos lácteos: leite, queijo, iogurte, sorvete, e outros alimentos têm sido associados a fugas da acne. Nos últimos anos, uma pesquisa mostrou que leite é inflamatório, o que significa que leva a vermelhidão, inchaço e pode piorar as espinhas. Mesmo se você escolher produtos lácteos orgânicos, todos contêm proteínas de vaca que podem causar um efeito hormonal sobre a pele e entupir os poros. Tente mudar para leite de soja ou leite de amêndoa;

4. Coma tomate todo dia: extrato de tomate protegem da queimadura solar e danos do sol. Os tomates contêm uma alta concentração de uma substância chamada licopeno, um antioxidante. Isso significa que ele ajuda a proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios UV;

5. Se prepare para as festas: coma alguma coisa antes de ir a uma festa ou evento onde estarão servindo comida. Desta maneira você evita que chegue ao local com muita fome e coma tudo que vê pela frente

Fonte: Terra Estilo e Vida               

___________________________________

23/01/2012


Benefício de Frutas Regionais



Cada região do Brasil tem uma ou mais frutas típicas que são ótimas para a saúde. Elas contêm antioxidantes, vitaminas A e C e gorduras do bem, entre outras propriedades que ajudam no funcionamento do corpo.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão diária de pelo menos 400 gramas de frutas e hortaliças, o que equivale a cinco porções – de preferência, de tipos diferentes.

O endocrinologista Alfredo Halpern destacou que a cor das frutas é que faz a barreira contra os raios ultravioleta do sol, o que impede que elas oxidem na árvore ou fora dela.

No organismo, é essa característica que previne o envelhecimento. Isso sem falar na casca, que reúne um alto teor de fibras – algo fundamental para a regulação do intestino.

Algumas frutas são bem práticas de carregar no dia a dia. Entre elas, os especialistas citaram a maçã, a banana, a pera, a uva, a ameixa e a goiaba. Todas elas podem fazer parte do café da manhã ou ser consumidas no intervalo entre as refeições principais.

Veja abaixo as características de frutas regionais do país: 

Açaí

É conhecido como o “ouro negro” da Amazônia, e sua maior riqueza está nos nutrientes e nas proteínas, que fazem dessa frutinha um alimento funcional.

O açaí tem muita antocianina, um pigmento roxo do grupo dos flavonoides, substância química encontrada nas plantas que funciona como antioxidante. Isso significa que a fruta ajuda a combater os radicais livres, retardar o envelhecimento e evitar doenças do coração e células cancerígenas.

Os radicais livres são uma espécie de “ferrugem” que se espalha pelas artérias. Já os antioxidantes são substâncias com poder de limpeza, para retirar essa “sujeira” das nossas células.

A gordura contida no açaí traz benefícios comparáveis ao azeite de oliva. Se consumido puro, in natura, pode ser aproveitado até por pessoas diabéticas, pelo alto teor de gordura monoinsaturada. Também ajuda quem tem colesterol alto ou intestino preguiçoso. Cem gramas da fruta têm cerca de 260 kcal, segundo o endocrinologista.

Para aumentar o teor de energia antes ou depois da atividade física, o açaí pode ser associado a tapioca, guaraná, banana, morango e outras frutas.

No Pará, o açaí faz parte da refeição principal; no restante do país, vai bem no lanche ou como sobremesa.

Halpern e a nutricionista Andréia Naves citaram frutas "irmãs" do açaí: morango, amora, framboesa, ameixa e uva, que também contêm flavonoides.

Caju

É uma fruta típica do Nordeste, com grande concentração de vitamina C, cuja deficiência está presente em 85% dos brasileiros. Cem gramas de polpa de caju contêm 219,3 mg de vitamina C, muito mais do que a laranja, por exemplo. Nesse quesito, a fruta só perde para a acerola.

Ranking (a cada 100 gramas):
1) Acerola: 941,4 mg
2) Goiaba: 80,6 mg
3) Kiwi: 70,8 mg
4) Laranja: 56,9 mg
5) Manga: 17,4 mg

A vitamina C também é um tipo de antioxidante e um elemento fundamental para alguns mecanismos de funcionamento do corpo, como a absorção de ferro e o sistema imunológico, nossa proteção natural contra doenças. A recomendação é consumir uma unidade por dia.

A polpa do caju não é o fruto, mas um pseudofruto ou fruto falso. A fruta, na verdade, é a castanha, muito usada em chocolate, rapadura ou com sal.

Pequi

O pequi é um fruto originário do Cerrado brasileiro, muito usado pelos goianos para temperar a comida. Também pode ser aproveitado em conserva, licores, como ingrediente de doces (como brigadeiro) ou salgados (no arroz ou frango) e até na indústria cosmética.

O pequi é rico em retinol, uma vitamina A sintetizada, que produz a elasticidade da pele, ajuda na visão, no intestino, nos ossos e no sistema imunológico.

Outra parte do fruto que pode ser consumida é a castanha, que fica no interior, protegida por uma camada de espinhos. Deve-se cortar o caroço com uma faca afiada ou um martelo de cozinha ajuda. A castanha pode ser comida crua, cozida ou adicionada a receitas.

Ela é fonte de nutrientes, principalmente zinco, que é um elemento mineral que, associado à vitamina C, quebra os radicais livres no organismo.

A casca é usada na preparação de tintas de escrever e na tintura de tecidos.

Abacate

Pode ser encontrado em supermercados e feiras livres. É macio, carnudo, tem uma polpa bem cremosa e consistente, com menos água que as outras frutas.

Algumas pessoas têm preconceito com o abacate, porque pensam que é uma fruta gordurosa, mas a gordura dele faz bem à saúde, pois aumenta o colesterol bom. Essa mesma gordura é encontrada no azeite de oliva, em castanhas e óleos, como o de canola.

Além disso, o abacate é uma fruta rica em vitaminas do complexo B e minerais como o ferro, cálcio e fósforo. Muitas mulheres também usam a polpa para fazer máscara de beleza no rosto.

O abacate é vasto em regiões colonizadas pelos espanhóis (México, Guatemala e Antilhas) e se espalhou pela América do Sul por causa do solo fértil e do calor. No Brasil, o cultivo começou só no início do século XIX.

As plantações no interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais são responsáveis por quase dois terços de toda a produção nacional. Comer até meia fruta por dia é o ideal, de acordo com a nutricionista que participou do programa.

Maçã

A Região Sul é a maior produtora da fruta, que se concentra mais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina – regiões naturalmente mais frias. Ela é leve, saborosa e magrinha: tem em média 80 calorias. Além disso, é prática e perfeita para o lanche do dia a dia, pois cabe na bolsa.

A substância responsável pela saciedade da maçã é a pectina, uma fibra que se expande dentro do intestino. Além disso, associada ao açúcar da fruta (frutose), dá menos fome.

Por isso, a maçã é uma dica saudável para quem está e olho na balança e com a agenda apertada. Também é rica em antioxidantes que combatem doenças cardiovasculares.

Outra enorme vantagem dessa fruta é que ela hidrata bastante: 90% são água. Mas não deixe a maçã na gaveta por mais de três dias, para não ficar ressecada e perder suas propriedades.

Procure comprar a maçã que esteja inteira, sem amassados. Se ela tiver um buraquinho, houve a penetração de micro-organismos que podem contaminar a fruta.

O cultivo da macieira é uma atividade relativamente recente no Brasil. No início da década de 70, a produção anual era de mil toneladas. Com incentivos fiscais e apoio à pesquisa e extensão rural, o Sul aumentou a produção em quantidade e qualidade, fazendo com que o país passasse de importador a exportador de até 20 % do total.

Fonte: Bem Estar - Globo
___________________________________

17/01/2012


Aprenda a usar maquiagem cuidando da saúde e da beleza

'Make-up' também tem data de validade e modo de usar. Saiba onde guardar, como aplicar e como retirar os pigmentos.

Tem gente que ama maquiagem, usa todos os dias e não sabe viver sem. Tem gente que só usa de vez em quando, em festas ou finais de semana. Tem gente que deixa lá no fundo do armário e só tira para ocasiões muito especiais, como Natal e Ano Novo. Todas essas pessoas, no entanto, precisam saber: usar maquiagem sem cuidado faz mal não só para a beleza, mas para a saúde.

Você sabia, por exemplo, que não se deve guardar maquiagem no banheiro? E não é porque ela estraga não. A dermatologista Márcia Purceli explica que a umidade do local ajuda a proliferar fungos, que podem fazer mal à saúde. Seu estojo deve estar guardado dentro de uma caixa ou maleta em um armário com entrada de ar, mas seco.

Outro ponto importante: toda a maquiagem deve ser retirada antes de dormir. Passar a noite com ela fecha os poros, aumenta o aparecimento de espinhas e o risco de desenvolvimento de rugas. Para retirá-la, use demaquilantes. Na área dos olhos, se não tiver um demaquilante específico, pode usar xampú infantil.








Nesta época do ano, fica o alerta: maquiagem e exposição ao sol por muito tempo não combinam e podem causar alergia.

A sua maquiagem é a sua maquiagem. Não empreste. O batom pode transmitir doenças como herpes e sapinho. O rímel, o delineador e o lápis, conjuntivite.

A maquiagem não deve ser usada após o vencimento porque pode causar irritação na pele. Fique atenta a mudanças no cheiro, textura e cor do produto. São sinais de que é hora de trocar. Mesmo se estiver dentro da validade, se um creme mudar de cor, não deve ser mais usado – ele sofreu oxidação.


Fonte: Bem Estar - Globo












0 comentários:

Postar um comentário