domingo, 11 de março de 2012

Cirurgia plástica na terceira idade

Saiba quais os riscos de se submeter a procedimentos cirúrgicos depois dos 60 anos para corrigir os sinais da idade



Sempre me perguntam qual a idade ideal para fazer uma cirurgia plástica. Apesar do assunto cirurgia plástica parecer ser um tema pequeno, a variedade das cirurgias existentes faz com que o método se torne extremamente amplo. Poderíamos dividir as cirurgias didaticamente em faixas etárias.
As cirurgias plásticas mais procuradas pelos jovens, antes da gravidez, costumam ser a lipoaspiração e a mamoplastia de aumento (prótese de mama). Depois dos 30 a 40 anos, é frequente a procura pela mamoplastia (levantar os seios) e pela abdominoplastia (associada ou não a lipoaspiração) para corrigir as gordurinhas extras, excesso de pele, e possíveis disfunções agravadas após a gestação.
Após os 45 anos, quando o envelhecimento facial já é evidente, a cirurgia das pálpebras é frequentemente procurada. O lifting facial tem seu "bum" em torno dos 50 anos ou mais, além de ser uma cirurgia mais invasiva.
Como o nosso foco é a terceira idade, ou seja, as cirurgias plásticas depois dos 60 anos, podemos definir que a ritidoplastia (associação da cirurgia das pálpebras e lifting facial) seja a mais procurada.
Isso se deve ao frequente envelhecimento facial característico que aparece com  idade. Por outro lado, pacientes que se incomodavam com alguma outra parte do corpo, como abdômen e mamas, provavelmente já fizeram as cirurgias quando mais jovens e dificilmente procurarão depois de tanto tempo a correção.
Como em toda cirurgia plástica, nossa primeira preocupação é sempre a segurança. Ela só deve ser realizada com um risco mínimo, checado pelo histórico clínico e exames.
A idade importa menos. Já operei uma paciente de 80 anos, com histórico familiar de longevidade de 96 anos, com saúde excelente, todos os exames normais e me dizendo “Dr. não quero viver mais 15 anos assim…”. Por outro lado, já deixei de operar pacientes de 45 anos hipertensos, fumantes com problemas cárdicos.
A grande vantagem da cirurgia plástica sobre as outras cirurgias é que ela não precisa ser feita… Ou seja, diferentemente de um câncer que precisa ser retirado logo, uma apendicite que precisa ser operada de urgência, a cirurgia plástica pode sempre esperar.
Isso faz que seja possível operar apenas no menor risco possível: se o paciente estiver com a pressão alta, fará o controle antes. Se a tireóide estiver com problemas, tomará medicamentos até que os exames estejam normalizados, etc. Tudo para minimizar os riscos associados à cirurgia, tornando a cirurgia plástica a mais segura entre todas as especialidades cirúrgicas.
Tendo o paciente saúde, risco mínimo e podendo a cirurgia ajudar a melhorar o que incomoda, a cirurgia poderá ser realizada. Logicamente que os exames em pacientes na terceira idade são mais minuciosos, extensos, e a avaliação cardiológica é importantíssima. 

Andre Colaneri

Cirurgião plástico, graduado em medicina pela UNICAMP. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, reconhecido como um dos principais especialistas da área no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário