sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Manchas de pele

A mancha de pele corresponde a qualquer pigmentação diferente da cor natural da pele, sendo um verdadeiro tormento para a maioria das pessoas que possuem essa patologia.
A ação hormonal tem sua parcela de culpa no aparecimento dessas manchas. As garotas que tomam pílula anticoncepcional podem observar o surgimento de algumas dessas pigmentações nas maças do rosto, buço ou testa (melasmas).
Para os pacientes que abusam do sol, podem aparecer manchas castanhas no rosto (melanoses solares).
Há também as pessoas que nascem com a pele morena, percebe-se que, de repente, aparece uma nova mancha escura na pele após uma picada de mosquito ou de uma espinha inflamada.
Pode-se perceber que até os 25 anos de idade há uma homogeneidade na coloração da pele do rosto. Após os 25 anos os melanócitos (células responsáveis por formar a melalina as quais dão coloração a nossa pele) já não são muito bem distribuídos e começam a surgir manchas.
Há as pessoas que por fatores hereditários têm sardas. Esses pequenos pontos costumam invadir braços, pernas e colo a partir dos 35 anos. Pessoas que já possuem sardas e não utilizam filtro solar, conseguem uma piora significativa da tonalidade das manchas e muitas vezes o aumento das mesmas.

Nem todas as manchas se enquadram na opção de remoção. Mas alguns tratamentos podem suavizar inclusive aquelas tão difíceis de serem removidas. 
Em casos de gestação, muitas futuras mães reclamam de manchas novas na pele. Isso realmente pode acontecer devido a grande alteração hormonal a qual ela está passando. São manchas chamadas de cloasmas, as quais são difíceis de serem retiradas. Portanto, o grande segredo é a prevenção e para isso, não adianta passar nenhum creme específico. A gestante deverá estar sempre com filtro solar e evitar ao máximo o sol. Quando as manchas surgem, geralmente estão em formato de asa de borboleta nas bochechas ou ao redor dos lábios.
Muitas mulheres reclamam de manchas em partes de higiene, partes de depilação e higienização, como axila, virilha, buço. Nesse caso, deve-se avaliar minuciosamente a mancha para ter a certeza de que não é micose.
Em casos de envelhecimento, podemos encontrar as famosas melanoses actínicas nas mãos, sardas brancas em pernas e antebraço. Podemos encontrar também um avermelhado na lateral do pescoço chamado de poiquilodermia.
Mas felizmente, nos dias de hoje, há muitos recursos utilizados para tirar ou amenizar essas manchas. A Fisioterapia Dermato Funcional é uma das áreas no mercado que auxilia muito nesses casos, e tem resultados fantásticos quando trabalhada em conjunto com uma Dermatologista.
Tratamentos com ácidos, lasers, cosméticos e até mesmo os peeligs mecânicos irão auxiliar a diminuir o tom da mancha. Mas é claro, o profissional deverá avaliar a mancha para obter a certeza de que não é um início de câncer de pele ou outra patologia séria.

0 comentários:

Postar um comentário