sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Iontoforese




A IONTOFORESE também conhecida por ionização, iontopenetração, dieletroforese, jontoforese, trata-se de um método de administração pela pele de substâncias que serão utilizadas com propósito terapêutico específico, através da corrente contínua.


A finalidade terapêutica alcançada irá depender das características das substâncias ionizáveis (positivas ou negativas), produtos para rejuvenescimento, flacidez, estrias, hidratação, oleosidade e etc.

Cargas do mesmo sinal irão se repelir e cargas de sinais diferentes irão se atrair, promovendo um movimento constante das partículas, penetrando no tecido desejado. Existem no mercado diversos tipos de eletrodos que serão colocados na pele do paciente para que esse processo seja realizado, são placas metálicas confeccionadas em latão ou alumínio; placas de borracha de silicone; caneta eletroestimuladora; rolo; tubo ou bastão; máscara; autoadesivos e faixas. 

Cada eletrodo é utilizado de acordo com as áreas a serem tratadas, sendo estes de escolha do terapeuta condizendo com os tratamentos faciais ou corporais.

Indicações:
ü  Irão variar de acordo com o produto utilizado, específico para cada tratamento, como o mostrado no quadro abaixo.

Iontoforese é utilizada pelos Fisioterapeutas como tratamento coadjuvante, e não isoladamente. É possível obter resultados fantásticos associando por exemplo, no tratamento de manchas o Peeling e a ionização, bem como no tratamento de peles oleosas associando limpeza de pele e a ionização, entre muitos outros.

O ideal é que uma avaliação seja realizada antes de qualquer procedimento. A pessoa mais capacitada para te prescrever um tratamento é aquela que sabe distinguir as disfunções presentes e então trata-las. 



0 comentários:

Postar um comentário