quarta-feira, 2 de abril de 2014

Bio Surf Yoga para fortalecer os músculos

Imagine essa mistura: movimentos do surf com posturas tradicionais da Ioga. Essa é a proposta da aula de Bio Surf Yoga. Os exercícios são realizados em cima de uma prancha bem parecida com aquela usada no esporte e tem como principal objetivo aproveitar a instabilidade da prancha para fortalecer a musculatura da região do core, braços e pernas, além de treinar o equilíbrio, deslocamento do corpo e força. 

Para simular a experiência do Surf, além da prancha, o bosu - plataforma de trabalho funcional sobre a qual são realizados diferentes tipos de exercícios - também é utilizado. É ele que define o nível de intensidade dos movimentos: fácil (sem bosu, apenas com a prancha apoiada no chão); intermediário (com dois bosus, em cada ponta da prancha) e difícil (com apenas um bosu no meio da prancha). “Os exercícios trabalham principalmente o alinhamento do eixo de gravidade com foco no equilíbrio”, explica Mariana Michelin, coordenadora de Ioga da Bio Ritmo. 

Com duração de 90 minutos, a modalidade é dividida em três fases: sentado, quatro apoios e em pé. O nível de intensidade e dificuldade é progressivo. A aula tem início com posturas tradicionais da Ioga, como Sukasana (pernas cruzadas sobre a prancha) e Dandasana (pernas estendidas e juntas sobre a prancha e coluna ereta), passando pelas posturas Adho Muka Swanasana (mãos e pés em cima da prancha, formando um triângulo), Goasana (mãos e joelhos no chão como se fosse uma mesa), terminando com Tadasana (em pé, braços ao lado do corpo) e Vrikshasana (colocar o pé na lateral da perna que está apoiada na prancha). 

Bio Surf Yoga é uma opção diferente não só para quem pratica Ioga, como também para quem gosta de surf, já que a modalidade serve como um treinamento de preparação física fora da água. A novidade acaba de desembarcar no Brasil, trazida pela Bio Ritmo Academias.

1 comentários:

Olá, muito boa a matéria e a foto está bem legal também, porem o crédito da imagem não foi dado. Está foto foi realizada por mim para utilização da Academia Bio Ritmo, acho bem legal que você tenha gostado e utilizado, mas gostaria que fosse dado o devido crédito dessa forma por favor. Foto: J. Mantovani. Obrigado.

Postar um comentário