domingo, 1 de abril de 2012

CRIOTERAPIA TERMAL


Consiste em uma técnica à base de princípios ativos que promovem uma sensação de frio no organismo. É utilizado como coadjuvante nos tratamentos de gordura localizada. A forma de utilização da crioterapia, na área estética, é a bandagem fria.

Tem como objetivo ativar o catabolismo dos tecidos adiposos,com base no princípio de que um corpo, ao sofrer um resfriamento, reage para manter sua temperatura normal, queimando lípides circulantes depositadas no tecido.

No tratamento, se aplica um gel para reduzir a temperatura, graças à evaporação dos componentes da formulação, e bandagens frias que seguem o mesmo efeito fisiológico da aplicação do gelo.Essa diminuição da temperatura corporal provoca uma reação defensiva local devido a vaso dilatação profunda (compensadora da vasoconstrição superficial, provocando a aceleração do metabolismo local).

Ao aplicar as bandagens diretamente na pele, os vasos cutâneos contraem cada vez mais até a temperatura de 15º C, e neste ponto chega-se à máxima vasoconstrição. Esta constrição provém do aumento da sensibilidade dos vasos à estimulação nervosa, mas provavelmente também se deve a um reflexo que chega a medula e regressa até os vasos. Com a temperatura inferior a 15ºC, começam a dilatar-se, e essa dilatação depende de um efeito local direto do frio sobre os próprios vasos.

As bandagens de crioterapia devem se colocadas com a pessoa em pé, e permanecer por 25 minutos, para que ocorra a evaporação, pois a substância é volátil, e após aplicações, deve-se fazer ginástica isometria.

É contra indicada em afecções cutâneas; após refeições; sobre a área cardíaca, pulmonar e mamária; pessoas com problemas circulatórios, cardíacos; psoríase; ptiríase; hipo ou hipertensão; cistite e durante a menstruação.

Fonte: Guia de Plástica
 

0 comentários:

Postar um comentário