segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Saiba como combater o inchaço


Existem dias em que nos sentimos bastante inchadas, mesmo estando longe do período menstrual. As calças ficam mais apertadas, as meias marcam os tornozelos e até alguns anéis podem não entrar nos dedos. A retenção de líquidos pode ser uma das causas, além da falta de movimentação do corpo e até por algo que ingerimos, pois alguns tipos de alimentos podem estufar o estômago, dando a sensação de peso e inchaço.
Mas, geralmente, é mesmo a retenção de líquidos que provoca essa sensação que nos deixa até com a impressão de ganho de peso. Mas existem algumas medidas fáceis e simples de adotar em nosso dia a dia, que podem combater o inchaço de forma eficiente. Assim, o incômodo diminui e o bem-estar aumenta bastante. Confira abaixo as principais dicas.

Diminua o sal

Está mais do que comprovado que o excesso de sódio contido no sal retém os líquidos do organismo, causando inchaço e aumento de peso. Além disso, pode elevar a pressão arterial. Por isso, na hora de temperar saladas e a comida, use o sal com moderação. Uma boa dica é utilizar mais ervas aromáticas para dar mais sabor às refeições, reduzindo a necessidade de pesar a mão no sal.

Beba mais chá

O consumo de chás de ervas naturais está associado a uma vida saudável e aos costumes orientais. Essa tradição é uma ótima aliada na hora de hidratar o corpo, e alguns ingredientes têm ainda o poder de ajudar a combater o inchaço e facilitar a digestão, como a cavalinha, o hibisco e o chá amarelo. Este último é rico em ácido gálico, uma substância que protege o fígado de toxinas e combate a retenção de líquidos.

Movimente-se já!

Se você não faz nenhuma atividade física, isso pode contribuir bastante para o inchaço permanecer por mais tempo. Até um exercício comum como a caminhada pode auxiliar no combate à sensação de “balão cheio". A atividade física estimula a circulação sanguínea e acelera o metabolismo. Por isso, mexa-se. Está sem grana para a academia? Reserve um tempinho para dar algumas voltas pela sua vizinhança e também alongue lentamente cada parte do corpo. Isso já vai ajudar bastante.

Beba muita água

Uma garrafinha de água pode e deve ser uma companheira no seu dia a dia. Tenha uma onde você estiver: carregue uma na bolsa, deixe sempre uma na mesa do trabalho, em casa e, é claro, na hora de fazer algum exercício. Manter uma boa hidratação contribui para a eliminação de toxinas e uma maior circulação sanguínea. Com isso, o sódio presente no corpo não fica retido, o que facilita a redução do inchaço. Além desses benefícios, a água favorece o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, que também pode ocasionar mal-estar e inflar o abdômen.

Alimentos poderosos

Alguns alimentos têm o poder de auxiliar no combate ao inchaço. Tenha sempre em suas refeições itens como frutas (por exemplo, abacaxi, melão e melancia), folhas verdes, cenoura, cereais, arroz integral, mel e carnes brancas.
Consuma com moderação, ou evite, feijão, carnes vermelhas, frituras, queijos amarelos, refrigerantes, embutidos e açúcar, pois são alimentos mais pesados, que fermentam com facilidade e causam desconforto abdominal, inchando a sua barriga.

Faça drenagem linfática

Você pode conferir aqui  algumas técnicas de massagem que combatem a gordura localizada e o inchaço. A drenagem linfática é a melhor delas para desinchar e combater a retenção de líquidos. Ela pode ser feita por profissionais em clínicas de estética, mas você também pode fazê-la em casa com movimentos simples e fáceis:
  • Com a ajuda de um hidratante deslize levemente as mãos, começando pelos tornozelos e subindo para as coxas;
  • Depois faça o mesmo movimento, da parte interna das coxas até a altura da virilha;
  • Faça levemente o movimento em cada braço, passando dos punhos até a axila;
  • Finalize com movimentos circulares no abdômen, em volta do umbigo.
Com essas medidas você vai conseguir mandar o inchaço para bem longe, deixando você mais fininha e com mais bem-estar.


0 comentários:

Postar um comentário