sábado, 10 de novembro de 2012

Massagem Relaxante


Massagem relaxante promove flexibilidade, aumenta a circulação sanguínea, do ponto de vista psicológico criam uma sensação de bem-estar e alegria, tem ação anti estresse ajudando a acalmar o corpo e a mente. Outros benefícios observados são o aumento do fluxo de nutrientes, removendo catabólitos e metabólitos (substâncias tóxicas das células) prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor e facilitar a atividade muscular.
Como é feita a Massagem relaxante?
A massagem é realizada por meio de movimentos suaves e firmes por todo o corpo, proporcionando relaxamento da musculatura e aliviando as tensões. Normalmente é aplicada com óleos ou cremes associados à aromaterapia, trazendo um efetivo bem estar e sensação de conforto e tranquilidade. 
Técnicas de Massagem Relaxante 
Massagem relaxante com Deslizamento 
Um movimento de alisamento é realizado com toda a superfície palmar de uma ou ambas as mãos. Este movimento também se mostra útil na união das sequências de outros movimentos.
Efeitos do Alisamento na massagem relaxante
Os efeitos terapêuticos dessa técnica são gerados principalmente mediante um impacto mecânico direto nos tecidos, e de forma reflexa por meio do sistema nervoso sensitivo.
Pode ser obtido um relaxamento significativo, produzindo um efeito sedativo, que pode aliviar a dor e o espasmo (contrações involuntárias) muscular. 
Massagem relaxante com Amassamento
Amassamento é uma manobra em que os músculos e tecidos subcutâneos são alternadamente comprimidos e liberados. Durante a fase de pressão de cada movimento, a mão e a pele se movem conjuntamente sobre as estruturas mais profundas. Durante a fase de liberação (relaxamento), a mão (ou mãos) desliza suavemente até uma área adjacente, e o movimento é repetido.
Efeitos do Amassamento na massagem relaxante
Pela compressão e relaxamento alternados dos músculos as veias (tanto superficiais como profundas) se esvaziam e enchem alternadamente. Assim alivia a congestão nos leitos capilares, e melhora o fluxo de sangue proveniente das arteríolas para os capilares.
O fluxo da linfa fica estimulado pelo mesmo mecanismo.
A administração de um amassamento vigoroso provoca vasodilatação na pele. A pele é mobilizada pelas manipulações, e isso promove também a sua elasticidade. 
Massagem relaxante com Fricções
As fricções são manobras que consistem em movimentos breves, precisamente localizados e profundamente penetrantes realizados em uma direção circular. Esses movimentos profundos são habitualmente realizados pelas pontas dos dedos, embora a base do polegar ou palma da mão também possam ser utilizadas. 
Efeitos da Fricção na massagem relaxante
A pressão profunda e contínua nos tecidos causam lesão local e liberam uma substância similar à histamina e outros metabólitos que atuam diretamente nos capilares e arteríolas, causando vasodilatação. A magnitude da resposta depende da profundidade da manipulação e da duração da aplicação do procedimento.

0 comentários:

Postar um comentário