terça-feira, 27 de agosto de 2013

Os benefícios do limão

As aplicações do limão em nossa vida são inúmeras, tanto que a fruta é considerada a jóia dentre todas as frutas. Ele pode evitar doenças e até ser um grande aliado na sua dieta. Estima-se que existam mais de 70 variedades de limão em que os mais vulgares no Brasil são:

1. Limão cravo é semelhante a uma mexerica, tem casca e suco alaranjada e sabor característico forte.
2. Limão galego é pequeno e suculento, de casca fina, a cor varia de verde ao amarelo-claro.
3. Limão siciliano, verdadeiro ou original é grande, de casca grossa e corrugada, mas menos suculento.
4. Limão Taiti possui tamanho médio, a casca é verde e lisa, possui bastante suculento e é pouco ácido.

No Brasil, os conhecidos limão galego e o limão Taiti, na verdade, não são limões, mas sim limas ácidas, também o popular limão cravo é uma mistura de limão e tangerina. Possui uma coloração interna alaranjada e é muito usado para temperos.

Conheça os benefícios em consumir limão
1. A casca, entrecasca, polpa do limão é rica em vitaminas (tem de 5 a 10 vezes mais vitaminas que o suco) e pectina, uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão, regula a absorção dos açúcares, diminui a sensação de fome e o armazenamento de gorduras. Assim, ao preparar sucos de limão recomenda-se não dispensar a entrecasca e a polpa.

2. Estudos mostram que o limão é eficiente no controle do ácido úrico, que é um terrível inimigo (muitas vezes letal) de muitos quando chegam a uma idade mais avançada.


3. Após estudos sobre o poder curativo do limão na Universidade de Roma, Itália, comprovou a eficiência do limão como auxiliar no tratamento do artritismo, gota, reumatismo, arteriosclerose e no envelhecimento.

4. O limão auxilia no controle do colesterol, desintoxicação e alcalinização do sangue e fortalecimento do sistema imunológico. Esses benefícios são pelo ao alto teor de vitamina C e uma substância chamada d-limoneno, que está presente na casca (é composta por 60 a 70% de d-limoneno), que auxilia no combate à ansiedade, cânceres, além de dissolver cálculos renais e desobstruir artérias.

5. Por ser um eficiente auxiliar no tratamento de todas essas doenças físicas, psicológicas e emocionais, o limão é utilizado em florais, terapias e também na aromaterapia, como forma de reequilibrar o organismo e a mente.

Como comprar?
1. Escolha limões de casca macia e brilhante. Os maduros e com maior quantidade de sumo normalmente cedem à pressão dos dedos ao toque.




Como conservar?
1. O limão se mantém fresco quando está em temperatura ambiente, longe da exposição solar, por até uma semana. Conservado na geladeira, fechado num saco plástico, este mantém durante cerca de quatro semanas.

2. Pode congelar os limões por inteiro (após higienizados) e ralar a quantidade que necessita do limão congelado.

3. Pode também extrair o suco dos limões (após higienizados) e congelá-lo nas formas de gelo, depois de congelado, desprenda os cubos e conserve no freezer em saquinhos, utilize-o para tempero ou preparação de sucos.

Quanto consumir?
1. O ideal é consumir o sumo e as raspas imediatamente após espremer ou cortar o limão, os sucos de frutas naturais após prontos perdem rapidamente os seus nutrientes.

2. A quantidade média recomendável deve ser de 2 limões por dia sendo aceitável chegar a 3, o excesso faz mal.

3. A dosagem preventiva de d-limoneno é o consumo diário de 2 limões (polpa e casca), que podem estar diluídos com outras frutas, folhas e raízes, como no preparo dos sucos desintoxicantes.

Cuidados importantes
1. Logo após consumir o suco de limão, deve-se bochechar a boca com água, pois a acidez do limão ataca o esmalte dos dentes. Pode também ingerir o suco com canudinho assim minimizando o contato com os dentes.

2. Ao manusear o limão ou se o suco teve contato com a pele deve lavar a área com bastante água, principalmente se irá se expôr ao sol. Pois poderá ter manchas na pele.



0 comentários:

Postar um comentário