terça-feira, 6 de agosto de 2013

Os poderes da da alimentação ayurvédica

A Ayurveda utiliza técnicas que diminuem a resistência à perda de peso através de alimentos e hábitos que evitam a inflamação do sistema digestivo, considerado um dos grandes vilões quando o corpo começa a envelhecer. A seguir, algumas dicas fáceis de seguir que podem ajudar no alcance da boa forma.


Chá detox: ele vai melhorar a digestão, a queima da gordura e a eliminação das toxinas. O preparo é simples: ferva quatro a cinco copos de água pela manhã. Adicione meia colher de chá de sementes de cominho, de coentro e de erva-doce e continue a ferver por mais cinco minutos. Coe, coloque numa garrafa térmica e tome pequenas quantidades durante todo o dia, principalmente depois das refeições.

Almoço reforçado: um dos preceitos da dieta ayurvédica é comer 50% das calorias do dia no almoço, considera pelos seguidores dessa filosofia indiana a refeição mais importante do dia.

Um dos segredos para que se coma pouco é colocar os sabores doce, salgado, amargo, ácido, adstringente e picante numa única refeição. Juntos, eles ajudam na digestão, na absorção adequada e na queima de gordura. Para garantir a presença de todos esses sabores, use a massala, um mix de especiarias que tempera sopas, legumes ou qualquer outra refeição.

Ingredientes: 1 colher (sopa) de cominho em pó / 1 e 1/2 colher (chá) de semente de coentro em pó / 1 e 1/2 colher (chá) de gengibre em pó / 1 e 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída / 1 colher (chá) de canela em pó / 1/2 colher (chá) de cravo-da-índia em pó / 1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó.

Modo de fazer: em uma frigideira, toste rapidamente todos os ingredientes, como se fosse preparar uma farofa. Apague o fogo e armazene num pequeno vidro para que você possa carregar na bolsa e assim usá-lo no almoço e no jantar.

Intervalo entre as refeições: a Ayurveda diz que o tempo de uma digestão normal deveria ser em torno de quatro horas. Espaços muito maiores ou menores indicam algum desequilíbrio.



0 comentários:

Postar um comentário