quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

10 passos para começar 2014 cheia de energia


1. Malhe com prazer 

A prática de exercício físico libera dois hormônios: a endorfina, que alivia o stress, e a dopamina, que dá sensação de prazer. Mexer-se é, portanto, fundamental. Mas o bacana é encontrar uma atividade que dê bem-estar físico, mental e emocional. Na dúvida, experimente diferentes modalidades e escolha a que mais a estimula. Não descarte opções inusitadas, como juntar aula de ioga com piquenique.

2. Explore o poder dos líquidos 

A começar pela água, que é um ótimo energizante, pois faz o transporte de nutrientes para as células. Essencial a todos os processos metabólicos vitais para o organismo, ela ainda melhora o funcionamento dos rins e do intestino, elimina toxinas pela urina e pelo suor e ajuda na circulação sanguínea. Um verdadeiro elixir! O ideal é ingerir de 2 a 3 litros por dia. Os sucos também são excelentes energéticos. Experimente este, feito com 2 folhas de couve, 1 cenoura, 1 maçã, 1 pedaço pequeno de gengibre e 200 ml de água de coco. Dá o maior pique! 

3. Coloque alimentos funcionais na dieta 

Eles têm substâncias bioativas que protegem a saúde e aumentam a energia: tudo de que você precisa! Maçã – carrega vitaminas do complexo B, além de fósforo e potássio, combatendo o stress e a fadiga. Banana – turbina a energia por ser das melhores fontes de potássio e vitamina B6. Pimenta – melhora a circulação sanguínea e a libido. Romã – age na renovação celular. Nozes – ricas em vitaminas e minerais, que dão muita disposição. Lentilha – aumenta o ânimo porque tem boa dose de enxofre. Sementes de gergelim, girassol e abóbora – estimulam o metabolismo dos carboidratos, liberando energia. 

4. Gerencie sua mente para o sucesso 

Classifique os pensamentos que transitam pela sua cabeça e use-os a seu favor. Para isso, ele sugere uma tabela que inclui cinco critérios de análise: a qualidade (se é bom ou ruim), a origem (se é seu ou dos outros), a frequência (passageiro ou persistente), o teor (construtivo ou transformador), a essência (romântico, criativo...). O passo seguinte é fazer dos pensamentos bons, criativos e positivos o pano de fundo da mente.

5. Corte sal, açúcar e farinha branca 

Prefira alimentos integrais. Além de mais nutritivos, são ricos em fibras, que ajudam a regular o trânsito intestinal e, assim, aumentam a energia. E reduza o uso de dois grandes inimigos da disposição: o açúcar branco causa fadiga, e o sal, sabotador da energia, porque em excesso provoca desequilíbrio entre líquidos e minerais, alterando a pressão arterial. Opte por açúcar mascavo ou demerara e sal marinho. 

6. Curta o verde 

Os benefícios de estar em contato com a natureza já foram comprovados cientificamente. Bastam 40 minutos de contemplação e caminhada para uma redução de até 16% no stress, de 2% na pressão arterial e de 4% nos batimentos cardíacos! E tem mais: esse contato com o verde estimula a produção de células que combatem infecções e tumores, benefício que se estende até um mês depois do passeio. Tudo de bom! 

7. Busque sua verdadeira motivação 

“Quanto mais você se conhece e se aceita, mais chance tem de ser feliz”, diz Fernando Gomes Pinto. No livro Você Sabe Como Seu Cérebro Cria Pensamentos? (editora Segmento Farma), ele propõe um exercício de cinco dias que nos ensina a buscar autoconhecimento e motivação real. A cada dia, responda a uma pergunta. Dia 1. Quem sou eu? Dia 2. Quem são meus pais? Dia 3. Qual a minha verdadeira função no mundo? Dia 4. O que acontecerá com a minha capacidade de pensar quando eu morrer? A cada etapa, anote tudo que vier à mente. Dia 5. Reúna todos os textos anteriores em um, resuma e sintetize em uma palavra, sensação, ideia, paisagem, para ser lembrada sempre, resgatando quem é você e o que a motiva. 

8. Aproveite a praia para malhar 

A ideia é excelente por vários motivos: só o fato de pisar na areia, sentir a brisa do mar e o calor do sol dá o maior gás. Além disso, quebrar a rotina também é estimulante. Pode ser corrida, frescobol ou vôlei de praia. O bom das atividades que envolvem outras pessoas é que se tem uma motivação a mais: encontrar os amigos. E nada de se matar: exercite-se entre 20 e 40 minutos, no início da manhã ou final de tarde, e depois dê um energizante mergulho. Mas não se esqueça, claro, de se proteger contra o sol. 

9. Inclua a meditação na sua rotina 

Meditar reduz o ritmo da atividade cerebral, diminui a pressão sanguínea, desacelera os batimentos cardíacos e o metabolismo. Ou seja: é um santo remédio contra ansiedade e irritação. Toda prática meditativa tem início quando se orienta a mente para um foco, que pode ser a respiração. Concentrar-se na observação da sua respiração, inspirando e expirando sete vezes, já é um bom começo. Gradativamente, amplie o tempo até 20 minutos, uma ou duas vezes ao dia. 

10. Descubra o tempero da sua vida 

Eis a proposta que a antropóloga francesa Françoise Héritier faz no livro O Sal da Vida (editora Valentina). Depois de calcular o tempo que uma pessoa ocupa com trabalho, sono, tarefas domésticas, higiene, refeições e compromissos, ela chegou à conclusão de que sobra, em média, uma hora e meia por dia para fazer o que se gosta. No livro, ela lista pequenas coisas que deixam a vida mais saborosa: “O café da manhã ao ar livre, folhear álbuns de fotos, arrumar uma bela mesa, dançar, saborear ostras à beira-mar...” Qual o sal da sua? Aproveite o início do novo ano para começar a sua lista!

0 comentários:

Postar um comentário