quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Cabelo X Malhação






Para muitas mulheres, o medo de estragar o cabelo acaba impedindo uma vida mais ativa. Porém, é possível manter os fios saudáveis mesmo com a malhação. Para isso, basta saber quais são os cuidados adequados para antes, durante e depois do treino. Portanto, se essa era a sua desculpa para escapar da academia, hora de fazer a matrícula. 

Durante o exercício físico os cabelos perdem nutrientes e sofrem maus tratos por conta da amarração e da exposição ao suor e a outros fatores, como o sol, o cloro e o sal da piscina. Por isso, conhecer os riscos que a atividade física causa aos fios é um bom ponto de partida. 

A preparação deve começar antes mesmo de iniciar o exercício físico, com a proteção dos fios. O ideal é utilizar pequenas quantidades de creme de pentear com algumas gotas de óleo vegetal. Isso minimiza o efeito do suor e protege o cabelo porque o óleo vegetal possui uma ação antioxidante que garante proteção duplicada aos fios, fazendo com que eles combatam os radicais livres e o ressecamento causado pelo suor. 

A proteção dos fios também pode ser feita de maneira profissional. Nesse caso, é possível submeter o cabelo a tratamentos a base de multivitamínicos e aminoácidos. Esses tratamentos protegem os fios das agressões causadas pelo exercício físico. As multivitaminas garantem a absorção dos nutrientes que o cabelo necessita, enquanto os aminoácidos regulam o pH e mantêm os fios saudáveis por mais tempo.

Já durante a malhação, a atenção deve ser voltada para a maneira como os fios são presos. Embora muitas mulheres prefiram seus cabelos soltos, é essencial amarrá-los durante o treino não apenas para facilitar a execução dos exercícios, como também para protegê-los do contato com o suor da nuca, das costas e dos braços. Por isso, é uma boa ideia optar por penteados fixos no alto da cabeça, como o famoso rabo de cavalo, o coque ou até mesmo tranças embutidas. 

Recomenda-se que o cabelo seja preso com elástico forrado com tecido, que evita que os fios se quebrem. Outra opção é utilizar uma faixa para prender a franja e as laterais do cabelo, evitando qualquer contato com a pele. Não é recomendável forçar essas áreas com o peso total do cabelo, o excesso de tração pode ser prejudicial à raiz dos fios. 

Ao deixar a academia, recomenda-se a lavagem e a hidratação dos fios para finalizar o processo de cuidados. O suor seco deixa uma camada de sal nos fios e no couro cabeludo, fazendo com que o cabelo fique ressecado e frisado. Com a lavagem, o cabelo ficará livre dos danos causados pelo suor, fazendo com que o couro cabeludo respire livremente e ajude os fios a receberem os nutrientes necessários. Outra maneira de melhorar a qualidade dos fios após o treinamento é utilizar vinagre branco. Pessoas que fazem academia têm o bulbo do cabelo dilatado, problema que pode ser resolvido com o uso de vinagre branco uma vez por semana, entre duas lavagens com shampoo. Isso neutraliza o pH do couro cabeludo.

0 comentários:

Postar um comentário