segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Cuidados com a pele



O verão termina oficialmente dia 20 de março, mas depois do carnaval parece que a vida volta ao normal e as férias vão se tornando lembranças. É hora de avaliar os estragos que o sol fez na pele e começar a cuidar da aparência ou de problemas mais graves como manchas e micoses. 
As manchas, além do problema estético, podem indicar vários problemas de pele, desde exposição ao sol exagerada, passando por micoses, alergias, até câncer de pele. É interessante a avaliação de um dermatologista quando surge uma mancha.

Se este não é o seu caso, os cuidados são mais simples e podem ser feitos em casa tranquilamente. São três ações básicas e que não vão tomar muito do seu tempo: hidratação, limpeza e proteção. A boa notícia é que os produtos que adquiriu para cuidar da pele no verão continuam valendo. Depois do verão, a primeira preocupação é com a hidratação, pois a exposição ao sol provoca ressecamento da pele. 

Agora, não adianta nada usar um hidratante, e esquecer que a hidratação vem de dentro para fora. Portanto, é importante beber muito líquido, no mínimo dois litros de água por dia. Uma dica boa para não esquecer isto, é ter sempre a vista uma garrafa de água próxima. Para os fumantes, as notícias são péssimas. O tabagismo, surpreendentemente, diminui a hidratação da pele e os níveis de antioxidantes no sangue. O tabaco afeta a saúde de diferentes maneiras, mas estudos mostram que a pele é o órgão mais atingido. O tabaco acentua as rugas (principalmente ao redor da boca e dos olhos), piora o aspecto das olheiras devido à má circulação do sangue nesta área, a pele se torna mais ressecada e sem brilho. 

Além de hidratar, deve ser feita diariamente limpeza de pele com sabonete ou loções para remover impurezas e excesso de oleosidade. Se usar sabonete, procure um com pH próximo ao fisiológico, ligeiramente ácido. Os sabonetes comuns tendem a deixar a pele ressecada. É importante fazer uma esfoliação uma ou duas vezes por semana, para remoção das células mortas das camadas mais superficiais da pele, evitando assim, a obstrução dos poros.

Depois de limpa e hidratada, é hora de proteger a pele. Não pense que o filtro solar só deve ser usado na praia ou piscina, ele precisa ser aplicado diariamente, principalmente nas áreas expostas ao sol. De acordo com o dermatologista, ao sairmos a luz do dia, estamos nos expondo a radiação solar, que tem efeito cumulativo, então a proteção deve ser diária para evitar problemas a longo prazo.

0 comentários:

Postar um comentário