segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Alimentação saudável




Como perdemos bastante líquido no verão devido ao aumento da transpiração, acabamos precisando hidratar mais o nosso corpo. Os sucos naturais podem ser uma opção refrescante e saudável além da água.
De uns anos para cá, diversos estudos sobre propriedades dos alimentos foram realizados, e além dos tradicionais sucos de frutas, descobriu-se que uma boa mistura de frutas, legumes e até mesmo folhas pode fazer maravilhas por nosso corpo.

Separamos ótimas receitas de sucos naturais que, além de melhorarem a saúde, ainda podem nos ajudar a emagrecer e fazer uma boa diferença na nossa aparência. Confira:

Sucos Desintoxicantes

Os sucos desintoxicantes purificam e energizam o corpo, eliminando as toxinas acumuladas e nutrindo o organismo. Devido à sua composição, diminuem a ação dos radicais livres e melhoram a digestão e a assimilação dos nutrientes. Para que haja a desintoxicação, devemos escolher alimentos que exijam menor trabalho digestivo e que contenham propriedades depurativas, ou seja, que contenham fibras para assegurar uma limpeza no aparelho digestivo, levando embora grande parte das toxinas e resíduos formados através de uma alimentação excessiva e inadequada.


1ª Receita:
1 cenoura
1 pepino (com casca)
1/2 beterraba média crua
1/2 xícara (chá) de talos e folhas de hortelã
1 copo de suco de 1 limão e raspas da casca.
Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador ou centrífuga.
Calorias: 95 Kcal por copo

2ª Receita:
1 copo de 200ml de água
1 colher de chá de erva-doce
1 maçã
1 colher de chá de gengibre ralado
Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador ou centrífuga.
Calorias: 80 Kcal por copo

Sucos Diuréticos

Nos anos noventa, as substâncias diuréticas foram vendidas com a promessa de se perder peso rapidamente. A fraude só foi descoberta depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização desses produtos como emagrecedores. As medicações diuréticas têm a função de acelerar o processo renal. Eles ativam os rins, eliminando líquidos do organismo e aumentando, dessa maneira, a diurese. Portanto, o que esses sucos fazem é melhorar a função renal, eliminar toxinas através das fezes e da urina e reduzir a retenção de líquidos, o que proporciona a falsa sensação de emagrecimento.
Para obter o efeito diurético de maneira saudável e segura, é melhor optar por alimentos com função diurética, em vez de tomar cápsulas para o mesmo fim.

1ª Receita:
1 copo de 200 ml de suco de melancia
1 talo de aipo com as folhas
Preparo: bater no liquidificador e tomar imediatamente.
Calorias: 110 Kcal por copo

2ª Receita:
1 copo de 150 ml de água de coco
1 maçã
3 folhas de hortelã
Preparo: Bater todos ingredientes no liquidificador ou centrífuga.
Calorias: 115 Kcal

Sucos Laxativos

O intestino é estimulado dependendo da quantidade e do tipo de fibras existentes na alimentação. A ingestão de líquidos também tem um papel importante no volume e consistência do bolo fecal. O uso de laxantes medicamentosos é perigoso, pois eles podem causar o “efeito rebote”, viciando o intestino, além de reduzir a absorção de algumas vitaminas como A, D, E e K. Prefira sempre uma opção natural.

1ª Receita:
¼ mamão papaia sem semente
1 colher de sopa de farelo de trigo
½ copo de água gelada
1 laranja com bagaço
4 ameixas pretas sem caroço
Preparo: Bater tudo no liquidificador ou centrífuga.
Calorias: 180 Kcal

2ª Receita:
1 xícara (chá) de abacaxi em cubos
1 cenoura
1 xícara (chá) de talos de erva-doce
1 suco de 1 limão e raspas da casca.
Preparo: Bater tudo no liquidificador ou centrífuga
Calorias: 110 Kcal

Sucos Antioxidantes

Os alimentos utilizados nesses sucos são riquíssimos em antioxidantes, o que significa que eles combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce e colaboram para recuperar as células, dando mais vida à pele, baixando a pressão sanguínea e controlando a toxicidade.

1ª Receita:
1 limão
1 maçã
7 gomos de uva
3 damascos
1 copo de 200 ml de água
Preparo: Bater tudo no liquidificador ou centrífuga.
Calorias: 140 Kcal por copo

2ª Receita:
1 copo de 200 ml de água
1/2 maçã
½ manga
½ cenoura
½ pera
Preparo: Bater tudo no liquidificador ou centrífuga.
Calorias: 135 Kcal por copo

0 comentários:

Postar um comentário