terça-feira, 9 de julho de 2013

É hora de cuidar da pele.

Outono e inverno são as estações mais temidas por quem normalmente tem pele seca. Como o ambiente fica mais frio, a pele perde água e conseqüentemente fica desidratada, ressecada e com descamação fina. Uma solução é usar cremes hidratantes para diminuir essa sensação e assim devolver aquele brilho e maciez à sua pele.

Algumas mulheres amam passar creme e outras odeiam. A verdade é uma só: é ele que deixa a pele macia, lisinha e jovem - tem que usar! Mas, ao descobrir qual o melhor para o rosto, mãos e pés, você logo nota o resultado e não desperdiça dinheiro. Antes de aplicar qualquer produto, analise na sua pele: ela é oleosa, mista ou seca? Essa característica determina o tipo de textura do seu cosmético. As mistas e oleosas pedem gel enquanto que as secas loção ou creme, com maior poder de hidratação.

Ingredientes
Não faltam ingredientes eficazes para combater manchas, ruguinhas e fotoenvelhecimento. Há cinco categorias deles e uma delas com certeza vai resolver o seu problema.





Ácidos
Atuam na renovação celular e estimulam a formação de fibras elásticas e de colágeno, principalmente na pele com manchas e sinais de flacidez. Ácido glicólico, retinoico, salicílico e mandélico figuram nesse ranking.




Antioxidantes
Combatem os radicais livres, que disparam o envelhecimento. Vitaminas C e E, chá verde e coenzima Q10 são recomendados para quem tem linhas finas, toma muito sol ou fuma.



Ativos que estimulam a comunicação celular
Melhoram a função das células nas peles maduras, com flacidez e rugas. Argireline e hexapeptídeo são bons exemplos.





Calmantes
Aceleram a cicatrização e acalmam a pele sensível, oleosa e com acne. Entre eles, calêndula, azuleno e aloe vera.



Skin identicals


Indicado para pele seca ou ressecada, mimetizam a estrutura da pele e mantêm a hidratação. Aquaporines, hidroviton e PcaNa estão nessa lista.



Mãos
Não parece, mas elas são bastante delicadas: como são freqüentemente lavadas, sofrem com a ação dos sabonetes, que costumam ressecá-las. 

Por isso, usar um creme rico em ingredientes emolientes e que formam uma barreira protetora, evitando, assim, a perda de água pela pele, é ideal para deixar as mãos sedosas, sem descamações nem asperezas. O silicone é um dos ativos mais indicados. Ele consegue driblar a desidratação sem dar a sensação de mão melada.






Pés
Para manter os pés longe das rachaduras e da pele mais grossa, comum nos calcanhares, a recomendação é usar cremes gordurosos, que conseguem ultrapassar a densa camada córnea. 


Os formulados com vaselina têm bom desempenho, assim como os ricos em uréia e silicone - como acontece nas mãos, este veículo não deixa a região melada ou como se estivesse suada. O ácido salicílico e a glicerina também mantêm os pés livres das asperezas.









0 comentários:

Postar um comentário