quarta-feira, 10 de julho de 2013

TRX: o exercício preferido das blogueiras.


O TRX (Total Body Resistence Exercise) é um sistema completo de treinamento funcional que faz uso do peso corporal, permitindo a execução de centenas de exercícios.


A rede de franquias de academias Pelé Club foi pioneira em oferecer esta modalidade de fitness a seus alunos. Uma das vantagens é que ele pode ser realizado por pessoas de todos os níveis de habilidade e condicionamento físico, já que o TRX envolve trabalho numa posição de suspensão contra a gravidade onde o peso do corpo é a principal sobrecarga, que também pode ser reduzida ou intensificada com rápidos e pequenos ajustes na posição do corpo.

O que o torna diferente?

O sistema baseia-se no treino de força em suspensão, transformando o peso do corpo em resistência variável e permitindo que se escolha o nível de dificuldade dos exercícios, que podem trabalhar braços, pernas e abdômen, por exemplo. Trata-se de uma ferramenta portátil diferente, volátil e que permite fazer um trabalho diferenciado ao nível do estímulo proposto e é um treino de performance integrada, utilizando múltiplos exercícios voltados ao movimento do corpo e não apenas aos músculos.

O TRX oferece uma série de benefícios, como a melhora da estabilidade do core (unidade integrada de músculos que mantêm a coluna alinhada durante todos os movimentos, prevenindo lesões), aumento da flexibilidade, força e equilíbrio, fortalecimento da musculatura e articulações, além de melhorar a postura. Existe toda uma técnica para o exercício sair bem feito.

Esta modalidade de fitness é diferente das máquinas de musculação, na medida em que permite um trabalho mais funcional, que exige mais trabalho de coordenação e desafios de estabilização, que treina e reporta benefícios em todo o corpo.

A ginástica é feita com uma simples tira de náilon em formato de Y – a ponta simples da tira é presa ao teto e as outras duas acabam em manoplas, onde se engancham mãos e pés. Para realizar qualquer exercício, mesmo o mais básico, são acionados múltiplos grupos de músculos. Isso acontece porque os movimentos são feitos com o corpo inclinado ou em suspensão


0 comentários:

Postar um comentário