quarta-feira, 3 de julho de 2013

Pilates, musculação ou treino oficial?

Quer começar a praticar um exercício físico? O primeiro passo é definir qual é o seu objetivo: emagrecer? Ganhar massa magra? Qualquer que seja sua resposta, provavelmente vai passar pela sua cabeça optar pela clássica musculação, pelo mais recente queridinho das academias, o treinamento funcional, ou pelo badalado pilates, três das práticas mais difundidas hoje em dia.

Aqui vai uma breve explicação sobre cada exercício para te ajudar a fazer a melhor escolha:

Pilates

“A metodologia é baseada no controle da respiração e alinhamento da coluna através do fortalecimento de músculos profundos do tronco e abdome”, explica Rafael Lund, personal trainer caricoca resonsável pelo corpo em forma de várias globais.

Ótima opção para quem já está no peso ideal e busca apenas tonificar os músculos (sem almejar curvas de mulher-fruta), já que ele define abdome, glúteos e pernas. Com aparelhos, o resultado é melhor porque dá para aumentar a sobrecarga e dificultar os exercícios

Musculação

Atende a todos os interesses, já que os efeitos dependem do número de repetições e peso das cargas: quanto maior o número de repetições e menor a carga, mais vai beneficiar quem quer secar, já que queima um maior número de calorias e ajuda a ficar durinha sem ganhar mais bumbum, por exemplo. Já o contrário - um treino menos repetições com mais peso - incentiva o aumento de volume dos músculos e ganho de massa magra. É a técnica que acaba dando os resultados mais rápidos.

Treinamento Funcional

A melhor opção pra quem quer secar alguns quilinhos, já que são uma espécie de cópia dos movimentos que o corpo faz em situações cotidianas - como mudar um sofá de lugar - e podem ser adaptados aos objetivos de cada pessoa, levando a utilização de um maior número de músculos por exercício (e, consequentemente, a um maior gasto calórico se for esse o caso).

Representa uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano, como empurrar, puxar e agachar, envolvendo a integração do corpo todo.



0 comentários:

Postar um comentário