segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ficar muito tempo sentada pode ser prejudicial à sua saúde.


No trabalho, são oito horas diárias ou mais horas diárias sentada em frente ao computador. Durante a ida e a volta para casa, mais algumas horinhas sentada no carro. E, no tempo livre, senta-se no sofá para assistir à televisão. Senta-se ainda para fazer as três refeições do dia, naturalmente, e é possível passar incontáveis minutos sentada em salas de espera

Combinados, esses vários momentos de inatividade podem ser mais prejudiciais para a saúde do que se imagina – e, pasme, até para quem pratica exercícios diariamente

Segundo estudo recente realizado com 250 mil pessoas e divulgando em 2012 na revista Archives of Internal Medicine, passar seis horas por dia sentado pode aumentar em 40% os riscos de morrer nos próximos 15 anos.

Seguir uma rotina de exercícios não é suficiente para eliminar os males causados pelo excesso de horas colado na cadeira – embora adotar um treino que foque no fortalecimento do core, trabalhando muito abdome e tronco, seja um bom começo, já que ajuda a manter a postura ereta.
 Quem tem propensão a dores nos joelhos e na coluna e à má postura deve tomar ainda mais cuidado. Para evitar o mal, médicos sugerem levantar da cadeira, por pelo menos um minuto, a cada uma hora.

Encontre desculpas para se mexer durante o trabalho. Desde que não seja fumar, claro! Espreguiçar-se – em pé – também é uma boa maneira de espantar a fadiga muscular. Tem preguiça de ir ao banheiro? Experimente tomar muita água ou alguma bebida diurética ao longo do dia, como o chá-verde. Pegar um cafezinho também é boa desculpa para se levantar, assim como fazer telefonemas programados. E não basta se movimentar periodicamente, é fundamental prestar atenção ao próprio corpo enquanto estiver sentada: mantenha a coluna reta, olhe para a frente, sente sobre os ísquios (os dois ossos do bumbum), distribuindo o peso igualmente, e, se a cadeira for alta, utilize um apoio para os pés.

0 comentários:

Postar um comentário