segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Mitos e Verdades sobre a celulite

A celulite, cientificamente chamada de fibro edema geloide, é um distúrbio estético que acomete quase que exclusivamente as mulheres, sendo muito comum nos dias de hoje. Infelizmente, a celulite ainda não tem cura, mas existem diversas forma de tratamento, que podem melhorar significativamente o aspecto da "casca de laranja". Separamos alguns mitos mais comuns sobre as celulites e vamos revelar para vocês o que é verdade e o que é mentira.

Refrigerante e água com gás causam celulite
MITO. Os alimentos calóricos, incluindo os refrigerantes e os doces em geral, favorecem o ganho de peso e o acúmulo de gordura localizada, fatores que agravam a celulite. Partindo dessas premissas, as versões comuns dos refrigerantes devem ser evitadas devido à grande quantidade de açúcar que contêm, devendo ser substituídas pelas versões light ou diet. Mas não é verdade que o gás contido nessas bebidas causa ou agrava a celulite. Beba bebidas sem açúcares! 


Álcool piora a celulite
VERDADE. Geralmente, as bebidas alcoólicas são bastante calóricas, favorecendo o ganho de peso e o acúmulo de gordura localizada, fatores associados à piora da celulite. Para quem gosta de bebidas, a notícia é ruim: sim, por favorecer o aumento de peso, o álcool pode piorar a celulite.


Cigarro causa ou piora a celulite
MITO. O cigarro provoca alterações na microcirculação e na oxigenação dos tecidos, estando associado a diversos problemas de saúde, principalmente pulmonares. Sabe-se, inclusive, que cigarro ajuda a causar rugas. Mas é mito pensar que ele pode ser causa ou contribuir para o agravamento da celulite. 

Um estudo realizado no Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia (CBED) mostrou que mais de 80% das voluntárias portadoras de celulite grave e que foram submetidas à Subcision(tratamento para celulite profunda) não eram fumantes. Esses dados da nossa experiência com mais de 2 mil pacientes nos levam a crer que o cigarro não é causa, nem agravante da celulite.


A celulite piora com o avanço da idade
VERDADE. A celulite geralmente se inicia na puberdade e aumenta com a idade, principalmente devido à associação de fatores, como o uso de anticoncepcionais, a reposição hormonal, o aumento de peso, entre outros. Mas um dos maiores desencadeantes de celulite aparece mais tardiamente (depois dos 30 ou 40 anos). Estamos falando da flacidez, que, implacavelmente, só aumenta com a idade e vai, sim, piorar a celulite.


Dieta balanceada pode ajudar a eliminar celulite
VERDADE. É verdade que excessos na dieta, como a ingestão exagerada de gorduras e carboidratos, ocasionam aumento de peso, acúmulo de gorduras localizadas e, consequentemente, pioram a celulite. Portanto, uma dieta balanceada e individualizada, com poucas calorias, vai ajudar a melhorar a celulite, além de deixar você se sentindo muito melhor. De uma forma geral, é importante a redução de alimentos fritos, gordurosos e doces.


Cremes podem reduzir sozinhos a celulite
MITO. Uma grande variedade de produtos é utilizada na formulação dos cremes anticelulite. Porém, o uso de cremes isoladamente não é capaz de reduzir a celulite. Eles podem ser utilizados de forma complementar no tratamento da celulite, principalmente nos casos mais leves.


A celulite é genética
VERDADE. Certo! Com certeza, os fatores genéticos predispõem a celulite! Geralmente, quando a mãe tem celulite, as filhas também tendem a desenvolver essa condição, seguindo, muitas vezes, o mesmo padrão de lesões. 

Portanto, é verdade que se deve atuar na prevenção da celulite, principalmente quando há casos familiares, o que pode ser feito por uma equipe médica experiente.

Uma das técnicas que trata o aparecimento das celulites é a endermologia. O tratamento consiste em uma massagem profunda obtida a partir da associação de vácuo, gerado por uma bomba, com manobras de massagem feitas com a técnica de "palpação e rolamento", propiciada por ventosas ou cabeçotes adequados. 

A técnica surgiu na França entre as décadas de 1970 e 1980, com aparelhos tecnicamente inferiores aos que existem hoje, e chegou ao Brasil há pelo menos 20 anos. Hoje existem vários modelos e marcas de aparelhos que fazem a endermologia.

0 comentários:

Postar um comentário