quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sinais da idade? Aprenda a cuidar da pele madura.


Com o envelhecimento, os processos naturais da pele desaceleram. Ocorre a perda de volume, a produção de colágeno e elastina cai abruptamente, a ação da gravidade começa a aparecer. Resultado: sintomas como flacidez, ressecamento severo, rugas (suaves e profundas), perda da elasticidade e da definição do contorno do rosto são comuns e não poupam ninguém. De acordo com os especialistas, esse processo é natural, proveniente de alterações hormonais, herança genética, estilo de vida e fatores externos (cigarro, sol, pouca ingestão de água, falta de hidratação etc).

Mas a intensidade e os sintomas deste processo natural podem ser amenizados com cuidados específicos. Alguns, como proteção solar e evitar o fumo, podem e devem ser iniciados o quanto antes. Mas há muito o que se pode fazer pela pele que já é madura. Veja a seguir alguns aspectos determinantes para inibir esses fatores de degradação da pele.

Direto no alvo
Com poucas exceções, a pele na idade avançada tende a ficar muito ressecada, efeito das alterações hormonais. Para driblar o problema, o jeito é turbinar a hidratação, com cosméticos industrializados ou com fórmulas manipuladas. 

Embora cada mulher tenha uma necessidade, quando os sinais de envelhecimento se instalam, alguns ativos, de um modo geral, são fundamentais nas fórmulas dos cosméticos. Veja quais são e como agem:

Ácido hialurônico: trata-se de um componente natural da pele, mas aplicado topicamente proporciona hidratação, impedindo a perda de água pela cútis, por isso é considerado um potente hidratante.

Ácido glicólico: tem a função de renovação celular e estimula a produção de colágeno. Além disso, atua no fechamento dos poros e revitaliza a pele.

Tretinoína e retinol: derivados da vitamina A, atuam na síntese do DNA, promovendo a renovação celular e estimulando a produção do colágeno.

Vitamina C: além de ser um poderoso antioxidante, estimula a síntese do colágeno. Tem função clareadora tornando o tom da pele mais uniforme. Também promove uma renovação celular.


Ácido kójico: sua função é clareadora, pois age como um inibidor de algumas etapas de formação da melanina.

Vitamina E: um poderoso antioxidante, que protege contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres (partículas invisíveis que causam a degradação da pele e favorecem o envelhecimento).

DMAE: é um dos ativos tensores mais eficazes, atua aumentando a firmeza da pele.

Outro tratamento bastante utilizado para driblar as marcas do envelhecimento é o Eletrolifting. Procedimento à base de punturação e corrente elétrica, destinado ao tratamento das linhas de expressão. O Eletrolifting estimula a formação de colágeno e atua nas áreas mais afetadas pelo envelhecimento - rugas e linhas de expressão, reduzindo os sinais da idade.





0 comentários:

Postar um comentário