quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Refeição saborosa e cheia de benefícios.


Sabe-se hoje que já há 10 000 anos, os nossos antepassados deitavam alimentos ao seu gosto em poças de água fervente para cozinhá-los. Nasceu desta forma, a sopa. Este caldo resultante da cozedura de legumes, muitas vezes enriquecido com pão, carne ou peixe, saciou a fome de gerações ao longo dos tempos e chegou mesmo a merecer homenagem de poetas, músicos e filósofos.

A sopa, pelo seu modo de preparação e pelos seus ingredientes tradicionais, é um alimento com uma importância nutricional extraordinária. Para além de ser de fácil digestão é ainda rica em vitaminas e minerais. Os legumes e as hortaliças são muito ricos nestes dois tipos de nutrimentos, que são melhor absorvidos quando se encontram dissolvidos em água. Como na sopa a água da cozedura não se rejeita, não há grandes percas de vitaminas ou minerais. Adicionalmente, a sopa previne a obesidade e regula o apetite, impedindo o consumo excessivo do prato principal, pois é rica em fibras alimentares que, por sua vez, também são essenciais ao bom funcionamento do aparelho digestivo.

Benefícios da Sopa para a Saúde

A sopa é um dos pratos de maior tradição na gastronomia portuguesa. As suas vantagens são conhecidas: permite um melhor desenvolvimento infantil e juvenil, maior resistência a infecções e a doenças digestivas, menor susceptibilidade a prisão de ventre e menor tendência para doenças cancerígenas e de arteriosclerose. Os médicos acrescentam outras vantagens ao sabor agradável e qualidades nutritivas. É a que sopa, ao ferver em água abundante vários alimentos, onde predominam os de origem vegetal, tem como efeito aumentar a resistência do organismo a certas propriedades dos vegetais. A temperatura de 100ºC a que a água sobe quando está em ebulição elimina os antinutrientes, alergênicos e substância tóxicas que estão presentes nos vegetais crus. Para além da destruição das toxinas, são também eliminados os parasitas e seus ovos, bactérias e seus esporos, quer dos alimentos quer da própria água.

Para finalizar, a sopa é boa para as dietas. Consumida quente, no início de uma refeição, a sopa transmite conforto e satisfação, reduzindo a tendência para engordar. Um prato grande de sopa, engrossada com leguminosas e temperada com um fio de azeite dificilmente passa as 180 calorias, enquanto qualquer outra refeição fornece entre 440 e 660 calorias.

Receitas de sopas funcionais

Sopa de batata com cenoura

Ingredientes: 5 batatas grandes; 2 cenouras grandes; tempero a gosto; 1 cebola e meia grande picada; coentro. Modo de preparo: cozinhe as batatas, as cenouras e o tempero. Bata no liquidificador e em seguida deixe cozinhar e acrescente o coentro. Está pronta para servir.

Sopa de Mandioquinha

Ingredientes: 500 g de mandioquinha sem casca; 1 cebola pequena; 1 colher (sobremesa) de margarina light; 2 cubos de caldo de legumes; 1 litro de água; cebolinha (para decorar). Modo de preparo: cozinhe a mandioquinha por 15 minutos na panela de pressão. Em uma panela à parte, refogue a cebola na margarina e acrescente o caldo de legumes dissolvido na água. Deixe ferver e, em seguida, bata no liquidificador junto com a mandioquinha cozida. Coloque a mistura numa panela e leve ao fogo baixo até engrossar. Decore com a cebolinha na hora de servir.

Sopa de Tomate

Ingredientes: 1 colher (sobremesa) de azeite; meia cebola picada; 1 dente de alho picado; 3 tomates médios maduros picados (sem pele e semente); 1 copo (200 ml) de água fervente; sal a gosto; 1 colher (sobremesa) de purê de tomate; 1 colher (chá) de tomilho fresco (ou seco); 2 colheres de sopa de queijo cottage. Modo de preparo: em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte com os outros ingredientes (exceto o queijo) deixando ferver por 20 minutos no fogo baixo. Bata no liquidificador. Por último misture o queijo cottage.

0 comentários:

Postar um comentário