terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

5 grandes dúvidas sobre alimentação no esporte




Está comprovado cientificamente: nosso corpo foi feito para funcionar melhor quando está em movimento. As funções que o organismo realiza o tempo todo, alguns milhares de vezes ao dia, são executadas com mais eficiência num corpo ativo. Diversas doenças são tratadas ou evitadas com a prática regular de atividade física. Por isso, a ordem é movimentar-se.

Escolha um esporte que lhe proporcione prazer. Esse é primeiro passo para que o exercício seja feito com regularidade e para sempre. Se ficar chato, é hora de diversificar. É importante descobrir novas formas de manter o corpo ativo com diversão e entusiasmo. E buscar boa orientação. A maioria das pessoas possuem dúvidas sobre alimentação e atividade física. Em geral, cinco questões estão no topo das dúvidas de quem pratica ou deseja praticar esporte. Segue abaixo:

1. O que comer antes do exercício?

Exercitar-se de barriga cheia não é recomendável. Após uma refeição, o corpo destina sua energia à digestão. O jejum antes do treino tampouco é indicado. A dica é comer carboidratos de absorção lenta entre 15 e 30 minutos antes de começar. Pode ser uma torrada integral, algum cereal com fruta, como a banana. Melancia e abacaxi não são boas opções de frutas para consumir antes do exercício porque têm alto índice glicêmico. Isso significa que são absorvidas pelo organismo rapidamente. Depois do treino, essas frutas funcionam como excelentes repositores de energia.

2. O que comer durante o exercício?

Se o treino for longo e ultrapassar os 40 minutos, uma recarga de glicose será necessária. Existem produtos especializados, como gel ou jujuba de carboidrato, fáceis de consumir durante o exercício. Também pode-se optar por frutas como maçã, banana, pera ou sucos naturais. A hidratação deve ser constante, antes, durante e após o treino. Água e bebidas isotônicas para repor os sais minerais são as melhores escolhas. Lembre-se de dar pequenos goles, e não beber tudo de uma vez. Grandes quantidades podem causar desconforto ou enjoo.

3. O que comer após o exercício?

Final de treino pede uma boa dose de proteína, para recuperar os músculos. E de carboidrato, para recuperar a energia. Sanduíches leves, massas, arroz com feijão, carnes magras. Isso tudo deve estar presente na refeição pós-treino. Apenas lembre-se de fazer boas escolhas. Alimente-se de forma saudável. Não vale a pena jogar fora todo o treino feito comendo gorduras em excesso e alimentos ricos em calorias, mas pobres em nutrientes.

4. Preciso de suplementos alimentares?

A alimentação fornece todos os nutrientes de que nosso corpo precisa e elimina a necessidade de usar suplementos. Em casos de treinos muito intensos e preparação para provas e competições, o nutricionista é o profissional que saberá avaliar a real necessidade de usar suplementos alimentares.

5. Devo comer carboidratos à noite?

O carboidrato é nossa principal fonte de energia, a primeira a usar durante qualquer atividade física. Ele deve estar presente em todas as refeições, inclusive nas feitas à noite. Está comprovado por inúmeros estudos que o importante quando se quer emagrecer é o balanço diário da energia consumida e gasta. Isso independe totalmente do horário em que o carboidrato será consumido. O importante é escolher boas fontes, como grãos integrais, frutas, cereais. Se for evitar consumir algum nutriente, reduza a gordura, principalmente a saturada. Ou você acredita que batata frita é uma boa fonte de carboidrato? Essa sim é uma atitude inteligente quando se pensa em saúde e emagrecimento. O equilíbrio é a chave do sucesso para ter um corpo bonito e saudável. Bons treinos.

0 comentários:

Postar um comentário