sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Treino funcional: a febre das academias


Em um circuito de exercícios que lembra um pouco o das antigas aulas de educação física, os alunos alternam saltos, giros e agachamentos com a ajuda de bolas suíças, elásticos e barreiras. Ao fim de uma sessão com duração de 45 minutos de um treino funcional, como a atividade é conhecida, eles recebem uma boa recompensa: cerca de 600 calorias a menos. A médio e longo prazos conquistam músculos tonificados e alongados, além de melhoras na postura corporal e na capacidade cardiorrespiratória. Por esses motivos, a novidade vem ganhando espaço em redes de academias.

O programa de condicionamento chegou à cidade nos últimos anos pelas mãos de personal trainers como Luciano D’Elia, da empresa Core 360º. “No formato mais tradicional, as atividades aeróbicas e de força são feitas quase sempre de forma separada”, explica ele. “Já no treinamento funcional, o corpo é trabalhado como um todo, daí o resultado rápido e eficiente.” Desde 2008, Luciano capacita profissionais para trabalhar com a modalidade. Quando iniciou o serviço, tinha cerca de 300 aprendizes por ano na capital. Esse número saltou para 1 915 em 2012.

Em geral, as academias oferecem a atividade no cardápio variado de aulas embutido no preço de suas mensalidades. Os treinos são coletivos, em turmas de dez a vinte pessoas. Quem prefere um atendimento personalizado pode fazer sessões individuais. Qualquer um pode aderir, inclusive os sedentários, tomando os devidos cuidados, como uma consulta a um médico antes de iniciar a atividade. “É bom fazer também um acompanhamento profissional ao longo do tempo, pois há pessoas que acabam se empolgando e extrapolando na carga”, alerta Ricardo Munir Nahas, especialista em medicina do esporte.

ALTO IMPACTO
As características do programa de condicionamento

Quem faz: atletas e pessoas que já treinam há algum tempo e buscam uma atividade mais rápida e completa

Resultados: melhora na postura e na capacidade cardiorrespiratória, músculos definidos e alongados, prevenção de lesões

Gasto calórico: até 600 calorias em 45 minutos de exercício

0 comentários:

Postar um comentário