terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

6 alternativas para substituir a farinha de trigo.


Quando se trata de farinha, nem todas são do mesmo saco. Produtos feitos com amêndoas, soja e grãos andinos invadiram recentemente as prateleiras de lojas especializadas e supermercados - e, cá entre nós, vale a pena experimentá-los. "As farinhas têm fibras em sua composição. Elaspromovem a saciedade, diminuindo o apetite", explica a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde, em São Paulo. De acordo com a especialista, essas substâncias também melhoram o funcionamento intestinal e ainda auxiliam no controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue. Conheça alguns tipos de farinha e saiba como consumi-los.

Peneirar ajuda a separar resíduos e arejar a farinha, deixando-a mais suave e fina. Resultado: bolos e pães menos quebradiços ou secos. Sem peneira? Despeje a farinha em um coador de malha de metal fino e mexa suavemente.


Farinha de Amêndoa

Contém proteínas, gorduras saudáveis e 35% da recomendação nutricional diária de vitamina E, um agente antirradical livre muito badalado. Lembrete: você deve refrigerar ou congelar essa farinha depois de abrir a embalagem para evitar sua oxidação.

Melhor para: empanar frango e peixe, almôndegas, bolos, pratos que levam migalhas de pão ou para substituir até um quarto da farinha branca de bolos, panquecas e biscoitos.

Por ¼ de xíc. (chá): 160 calorias, 14 g de gordura (1 g de saturada), 6 g de carboidrato (1 g de açúcar), 0 mg de sódio, 3 g de fibra, 6 g de proteína. Sem glúten.


Farinha de Quinua

Ela disponibiliza uma proteína completa. Ou seja, provê todos os aminoácidos essenciais, incluindo o triptofano, que está por trás da sensação de bem-estar. Além disso, a farinha de quinua é rica em ômegas 3 e 6, dupla gordurosa que previne problemas cardiovasculares. Para evitar o sabor naturalmente amargo do grão andino, triture a farinha e asse-a em uma folha vegetal a 100 ºC por dez minutos. Mas, para desfrutar de todos os seus predicados, é aconselhável optar pelo grão inteiro.

Melhor para: enriquecer biscoitos e bolos. A quinua em flocos ou grãos preserva ainda mais os fatores benéficos.

Por ¼ de xíc. (chá): 110 calorias, 1,5 g de gordura (0 g saturada), 18 g carboidrato (0 g de açúcar), 8 mg de sódio, 2 g de fibra, 4g de proteína. Sem glúten / Grão integral.


Farinha de Linhaça

A versão estabilizada preserva as gorduras insaturadas (ômegas 3 e 6), que auxiliam no aumento do nível do HDL, o bom colesterol. A farinha de linhaça é outra que dispõe de fibras e de todas as benesses aí embutidas.

Melhor para: enriquecer pães, massas de bolos, tortas e empanar assados. Pode ser consumida com frutas e saladas.

Por ¼ de xíc. (chá): 96 calorias, 1,8 g de gordura (0,5 g de gordura saturada), 8 g de carboidrato, 8 mg de sódio, 3 g de fibra, 6,8 g de proteína. Sem glúten.


Farinha de Soja

Fornece cálcio, fibras e mais que o triplo de proteína do que a farinhabranca. Um de seus diferenciais é a presença de isoflavonas, que combatem os sintomas da TPM e da menopausa.

Melhor para: engrossar molhos em geral e sopas. Em receitas não fermentadas, até um terço da farinha de soja pode entrar como substituta da similar branca.

Por ¼ de xíc.(chá): 120 calorias, 6 g de gordura (1 g de saturada), 8 g de carboidrato (2 g de açúcar), 0 mg de sódio, 3 g de fibra, 10 g de proteína. Sem glúten.


Farinha de Cevada

Está lotada de fibras, que agem em prol do intestino e derrubam os níveis de gordura e glicose na circulação sanguínea. Sem contar que tem magnésio e selênio de sobra. O primeiro mineral está envolvido no relaxamento muscular. O outro dá uma senhora rasteira nos radicais livres. Prefira as versões com grãos inteiros.

Melhor para: biscoitos macios, pães e panquecas, que ficam menos massudos com essa alternativa.

Por ¼ de xíc. (chá): 110 calorias, 0 g de gordura, 23 g de carboidrato (0 g de açúcar), 3 mg de sódio, 5 g de fibra, 3 g de proteína. Grão integral.


Farinha de Chia

Rica em nutrientes com ação antioxidante e proteínas de fácil digestão, ela é do time dos farináceos com fibras que dão um olé na fome e contribuem para o bom trabalho intestinal. Quer mais? A farinha de chia tem doses de ômega-3, gordura que faz um bem danado ao cérebro.

Melhor para: preparo de pães e bolos. Vai bem com vitaminas, iogurte e saladas.

Por ¼ de xícara: 100 calorias, 10 g de carboidrato*, 3,5 g de proteína, 5,3 g de gordura (0,4 g de gordura saturada), 7 g de fibra, 4,5 mg de sódio. Sem glúten.

0 comentários:

Postar um comentário