quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Dia mundial do pão

Alguns são mais leves que outros. Mas todo pão tem lá sua cota de calorias. O segredo para que pese menos na dieta é optar pela versão light. Melhor ainda se tiver fibras, como o multigrão e o de forma integral. Só que nem sempre dá para resistir ao italiano, ao francês, à ciabata... Nesse caso, dobre o cuidado com o patê, a manteiga e a geléia.

São os ingredientes presentes em cada receita que definem o quão saudável o pãozinho é. O principal deles é a farinha, que pode ser integral, enriquecida com ferro, ácido fólico, fibras, etc. As farinhas são compostas por carboidratos, substâncias que garantem a energia necessária para o dia a dia. Por isso, nada de cortá-las radicalmente da sua alimentação.

Por outro lado, quando são compostos por fibras, os pães podem ser um aliado na dieta. Os que são feitos com farinhas integrais podem proporcionar maior saciedade devido à quantidade de fibras existentes. Assim, quanto mais satisfeita estiver, menos comida irá ingerir e, consequentemente, mais peso irá perder.

Consumo adequado

Para manter os pneuzinhos longe, prefira os pães com cereais e grãos. Mas atenção à dica: muitas vezes, apesar de haver mais grãos num determinado tipo de pão, não quer dizer que este apresenta mais fibras. Então, cheque o rótulo e não deixe de observar as calorias, já que essas sementes são fontes de gorduras que, mesmo sendo boas, podem balançar o peso.

O horário da ingestão também influencia na dieta. O ideal é que sejam evitados nos fins da tarde e à noite, devido à quantidade de carboidratos, já que nesses horários, na maioria das vezes, o gasto energético do organismo é menor. Se quiser fazer um lanchinho no jantar, opte por recheá-lo com uma carne magra (proteína) e salada (fibras) – que contribuem para a diminuição do índice glicêmico –, e fuja de pastas e molhos com maionese ou creme de leite. E quem não se adapta ao sabor dos pães integrais pode, por exemplo, optar por aqueles com sabores, como os feitos de cenoura e de iogurte.

Veja a média de calorias dos principais tipos de pães e escolha o melhor para você.






0 comentários:

Postar um comentário