segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Pele rejuvenescida


A principal função dos ácidos é esfoliar a pele e descamar, como se fosse uma "troca de pele". Assim, elimina as células mortas prevenindo cravos e espinhas e combatendo os já existentes. Os ácidos atuam na derme estimulando a produção de fibras colágenas e elásticas, deixando uma textura mais firme, suavizando rugas superficiais e, em alguns casos, até eliminando manchas escuras da pele.

Hoje vamos falar sobre o ácido retinóico (ou tretinoína ou vitamina A ácida) que é considerado padrão ouro no tratamento da acne grau 1 - que apresentam-se como cravos inflamados - e do fotoenvelhecimento, com evidências científicas muito sólidas de sua eficácia. Por suas propriedades de afinar a pele e por aumentar a renovação celular, pode realmente produzir resultados terapêuticos espetaculares.

Por causar danos ao feto durante a gestação, o ácido retinoico é um medicamento exclusivo para receituário médico, encontrado em produtos em concentrações desde 0,01 até 0,1%. Pode ser preparado em formulações manipuladas receitadas pelo especialista nas mais diversas concentrações e utilizado no consultório para peelings químicos até 5%.

O peeling com ácido retinóico é praticamente indolor e tem ótima aceitabilidade pelos pacientes. "Ele pode ser combinado com peelings físicos, como o de cristal e o de diamante, e até mesmo com outros procedimentos como a terapia com luz intensa pulsada, que multiplica seu efeito despigmentante", explica Ricardo Limongi. 

Cuidados: Como qualquer substância irritativa, o uso do ácido retinóico deve ser monitorado para evitar traumas à pele. Deve-se monitorar também a associação com outros produtos também irritantes. Pelo seu efeito de afinar a pele, torna-a mais suscetível aos danos causados pela radiação ultravioleta. Recomenda-se evitar exposição excessiva ao sol.


0 comentários:

Postar um comentário